Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115466
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dc.contributor.advisorGomes Ferreira, António-
dc.contributor.advisorBarreira, Carlos-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Pascoal-
dc.date.accessioned2024-06-15T15:52:42Z-
dc.date.available2024-06-15T15:52:42Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/115466-
dc.description.abstractComo objetivo geral deste trabalho, propusemo-nos determinar as consequências da avaliação externa para a melhoria sustentada numa ENAAE (Escola Não Agrupada ou Agrupamento de Escolas) pertencente à Região Centro de Portugal (NUT II). Neste estudo de caso foi utilizada uma metodologia qualitativa assente em análise documental e na realização de entrevistas semiestruturadas. O “Estudo A” visou dar cumprimento ao primeiro objetivo específico de analisar os relatórios de AEE (Avaliação Externa de Escolas) e os contraditórios apresentados pelas ENAAE da mesma área geográfica próxima da ENAAE objeto desta investigação. O “Estudo B” destinou-se a procurar respostas para as subquestões da questão central - Quais são as consequências da avaliação externa para a melhoria contínua da escola? - dando cumprimento aos objetivos subsequentes ao primeiro objetivo específico. Foi realizada uma entrevista individual a informantes-chave com diferentes funções. Foi utilizada a ferramenta de software MAXQDA Analytics Pro 2022 (Release 22.7.0). A nível organizacional da ENAAE existem algumas evidências da influência das AEE nas seguintes áreas: articulação entre o diretor e equipa diretiva e as lideranças intermédias (ex.: coordenadores, delegados de grupo, diretores de turma, diretores de curso, entre outros); articulação entre os órgãos de direção, administração e gestão (conselho geral, diretor, conselho pedagógico e conselho administrativo); supervisão pedagógica e orientação educativa; avaliação do desempenho docente; relações interpessoais, nomeadamente, a existência ou não de um clima aberto e colegial que torne o pensamento profissional e a aprendizagem explícitos. A nível curricular e pedagógico da ENAAE existem algumas evidências de mudanças ocorridas, por influência das AEE, nas seguintes áreas: colaboração entre os docentes; supervisão pedagógica; estratégias na sala de aula para melhoria dos resultados académicos dos alunos; acompanhamento da prática letiva na sala de aula. Relativamente aos resultados académicos e sociais, existem algumas evidências dos efeitos das AEE mais nos resultados académicos. Em relação às consequências da AEE para a relação da escola com a comunidade, existe pouca evidência da influência das AEE na relação da escola com a comunidade exterior envolvente (autarquia, empresas, associações). Com evidência quase nula ou mesmo nula da influência das AEE na relação da escola com a comunidade, encontram-se as áreas da participação dos pais e encarregados de educação no acompanhamento direto dos seus educandos e da participação dos pais e EE nas atividades da escola. Existe evidência significativa de mudanças ocorridas na autoavaliação da ENAAE por influência da 2.ª AEE. Na ENAAE, há um conjunto de processos de melhoria que foram e continuam a ser seguidos. Na ENAAE há alguma evidência de que existe uma cultura de melhoria, desenvolvida depois da ocorrência da 2.ª AEE e por influência desta. No entanto, esta cultura de melhoria, para além das lideranças e de alguns(mas) docentes mais empenhados(as), necessita de ser assumida por mais docentes e outros membros da comunidade educativa (pais e EE, alunos e funcionários não docentes). Entre outras propostas de mudanças a realizar por parte da instituição, da IGEC/equipas de avaliação externa e dos decisores políticos e académicos ligados à AEE, sugere-se a realização de sessões anuais de esclarecimento para docentes, pais e EE, alunos e funcionários não docentes sobre a aposta nas aprendizagens e nos percursos de sucesso dos(as) alunos(as), a importância da existência dos processos de melhoria na ENAAE, a promoção da melhoria e a avaliação externa (AEE e selo de conformidade EQAVET).pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAvaliação externa de escolas. Avaliação interna e autoavaliação de escolas. Melhoria eficaz da escola. Melhoria contínua da escola.pt
dc.titleA influência da avaliação externa na melhoria contínua das escolas: um estudo de casopt
dc.typedoctoralThesispt
dc.date.embargo2024-04-29*
dc.subject.fosÁrea científica de Ciências da Educação, área de especialização da Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professorespt
thesis.degree.nameDoutoramento na área científica de Ciências da Educação, área de especialização da Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professorespt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypedoctoralThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.orcid0000-0001-7805-2925-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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