Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/115591
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCondé, Eduardo Salomão-
dc.contributor.authorPereira, Christiane Cruz-
dc.date.accessioned2024-07-16T09:56:43Z-
dc.date.available2024-07-16T09:56:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/115591-
dc.descriptionDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeirospor
dc.description.abstractO presente estudo objetiva analisar a política de ensino médio integrado das escolas profissionais no estado do Ceará, com enfoque na verificação de relações de influência sobre os processos de gestão escolar e os resultados de inserção produtiva e ingresso acadêmico dos egressos da política, a fim de contribuir academicamente para o melhoramento institucional da política, como um todo e, em especial, das quatro escolas pesquisadas. O referencial metodológico e teórico do estudo tem por correlação de fundamento, a missão da escola profissional, o modelo de gestão escolar, o plano de ação escolar e a autopercepção da gestão escolar sobre seus processos de gestão e das características organizacionais de cada escola. A fundamentação teórica orientadora do instrumento de pesquisa de campo foi as pesquisas acerca das características das escolas eficazes, de Sammons, Martimore e Hilman (1995), internacionalmente reconhecidos e contextualizados no cenário educacional brasileiro, nos estudos de Polon (2009) apoiados em Boamino (2005). Da análise do conteúdo manifesto e latente da pesquisa de campo e da análise documental é possível constatar que a política educacional em questão parece favorecer uma nova subjetividade de escola, significativamente positiva, por parte da gestão escolar, bem como é possível afirmar que a ideia de cultura da qualidade escolar é perseguida e autolegitimada como característica organizacional das escolas profissionais. No entanto, a análise dos achados da pesquisa de campo, do documento de planejamento escolar e dos indicadores de resultados dos egressos apresentam incongruências entre o autolegitimado, no discurso e as evidências de práticas de gestão e de características organizacionais. Estas constatações sinalizam a existência de lacunas na forma como a política está programaticamente estruturada em termos de monitoramento do progresso escolar, sendo pertinente, nesse sentido, propor a estruturação de um plano de desenvolvimento das capacidades conceituais da gestão para orientar o monitoramento de seus resultados e metas institucionais. Encontrou-se em Luck (2009) o arcabouço conceitual capaz de dialogar com o problema da política identificado, na pesquisa de campo, indicando a necessidade de organização do trabalho escolar orientado para monitoramento de processos educacionais, com ênfase nos resultados dos egressos como fio condutor de amadurecimento da equipe escolar e consequente alcance de padrões de melhoria do ensino médio integrado do estado do Ceará.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectProcessos de gestão escolar; Monitoramento; Eficácia escolarpt
dc.titleImplementação da Política de Ensino Médio Integrado no Ceará: Relações de Influências entre os Processos de Gestão e Análise dos Resultados de Inserção Produtiva e Ingresso Acadêmico dos Egressos da Políticapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationUniversidade Federal de Juiz de Forapt
dc.date.embargo2014-01-01*
thesis.degree.nameMestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Públicapt
uc.rechabilitacaoestrangeirayespt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Christiane-Pereira_Dissertação.pdfDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros2.22 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

28
Visto em 17/jul/2024

Downloads

5
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.