Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116536
Title: E DEPOIS DO PROJETO ADÉLIA? Impacto do Programa Anos Incríveis nos estilos parentais e no comportamento e competências das crianças ao longo do tempo
Other Titles: AND AFTER THE ADÉLIA PROJECT? Impact of the Incredible Years Program on parenting styles and children's behaviour and skills over time
Authors: Bispo, Salomé Marques
Orientador: Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Santos, Maria João Rama Seabra
Keywords: Incredible Years Basic Parenting Program; Adélia project; parenting styles; child social skills; child behavior problems; Anos Incríveis Básico para Pais; Projeto Adélia; estilos parentais; competências sociais da criança; problemas de comportamento da criança
Issue Date: 30-Jul-2024
Serial title, monograph or event: E DEPOIS DO PROJETO ADÉLIA? Impacto do Programa Anos Incríveis nos estilos parentais e no comportamento e competências das crianças ao longo do tempo
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Background: Parenting programs make parents as the main agents of change, preventing andreducing the development of behavioural and emotional children’s problems. The Incredible YearsBasic Parenting Program, developed by Carolyn Webster-Stratton, has demonstrated over the years itsefficiency in reducing harsh and abusive parenting by increasing parental involvement and sensitivity,empowering them to implement effective strategies that aim at the social, emotional and behaviouralwell-being of children and the prevention and reduction of their behavioural problems. This programhas demonstrated efficiency in the short term and medium-long terms, although the studies that analyzedthe maintenance of the results over longer periods of time are scarcer. Objectives: (i) to analyze theevolution of parental practices and children's behaviours, over three assessment moments, in parentswho participated in the Incredible Years Basic Parenting Program (AIBP) program, in the context of theAdélia’s project; (ii) to verify the differential impact on the observed changes in sociodemographicvariables of the child, parents and family, and the way the program is applied; (iii) to understand aspectslinked to parental satisfaction with the program. Method: This study followed a longitudinal design. 43children’s parents who completed at least one of the questionnaires (SDQ or QDEP) participated in thethree assessment moments. The protocol included a sociodemographic questionnaire, the Portugueseversion of the Parenting Dimensions and Styles Questionnaire (QDEP), the Portuguese version of theStrengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and the Satisfaction Assessment Questionnaire with theProgram for Parents. Results: There was an increase in the Authoritative parenting style and a reductionin the use of the Authoritarian style, as well as an increase in pro-social behaviour and a decrease in thechild's total difficulties, showing that the results obtained after the intervention were maintained 6months. There was a differential effect of the variable mother's age on the Authoritarian style and thevariable initial risk of behavior problems on prosocial behavior and on the total number of children'sdifficulties. Parents were very satisfied with the program. Discussion and conclusions: This studydemonstrated the efficiency over time of the AIBP program on children's positive parenting practices,social skills, and behaviours. It also found a high level of parental satisfaction with it. The present studygives a positive contribution to the investigation of the efficiency of the AIBP program.
Enquadramento: Os programas parentais posicionam os pais como principais agentes damudança, na prevenção e na redução do desenvolvimento de problemas comportamentais e emocionaisdas crianças. O programa Anos Incríveis Básico para pais, desenvolvido por Carolyn Webster-Stratton,tem demonstrado, ao longo dos anos, a sua eficácia na redução da parentalidade severa e abusiva emprol do envolvimento e sensibilidade dos pais, capacitando-os para implementar estratégias eficazes quevisam o bem-estar social, emocional e comportamental das crianças e na prevenção e redução deproblemas comportamentais das mesmas. Este programa tem demonstrado eficácia a curto prazo e amédio-longo prazo, embora os estudos que analisam a manutenção dos resultados em períodos de tempomais prolongados sejam mais escassos. Objetivos: (i) analisar a evolução das práticas parentais e doscomportamentos das crianças, ao longo de três momentos de avaliação, em pais que participaram noprograma Anos Incríveis Básico para Pais (AIBP), no contexto do projeto Adélia; (ii) verificar o impactodiferencial nas mudanças observadas de variáveis sociodemográficas da criança, pais e família, e domodo de aplicação do programa; (iii) compreender aspetos ligados à satisfação dos pais com o programa.Método: Este estudo seguiu um desenho longitudinal. Participaram 43 pais de crianças que preencherampelo menos um dos questionários (SDQ ou QDEP) nos três momentos de avaliação. O protocolo incluiuum questionário sociodemográfico, a versão portuguesa do Questionário de Dimensões e EstilosParentais (QDEP), a versão portuguesa do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) e oQuestionário de Avaliação da Satisfação com o Programa para Pais. Resultados: Verificou-se umaumento do estilo parental Autoritativo e a redução da utilização do estilo Autoritário, bem como oaumento do comportamento pró-social e a diminuição do total de dificuldades da criança, constatandosea manutenção dos resultados obtidos após a intervenção passados 6 meses. Verificou-se um efeitodiferencial da variável idade da mãe no estilo Autoritário e da variável risco inicial de problemas decomportamento no comportamento pró-social e no total de dificuldades das crianças. Os paismanifestaram-se muito satisfeitos com o programa. Discussão e conclusões: Este estudo demonstrou aeficácia ao longo do tempo do programa AIBP nas práticas parentais positivas, nas competências sociaise nos comportamentos das crianças. Constatou ainda um elevado nível de satisfação dos pais com oprograma. O presente estudo constitui-se como um contributo positivo para a investigação da eficáciado programa AIBP.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/116536
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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