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Title: O papel do Serviço Social na promoção da qualidade de vida das pessoas com diversidade funcional: as questões relacionadas com a sua sexualidade
Other Titles: The role of Social Work in promoting the quality of life of people with functional diversity: issues related to their sexuality
Authors: Alves, Mariana Travassos Almeida
Orientador: Guerra, Joana Carla Marques Vale Mendes
Keywords: Functional Diversity; Sexuality; Professional Practices; Social Work; Diversidade Funcional; Sexualidade; Práticas Profissionais; Serviço Social
Issue Date: 25-Mar-2024
metadata.degois.publication.title: O papel do Serviço Social na promoção da qualidade de vida das pessoas com diversidade funcional: as questões relacionadas com a sua sexualidade
metadata.degois.publication.location: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A presente investigação intitulada, O papel do Serviço Social na promoção da qualidade de vida das pessoas com diversidade funcional: as questões relacionadas com a sua sexualidade, assumiu como objeto de análise a compreensão do processo interventivo do assistente social no que concerne às questões da sexualidade inerentes às pessoas com diversidade funcional (DF), tendo sido conduzida a partir de objetivos centrais, procurando percecionar práticas profissionais que promovam a sexualidade; identificar constrangimentos na abordagem à sexualidade no seio organizacional; elencar a necessidade de formação especializada que apoie o trabalho no contexto de DF; identificar contributos do Serviço Social no âmbito dasexualidade das pessoas com DF.A investigação privilegiou como estratégica metodológica a abordagem qualitativa e prosseguiu uma intenção de natureza exploratória, com recurso à entrevista semiestruturada sujeita a análise de conteúdo. O universo que serviu de referência ao estudo abrangeu 3 respostas sociais (CACI, Lar Residencial e SAD) e a amostra reuniu 7 profissionais, tendo sido auscultados 3 diretoras técnicas e 4 assistentes sociais. Os resultados indicam que, no contexto das respostas sociais para pessoas com DF, o Serviço Social eleva as necessidades desta população, dando ênfase às necessidades de intimidade sexual, tendo como capacidade privilegiada garantir a concretização dos direitos sexuais, a empatia e a não discriminação. De forma conclusiva, realça-se que as práticas do Serviço Social ao nível da promoção da sexualidade se relacionam com o oferecer educação sexual,apoiar as necessidades no campo da sexualidade, capacitação das equipas(multidisciplinar e de intervenção direta) e das famílias nas questões relacionadas com a sexualidade. Os profissionais envolvidos no estudo revelaram uma intervenção humanista e “mais aberta” no que respeita os direitos sexuais e reprodutivos das pessoas com DF. Demonstrando, também, uma prática significativamente diferente do passado, que se diferencia pela sua visão mais positiva e assente no acesso a serviços e a informações sobre saúde sexual. Segundo os dados recolhidos, os principais obstáculos à concretização dos direitos sexuais das pessoas com DF relacionam-se com: inexistência de quartos de casal nos estabelecimentos residenciais; crenças socioculturais em torno da sexualidade; falta de formação das equipas na área da sexualidade; e inexistência de diretrizes sobre educação sexual no seio institucional que orientem a prática profissional.
This research, entitled The role of Social Work in promoting the quality of life of people with functional diversity: issues related to their sexuality, took as its object of analysis the understanding of the social worker's interventional process with regard to sexuality issues inherent to people with functional diversity (FD), having been conducted from central objectives, seeking to perceive professional practices that promote sexuality; identify constraints in the approach to sexuality within the organization; list the need for specialized training that supports work in the context of FD; identify contributions of Social Work in the field of sexuality of people with FD. The research used a qualitative approach as its methodological strategy and pursued an exploratory approach, using semistructured interviews subject to content analysis. The universe that served as a reference for the study covered 3 social responses (Center for Activities and Training for Inclusion, Residential Home and Home Support Service) and the sample included 7 professionals, 3 technical directors and 4 social workers. The results indicate that, in the context of social services for people with intellectual disabilities, the Social Service raises the needs of this population, emphasizing the need for sexual intimacy, with a privileged capacity to guarantee the realization of sexual rights, empathy and non-discrimination. In conclusion, it should be noted that Social Work practices in terms of promoting sexuality are related to offering sex education, supporting needs in the field of sexuality, training teams (multidisciplinary and direct intervention) and families in issues related to sexuality. In conclusion, Social Work practices in terms of promoting sexuality are related to offering sex education, supporting needs in the field of sexuality, training teams (multidisciplinary and direct intervention) and families on issues related to sexuality. The professionals involved in the study revealed a humanistic and “more open” intervention regarding the sexual and reproductive rights of people with FD. They also demonstrated a significantly different practice from the past, which is differentiated by its more positive vision and based on access to services and information on sexual health. According to the data collected, the main obstacles to the realization of the sexual rights of people with FD are related to: the lack of double rooms in residential establishments; socio-cultural beliefs around sexuality; the lack of training for staff in the area of sexuality; and the lack of guidelines on sex education within the institution to guide professional practice.
Description: Dissertação de Mestrado em Serviço Social apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/114862
Rights: openAccess
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