Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114641
Title: CATÁLOGO - REFRACÇÕES CAMONIANAS EM ARTISTAS DO SÉCULO XXI - UT POESIS PICTURA
Other Titles: CONCEPÇÃO DO PROJECTO, ORGANIZAÇÃO DO CATÁLOGO MARIA BOCHICCHIO
Authors: Bochicchio, Maria
Keywords: Poesia - Arte Contemporanea - Renascença - Portugal; Catálogo
Issue Date: 2021
Publisher: Câmara Municipal de Coimbra
Project: O trabalhCentro Interuniversitário de Estudos Camonianos — Instituto de Investigação Interdisciplinar, UNIDADE 150, Universidade de Coimbra, ao abrigo do regime previsto no DL 57/2016 para o Estudo da Receção Crítica e Criativa de Camões na Atualidade. 
Serial title, monograph or event: CATÁLOGO - REFRACÇÕES CAMONIANAS EM ARTISTAS DO SÉCULO XXI UT POESIS PICTURA
Volume: 1
Issue: 1ª edição
Place of publication or event: COIMBRA
Abstract: O catálogo, Refracções Camonianas em Artistas do Século XXI – Ut Poesis Pictura, resulta da vontade conjunta do Grupo de Trabalho “Poética e Retórica”, (por mim coordenado), do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, do Museu Nacional de Machado de Castro e da Câmara Municipal de Coimbra, em publicar o resultado duma exposição realizada entre 17 de novembro de 2020 e 28 de abril de 2021. Foram convidados 20 artistas altamente representativos da actualidade, a revisitarem em obras originais a poesia lírica e épica do universo camoniano, seus temas e figuras, seus mitos e episódios. O texto de abertura do catálogo é da autoria do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A estreita relação entre poesia e artes levou-nos a um jogo hermenêutico. Invertendo o célebre tópico ut pictura poesis para ut poesis pictura, propusemos aos artistas a criação de formas plásticas como discurso de decodificação do poético, fundamentado numa profunda consciência histórica. Esta exposição de poesia silenciosa afigura-se uma cartografia contempo- rânea de reflexão crítica sobre o universo camoniano, que ultrapassa o uso da palavra, excede o indizível e translada a poesia para o campo das artes plásticas. A revisitação do humanismo português encontra nesta exposição um novo espaço interpretativo: uma ampla refracção contemporânea, sensorial e táctil, que manifesta o que do tempo e do pensamento quinhentista permane- ceu na actualidade.
Description: O trabalho de investigação, selecção de materiais, coordenação, curadoria, documentação e apresentação que se traduz neste catálogo, foi realizado por Maria Bochicchio, Investigadora e Coordenadora do Grupo de Trabalho de "Poética e Retórica" do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos — Instituto de Investigação Interdisciplinar, UNIDADE 150, da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/114641
ISBN: 978-989-8039-49-1
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D - CIEC - Livros e capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
CATÁLOGO Miolo-RC-Final-vFinal(2)_DEF_20-Julho-2021.pdf2.59 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

27
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

12
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons