Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115664
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Isabel-
dc.contributor.authorSerrano, Clara-
dc.contributor.authorNeto, Sérgio-
dc.date.accessioned2024-07-17T19:15:01Z-
dc.date.available2024-07-17T19:15:01Z-
dc.date.issued2024-07-
dc.identifier.isbnISSN: 2697-049Xpt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/115664-
dc.description.abstractNos últimos anos, na sequência do debate sobre racismo, xenofobia e intolerância, impulsionado por movimentos ativistas, tem-se reexaminado o papel da Escola e da disciplina de História na desconstrução daqueles preconceitos. No caso português, críticas ao eurocentrismo e ao racismo estrutural nos manuais de História têm surgido diversos estudos e em recomendações oficiais. O recém-aprovado (2022) Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação (2021-2025) prevê alterar os manuais. O ano letivo de 2022/2023 ficará marcado pela adoção dos manuais do 8.º ano, elaborados de acordo com o novo documento de orientação curricular, em vigor desde julho de 2018, as Aprendizagens Essenciais. Este referencial preconiza a introdução de mudanças significativas na forma como os alunos reconhecem a submissão violenta dos diversos povos e o tráfico de seres humanos como uma realidade da expansão ibérica. Utilizando uma metodologia comparativa e analítica, o objetivo desta comunicação é examinar e estudar as visões que os manuais de História portugueses do 8.º ano projeta(ra)m da expansão ibérica nas últimas três décadas (1992-2022), procurando fazer a discussão das continuidades e ruturas, convergências e divergências, internas e externas.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEditorial de la Universidad de Castilla-La Manchapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectmanuais escolarespt
dc.subjectcolonização portuguesapt
dc.title“Aí andavam outros, quartejados de cores”. Visões da alteridade e da autoridade na colonização portuguesa nos manuais de história do 8.º ano.pt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage413pt
degois.publication.lastPage421pt
degois.publication.locationCuencapt
degois.publication.titleLa Historia Moderna en la Enseñanza Secundaria. Recursos, análisis y formación,pt
dc.relation.publisherversionhttps://ruidera.uclm.es/entities/publication/328352b8-4873-4ae6-850f-86ac5c757a5ept
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18239/jornadas_2024.51.00pt
dc.date.embargo2024-07-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypebookPart-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Capítulo HM_ES.pdf278.46 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons