Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116240
Title: Transformação de energia - Da Sismologia à Fotossíntese
Other Titles: Energy transformation - From Seismology to Photosynthesis
Authors: Paiva, Ana Rita Soares
Orientador: Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Tonicher, Pedro Miguel Callapez
Keywords: Science; Education; Pedagogical training; Photosynthesis; Seismology; Ciências; Educação; Estágio pedagógico; Fotossíntese; Sismologia
Issue Date: 16-Jul-2024
Serial title, monograph or event: Transformação de energia - Da Sismologia à Fotossíntese
Place of publication or event: Escola Secundária José Falcão, Coimbra
Abstract: Education is a recurring theme in the daily lives of citizens, evolving and adapting to the contexts of societies. This report results from the pedagogical training done during the 2023/2024 academic year, as part of the Pedagogical Training and Report course unit of the Master in Teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education of the University of Coimbra. The activities developed, the necessary pedagogical and scientific contextualization, and the results obtained are explained. The pedagogical training took place at José Falcão Secondary School, in Coimbra, with a 10th-grade class in the Biology and Geology subject, which is part of the Science and Technology course. Among the topics covered in the subject, "Seismology" and "Photosynthesis: light phase" were taught. In terms of methodology, pre-tests and post-tests were applied to evaluate both the students' progress before and after the teaching, as well as their performance during the teaching process. Practical activities (laboratory, experimental, and paper-and-pencil), as well as assessment elements (diagnostics, formative and summative), were developed and carried out on both topics. Resources such as observation grids, models, analogies, videos, PowerPoint presentations, and concept maps were used to improve learning and make it more meaningful for the students. Groups of questions were also created and corrected, which included the summative assessment worksheet and a class-question. Finally, the analysis and discussion of the results obtained were carried out, consisting of the data set collected throughout the pedagogical training.
Educação é um tema presente, de forma recorrente, no dia a dia dos cidadãos, evoluindo e adaptando-se aos contextos das sociedades. O presente relatório resulta do estágio pedagógico foi realizado no ano letivo 2023/2024, no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório do mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra. Encontram-se explanadas as atividades desenvolvidas, a devida contextualização, pedagógica e científica, e os resultados obtidos durante o mesmo. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, com uma turma do 10.º ano do Ensino Secundário na disciplina de Biologia e Geologia, que integra o curso de Ciências e Tecnologias. De entre os conteúdos abordados na disciplina, foram objeto de lecionação as temáticas “Sismologia” e “Fotossíntese: fase fotoquímica”. Em termos de metodologia foram aplicados pré-testes e pós-testes, de forma a avaliar tanto a evolução dos alunos antes e depois da lecionação, como a performance durante a própria lecionação. Elaboraram-se e realizaram-se atividades práticas (laboratoriais, experimentais e de “lápis e papel”) e elementos de avaliação (diagnóstica, formativa e sumativa) sobre ambas as temáticas. Utilizaram-se, como recursos, grelhas de observação, modelos, analogias, vídeos, apresentações de PowerPoint e mapas de conceitos, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e torná-la mais significativa para os alunos. Foram, também, criados e corrigidos grupos de questões que integraram a ficha de avaliação sumativa e uma questão-aula. Por fim, foi feita a análise e discussão dos resultados obtidos, sendo essa uma análise complexa e constituída pelo conjunto de dados recolhidos ao longo do estágio pedagógico.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/116240
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons