Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/11568
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNunes, João Arriscado-
dc.date.accessioned2009-09-30T12:17:23Z-
dc.date.available2009-09-30T12:17:23Z-
dc.date.issued1999-02-
dc.identifier.citationRevista Crítica de Ciências Sociais. 52/53 (1999) 15-60en_US
dc.identifier.issn0254-1106-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/11568-
dc.description.abstractA reconstrução de uma teoria crítica capaz de responder aos desafios da transição pós-moderna passa por uma reconfiguração do mapa dos saberes que permita ultrapassar a divisão entre as "duas culturas" das humanidades e das ciências, redefinir o papel das ciências sociais na mediação entre elas e subverter as hierarquias culturais que a modernidade gerou e consolidou. A nova configuração de saberes deve ser capaz de responder aos problemas decorrentes da centralidade das tecnociências e das tecnoculturas nas sociedades contemporâneas, procurando, ao mesmo tempo, "pôr a ciência em cultura" e "ecologizar" o conjunto dos saberes. O conceito de articulação, inspirado em Stuart Hall, permite pôr em relação o processo de reconfiguração dos saberes e a criação de formas inovadoras de intervenção cultural e política de sentido democrático e emancipatórioen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherCentro de Estudos Sociaisen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.titlePara além das "duas culturas": tecnociências, tecnoculturas e teoria críticaen_US
dc.typearticle-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-0109-8268-
Appears in Collections:FEUC- Artigos em Revistas Nacionais
I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.