Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115467
Title: A influência da avaliação externa na melhoria contínua das Escolas: Um estudo de caso
Other Titles: The influence of external evaluation in the schools continuous improvement: a case study
Authors: Albuquerque, Pascoal Diogo
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Barreira, Carlos Manuel Folgado
Keywords: Avaliação externa de escolas; Avaliação interna e autoavaliação de escolas; Melhoria contínua da escola; Melhoria eficaz da escola; Continuous improvement of school; Effective school improvement; Schools external evaluation; Schools internal evaluation and schools self-evaluation; -; -
Issue Date: 29-Apr-2024
Serial title, monograph or event: A influência da avaliação externa na melhoria contínua das Escolas: Um estudo de caso
Place of publication or event: FPCEUC - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Abstract: Como objetivo geral deste trabalho, propusemo-nos determinar as consequências da avaliação externa para a melhoria sustentada numa ENAAE (Escola Não Agrupada ou Agrupamento de Escolas) pertencente à Região Centro de Portugal (NUT II). Neste estudo de caso foi utilizada uma metodologia qualitativa assente em análise documental e na realização de entrevistas semi-estruturadas. O “Estudo A” visou dar cumprimento ao primeiro objetivo específico de analisar os relatórios de AEE (Avaliação Externa de Escolas) e os contraditórios apresentados pelas ENAAE da mesma área geográfica próxima da ENAAE objeto desta investigação. O “Estudo B” destinou-se a procurar respostas para as subquestões da questão central - Quais são as consequências da avaliação externa para a melhoria contínua da escola? - dando cumprimento aos objetivos subsequentes ao primeiro objetivo específico. Foi realizada uma entrevista individual a informantes-chave com diferentes funções. Foi utilizada a ferramenta de software MAXQDA Analytics Pro 2022 (Release 22.7.0). A nível organizacional da ENAAE existem algumas evidências da influência das AEE nas seguintes áreas: articulação entre o diretor e equipa diretiva e as lideranças intermédias (ex.: coordenadores, delegados de grupo, diretores de turma, diretores de curso, entre outros); articulação entre os órgãos de direção, administração e gestão (conselho geral, diretor, conselho pedagógico e conselho administrativo); supervisão pedagógica e orientação educativa; avaliação do desempenho docente; relações interpessoais, nomeadamente, a existência ou não de um clima aberto e colegial que torne o pensamento profissional e a aprendizagem explícitos. A nível curricular e pedagógico da ENAAE existem algumas evidências de mudanças ocorridas, por influência das AEE, nas seguintes áreas: colaboração entre os docentes, supervisão pedagógica; estratégias na sala de aula para melhoria dos resultados académicos dos alunos; acompanhamento da prática letiva na sala de aula. Relativamente aos resultados académicos e sociais, existem algumas evidências dos efeitos das AEE mais nos resultados académicos. Em relação às consequências da AEE para a relação da escola com a comunidade, existe pouca evidência da influência das AEE na relação da escola com a comunidade exterior envolvente (autarquia, empresas, associações). Com evidência quase nula ou mesmo nula da influência das AEE na relação da escola com a comunidade, encontram-se as áreas da participação dos pais e encarregados de educação no acompanhamento direto dos seus educandos e da participação dos pais e EE nas atividades da escola. Existe evidência significativa de mudanças ocorridas na autoavaliação da ENAAE por influência da 2.ª AEE. Na ENAAE, há um conjunto de processos de melhoria que foram e continuam a ser seguidos. Na ENAAE há alguma evidência de que existe uma cultura de melhoria, desenvolvida depois da ocorrência 2.ª AEE e por influência desta. No entanto, esta cultura de melhoria, para além das lideranças e de alguns(mas) docentes mais empenhados, necessita de ser assumida por mais docentes e outros membros da comunidade educativa (pais e EE, alunos e funcionários não docentes). Entre outras propostas de mudanças a realizar por parte da instituição, da IGEC/equipas de avaliação externa e dos decisores políticos e académicos ligados à AEE, sugere-se a realização de sessões anuais de esclarecimento para docentes, pais e EE, alunos e funcionários não docentes sobre a aposta nas aprendizagens e nos percursos de sucesso dos(as) alunos(as), a importância da existência dos processos de melhoria na ENAAE, a promoção da melhoria e a avaliação externa (AEE e selo de conformidade EQAVET).
As a general objective of this work, we set out to determine the consequences of external evaluation for sustained improvement in an ENAAE (Portuguese acronym for a Non-Grouped School or Group of Schools) belonging to the Central Region of Portugal (NUT II). In this case study, a qualitative methodology was used based on documental analysis and semi-structured interviews. “Study A” aimed to fulfill the first specific objective of analyzing the AEE (Portuguese acronym for Schools External Evaluation) reports and the contradictory ones presented by the ENAAE from the same geographical area close to the ENAAE that is the object of this investigation. “Study B” was intended to seek answers to the sub-questions of the central question - What are the consequences of external evaluation for the continuous improvement of the school? - complying with the objectives subsequent to the first specific objective. An individual interview was conducted to key informants with different functions. The MAXQDA Analytics Pro 2022 software tool (Release 22.7.0) was used. At the organizational level of ENAAE there is some evidence of the influence of the AEE in the following areas: articulation between the director and the management team and the intermediate leaderships (eg coordinators, group delegates, class directors, course directors, among others); articulation between the governing bodies, administration and management (general council, director, pedagogical council and administrative council); pedagogical supervision and educational guidance; evaluation of teaching performance; interpersonal relationships, namely, the existence or not of an open and collegial climate that makes professional thinking and learning explicit. At ENAAE's curricular and pedagogical level, there is some evidence of changes that have occurred, due to the influence of the AEE, in the following areas: collaboration between teachers, pedagogical supervision; classroom strategies to improve students' academic results; monitoring of teaching practice in the classroom. With regard to academic and social outcomes, there is some evidence of the effects of AEE more on academic outcomes. Regarding the consequences of the AEE for the school's relationship with the community, there is little evidence of the influence of the AEE on the school's relationship with the surrounding outside community (municipality, companies, associations). With almost zero or even zero evidence of the influence of the AEE in the school's relationship with the community, there are the areas of participation of parents and educational caregivers in the direct monitoring of their students and the participation of parents and educational caregivers in school activities. There is significant evidence of changes in the ENAAE self-assessment due to the influence of the 2nd AEE. At ENAAE, there is a set of improvement processes that have been and continue to be followed. At ENAAE there is some evidence that there is a culture of improvement, developed after the 2nd AEE and influenced by it. However, this culture of improvement, in addition to the leaders and some more committed teachers, needs to be assumed by more teachers and other members of the educational community (parents and educational caregivers, students and non-teaching staff). Among other proposals for changes to be carried out by the institution, the IGEC/external evaluation teams and the political and academic decision-makers linked to the AEE, it is suggested that annual clarification sessions be held for teachers, parents and educational caregivers, students and non-teaching staff about the commitment to learning and the successful paths of students, the importance of the existence of improvement processes at ENAAE, the promotion of improvement and external evaluation (AEE and EQAVET conformity seal).
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/115467
Rights: openAccess
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