Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116490
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDinis, Ana Luísa Duarte Gonçalves Ferreira-
dc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
dc.contributor.authorNeves, Cecília Gabriela Torres-
dc.date.accessioned2024-09-11T22:06:59Z-
dc.date.available2024-09-11T22:06:59Z-
dc.date.issued2024-07-23-
dc.date.submitted2024-09-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/116490-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório clarifica o percurso desenvolvido ao longo do estágio curricular, que faz parte do plano de estudos do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no ano letivo de 2023/2024. Assim no relatório que se apresenta é exposto um projeto de intervenção, e algumas atividades integradas na dinâmica da instituição, desenvolvido na Casa de Acolhimento Residencial (CAR) Ninho dos Pequenitos (NP), dirigida pela SORRISO- Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, inserida na Maternidade Bissaya Barreto (MBB). Tendo em conta as consequências nefastas dos maus-tratos no desenvolvimento global das crianças, o presente relatório relata o projeto desenvolvido para a promoção das competências manipulativas, locomotoras, linguísticas, auditivas, visuais, sociais, pessoais e cognitivas, inseridas nos domínios da Schedule of Growing Skills II (SGS II) nas crianças com quem interagi no NP. Surgiu a possibilidade de aliar a este projeto o tema da multiculturalidade, inserido no plano de atividades do Ninho dos Pequenitos no ano letivo 2023/2024, com os seguintes objetivos: fomentar e desenvolver nas crianças a sua identidade e personalidade; promover o respeito e a aceitação das diferenças físicas, raciais e culturais; estimular a valorização cultural e a interação entre todos os pares e incentivar atitudes de inclusão para com os outros. Além disso, ainda encontramos a descrição da planificação, implementação e avaliação das diversas atividades realizadas no âmbito do projeto de estágio, bem como a colaboração e integração noutros projetos e dinâmicas da instituição.por
dc.description.abstractThis report clarifies the path developed throughout the Curricular Internship, which is part of the study plan of the master's in educational sciences, at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, for the academic year 2023/2024.Therefore, this document presents an intervention project and some activities included in the dynamics of the institution, developed at the Casa de Acolhimento Residencial (CAR) Ninho dos Pequenitos (NP), run by SORRISO - Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, inserted in the Maternity Hospital Bissaya Barreto (MBB).Considering the harmful consequences of maltreatment on the overall development of children, this report portrays the project developed to promote manipulative, locomotor, linguistic, auditory, visuals, social, personal and cognitive skills, included in the domains of the Schedule of Growing Skills II (SGS II). The possibility arose to combine this project with the theme of multiculturalism as part of the Ninho dos Pequenitos activity plan for the 2023/2024 school year, with the following objectives: for children foster and develop their identity and personality; promoting respect and acceptance of physical, racial and cultural differences; foster cultural appreciation and interaction between all peers and encourage attitudes of inclusion towards others. Furthermore, we also find a description of the planning, implementation and evaluation of the various activities carried out within the scope of the internship project, as well as collaboration and integration in other projects and dynamics of the institution.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMaltreatmenteng
dc.subjectMulticulturalityeng
dc.subjectResidential Foster Homeeng
dc.subjectIntegral developmenteng
dc.subjectCasa de Acolhimento Residencialpor
dc.subjectDesenvolvimento integralpor
dc.subjectMaus-tratospor
dc.subjectMulticulturalidadepor
dc.titleÀ descoberta de mim e dos outros: Promoção de competências para o desenvolvimento integral da criança à luz dos domínios da Schedule of Growing Skills IIpor
dc.title.alternativeDiscovering myself and others: Promoting competences for the integral development of the child in the light of the domains of the Schedule of Growing Skills IIeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationNinho dos Pequenitos-
degois.publication.titleÀ descoberta de mim e dos outros: Promoção de competências para o desenvolvimento integral da criança à luz dos domínios da Schedule of Growing Skills IIpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203695747-
dc.subject.fosCiências sociais::Educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorNeves, Cecília Gabriela Torres::0009-0005-4753-328X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriPinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura-
uc.degree.elementojuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.degree.elementojuriGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.contributor.advisorDinis, Ana Luísa Duarte Gonçalves Ferreira-
uc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

26
checked on Oct 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons