Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114821
Title: José Craveirinha e ‘Poesia de Combate’: A construção da moçambicanidade entre o passado e o futuro
Authors: Wieser, Doris 
Editors: Xavier, Lola Geraldes
Keywords: poesia moçambicana; José Craveirinha; Poesia de combate; Severino E. Ngoenha; construção da nação; mozambican poetry; José Craveirinha; Combat poetry; Severino E. Ngoenha; nation building
Issue Date: 2022
Publisher: Blucher
Serial title, monograph or event: Ecos de Moçambique. Um século de José Craveirinha
Place of publication or event: Brasil
Abstract: De acordo com a análise do filósofo moçambicano Severino E. Ngoenha, os moçambicanos encontram-se inseridos em duas historicidades diferentes: uma étnica (diferente para cada comunidade etnolinguística) e uma colonial (transversal a todas as comunidades do território de Moçambique). O presente ensaio questiona em que medida a poesia moçambicana, que surge no contexto da denúncia de injustiças coloniais e do início da consciencialização nacionalista, lida com esta dualidade identitária. As obras em estudo são Xigubo (1964), o primeiro livro de José Craveirinha, e o primeiro volume de Poesia de combate (1971), organizado pela FRELIMO. A análise aborda as divergentes propostas poéticas presentes nas duas obras e concentra-se, num segundo passo, na semantização das diferentes historicidades enfocando a representação tanto do passado (étnico e colonial), como do presente, e as visões do futuro.
According to the analysis of the Mozambican philosopher Severino E. Ngoenha, Mozambicans are inserted in two different historicities: an ethnic one (different for each ethnolinguistic community) and a colonial one (transversal to all communities). This essay questions the extent to which Mozambican poetry, which emerges in the context of the denunciation of colonial injustices and the beginning of nationalist awareness, deals with this duality of identity. The works under study are Xigubo (1964), the first book by José Craveirinha, and the first volume of Poesia de combate (1971), organized by FRELIMO. The analysis addresses the divergent poetic proposals present in the two works and, in a second step, focuses on the semantization of the different historicities, focusing on the representation of both the past (ethnic and colonial) and the present, and visions of the future.
URI: https://hdl.handle.net/10316/114821
DOI: 10.5151/9786555502435-10
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Livros e Capítulos de Livros

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