Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115421
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dc.contributor.advisorFernandes, João Luís Jesus-
dc.contributor.authorCardoso, Paulo Alexandre Dias-
dc.date.accessioned2024-06-03T22:01:49Z-
dc.date.available2024-06-03T22:01:49Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.date.submitted2024-06-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/115421-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractIn a context marked by the frenetic pace of change, changing needs and an "interconnected and globalized society" (Freitas & Ruão, 2011, p. 1547), geographical areas face new development challenges every day, and we need to ensure that localities are valued and promoted. In this context, territorial marketing is a key factor in the sustainable development of territories, as it exploits their resources and competitive advantages to generate value. Strategic planning is also a key tool for achieving sustainable local development. Thus, the fundamental purpose of this research is to analyse, understand and explore the capabilities of territorial marketing, strategic planning strategies and the role of networks of actors in projecting more competitive, attractive, and modern territories, with the aim of successful development. In addition, this research also illustrates some examples of the application of these strategies in Portuguese territories, as well as presenting some of the challenges facing inland territories, which are increasingly characterized by low population density. Territorial marketing and strategic planning are emerging as sustainable development strategies to prevent these territories from running the risk of sinking into abandonment and oblivion. Lastly, about low-density territories, the development and promotion of the municipality of Pampilhosa da Serra, a territory located in the interior of Portugal, is evaluated through the presentation of a case study.eng
dc.description.abstractNum contexto marcado pelo ritmo frenético da mudança, pela evolução das necessidades e por uma “sociedade interconectada e globalizada” (Freitas & Ruão, 2011, p. 1547), os espaços geográficos enfrentam, todos os dias, novos desafios de desenvolvimento, sendo preciso assegurar a valorização e a promoção das localidades. Neste âmbito, o marketing territorial surge como um fator chave para o desenvolvimento sustentável dos territórios, dado que explora os seus recursos e as suas vantagens competitivas, num caminho de geração de valor. Para além disso, o planeamento estratégico revela-se como uma ferramenta determinante para o desenvolvimento local sustentável ser alcançado. Desta forma, o propósito fundamental desta investigação prende-se com a necessidade de analisar, compreender e explorar as capacidades do marketing territorial, das estratégias de planeamento estratégico e da atuação das redes de atores na projeção de territórios mais competitivos, atrativos e modernos, tendo como objetivo o sucesso do desenvolvimento. Adicionalmente, esta investigação ilustra também alguns exemplos da aplicação destas estratégias em territórios portugueses, assim como apresenta alguns dos desafios que os territórios do interior, cada vez mais caracterizados pela baixa densidade populacional, enfrentam, sendo que o marketing territorial e o planeamento estratégico surgem como estratégias de desenvolvimento sustentável para evitar que estes territórios corram o risco de se afundarem no abandono e no esquecimento. Num último momento avalia-se, e no que diz respeito aos territórios de baixa densidade, o desenvolvimento e a promoção do concelho de Pampilhosa da Serra, território localizado no interior de Portugal, através da apresentação de um estudo de caso.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTerritorial Marketingeng
dc.subjectStrategic Planningeng
dc.subjectTerritorieseng
dc.subjectTerritorial Developmenteng
dc.subjectPampilhosa da Serraeng
dc.subjectMarketing Territorialpor
dc.subjectPlaneamento Estratégicopor
dc.subjectTerritóriospor
dc.subjectDesenvolvimento Territorialpor
dc.subjectPampilhosa da Serrapor
dc.titleO marketing territorial e o planeamento estratégico como instrumentos para a valorização dos territórios: o caso de Pampilhosa da Serrapor
dc.title.alternativeTerritorial marketing and strategic planning as instruments for the enhancement of territories: the case of Pampilhosa da Serraeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFLUC-
degois.publication.titleO marketing territorial e o planeamento estratégico como instrumentos para a valorização dos territórios: o caso de Pampilhosa da Serrapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203615158-
thesis.degree.disciplineGeografia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCardoso, Paulo Alexandre Dias::0000-0002-4470-0936-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriPadeiro, Jorge Miguel Nunes-
uc.degree.elementojuriFernandes, João Luís Jesus-
uc.degree.elementojuriFernandes, Rui Jorge Gama-
uc.contributor.advisorFernandes, João Luís Jesus-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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