Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114535
Title: Contornos atuais do duplo padrão sexual em estudantes universitários Portugueses e suas consequências para a proteção e satisfação sexuais
Other Titles: Current Contours of the Sexual Double Standard in Portuguese College Students and its Consequences for Sexual Protection and Satisfaction
Authors: Amaro, Helena Sofia Delgado
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Alvarez, Maria João
Keywords: sexualidade; género; duplo padrão sexual; proteção e satisfação sexuais; estudantes universitários e educação sexual; sexuality; gender; sexual double standard; sexual protection and satisfaction; college students and sexual education
Issue Date: 26-Jan-2024
Serial title, monograph or event: Contornos atuais do duplo padrão sexual em estudantes universitários Portugueses e suas consequências para a proteção e satisfação sexuais
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Abstract: O Duplo Padrão Sexual (DPS) define um código de conduta e de avaliação da conduta sexual que atribui mais liberdade sexual a homens e impõem julgamentos mais negativos e sanções mais severas para mulheres que se envolvem no mesmo tipo de comportamento. O padrão está fortemente alicerçado nos papéis e estereótipos sexuais de género e funciona como um princípio orientador do comportamento heterossexual. O DPS recompensa homens, e pune mulheres, sexualmente ativos, mas tem potencial para interferir na reputação, como na liberdade, na saúde e no bem-estar de uns e outros. A investigação, conduzida maioritariamente com estudantes universitários ocidentais, tem apontado para a manutenção do DPS ao longo dos anos, apesar de alguma atenuação e da emergência de padrões alternativos, um padrão sexual singular (PSS) e um duplo padrão sexual invertido (DPS invertido). Existe igualmente evidência de que o que tem enfraquecido é a aceitação pessoal do DPS (DPS pessoal), sendo o seu reconhecimento social ainda muito saliente (DPS social). No entanto, o caráter bidimensional do DPS, como a sua dimensão social, têm sido fracamente considerados. Tais limitações podem ser atribuídas à ausência de uma estrutura concetual própria, igualmente responsável por fraquezas metodológicas, como a grande variabilidade de indicadores e medidas desatualizadas ou unidimensionais. Em Portugal, a investigação sobre DPS ainda é limitada, como o é a investigação sobre o papel do género na experiência e na saúde sexual. Não obstante, sabe-se que os estudantes universitários se expõem a risco e experimentam dificuldades com a satisfação sexual, a questão sendo, portanto, sobre se e como se manifesta o DPS neste grupo, e sobre se e como a proteção e a satisfação sexuais são influenciadas por género e DPS. Para responder a essa questão foram conduzidos seis estudos. Duas revisões abrangentes sintetizaram a investigação publicada entre 2011 e 2017 em sociedade ocidentais explorando (i) emergências e variações do DPS (n = 46) e (ii) as implicações do padrão na saúde sexual (n = 19). Um terceiro estudo qualitativo teve como objetivo analisar a perceção de estudantes universitários Portugueses sobre o DPS social e desenvolver um modelo compreensivo de DPS social. Dois outros estudos qualitativos exploraram a influência do género e do DPS na proteção e satisfação sexuais de estudantes universitários. Para isso, foram conduzidos quatro grupos focais de homens (n = 30) e quatro de mulheres (n = 17), com a análise dos discursos seguindo as orientações da grounded theory. Um último estudo quantitativo buscou desenvolver uma nova escala de DPS para avaliar o DPS pessoal, e facilmente adaptável ao estudo do DPS social. Usou um desenho transversal – análise fatorial exploratória e confirmatória – e uma amostra total de 481 estudantes universitários. As revisões abrangentes mostraram uma consistente emergência do DPS e apontaram para uma influência negativa do padrão na saúde sexual, especialmente de mulheres. O estudo sobre DPS social mostrou haver um forte reconhecimento do padrão, especialmente na avaliação de sexo ocasional e múltiplos parceiros. O modelo compreensivo do DPS social propôs que o padrão é legitimado pelos tradicionais papéis e estereótipos sexuais de género, e mantido através da conformidade com as prescrições de género e DPS. Conformidade necessária para provar/proteger feminilidade, masculinidade e reputação sexual, mas reduzindo autonomia e com custos para a saúde sexual e bem-estar. O DPS social não entrou na discussão sobre proteção sexual, mas os jovens identificaram os relacionamentos regulares e os discursos hétero-românticos como barreiras ao uso do preservativo ou ao teste de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). A satisfação sexual foi percebida como sub-ótima, especialmente para mulheres em relacionamentos ocasionais; desvantagem feminina atribuída aos constrangimentos impostos pelos papéis e estereótipos sexuais de género e pelo DPS. Uma Nova Escala de DPS, combinando um fator geral de DPS e as subescalas Relações Sexuais e Ações/Atividades Sexuais, foi construída e validade, fiabilidade e invariância de género demonstradas. A experiência (hétero)sexual dos estudantes universitários Portugueses é marcada por desigualdade de género e padrões sexuais negativos com potencial deletério para a saúde sexual e bem-estar de homens e mulheres heterossexuais cisgénero. E ainda que os estudantes se identifiquem com padrões sexuais igualitários e liberais, o reconhecimento do DPS social, e dos papéis e estereótipos sexuais de género que o suportam, é suficiente para condicionar o acesso a uma experiência sexual livre, segura e satisfatória. A desconstrução destas crenças sociais e sexuais é portanto fundamental se quisermos níveis mais elevados e equitativos de satisfação sexual e promover a saúde sexual, servindo os nossos resultados, idealmente, para informar programas de educação sexual a desenvolver no contexto académico.
The Sexual Double Standard (SDS) defines an unequal standard for sexual conduct and the evaluation thereof, apportioning more sexual freedom to men, while imposing more negative judgment and more severe penalties for women engaging in the same type of sexual conduct. It is firmly grounded in the sexual gender roles and stereotypes and functions as an organizing principle of heterosexual behavior. The SDS rewards sexually active men while punishing active women, however, it has also the potential to interfere with men’s and women’s sexual reputation, freedom, health, and well-being. Research, mostly conducted with western college students, has pointed to the maintenance of the SDS through the years, despite some attenuation and the emergence of alternative standards, a single sexual standard (SSS) and a reversed sexual double standard (reversed SDS). There is also evidence that what has weakened is the personal acceptance of the SDS (personal SDS), being its social recognition (social SDS) highly salient. However, the bidimensional nature of the SDS, like its social dimension, have been poorly addressed. Such limitations can be attributed to the lack of a conceptual structure of its own, also responsible for methodological weaknesses such as the great variability of indicators or outdated, unidimensional measures. In Portugal, research on the SDS is still limited as is research exploring the role of gender in the sexual experience and health. However, Portuguese college students expose themselves to sexual risk and experience difficulties with sexual satisfaction, the question being if and how the SDS manifests among this group and if and how sexual protection and satisfaction are influenced by gender and the SDS. Six studies were conducted to better answer the above question. Two scoping reviews synthetized the research published between 2011 and 2017 in western societies that aimed to analyze (i) emergencies and variations of the SDS (n = 46) and (ii) the implications of the standard for sexual health (n = 19). A third qualitative study aimed to analyse Portuguese college students’ perceptions about the social SDS and to develop a comprehensive model for it. Two other qualitative studies explored the perceived influence of gender and the SDS in sexual protection and satisfaction of college students. Four male (n = 30) and four female (n = 17) focus groups were conducted, with analysis of the discourses framed by the grounded theory. A last quantitative study was devoted to the development and validation of a new SDS scale for the personal SDS that can be easily adapted to evaluate the social SDS. It was used a cross-sectional research design – exploratory and confirmatory factor analysis – and a total sample of 481 college students. The scoping reviews showed a consistent emergence of the SDS and pointed to a negative influence of the standard in, especially female, sexual health. The study on the social SDS concluded that it was strongly recognized by the students, especially for casual sex and multiple partners. The comprehensive model of the social SDS proposed the standard is legitimized by the traditional sexual gender roles and stereotypes, and maintained through conformity with SDS and gender prescriptions. Conformity deemed necessary in order to prove/protect femininity, masculinity and sexual reputation, but reducing autonomy and with drawbacks for sexual health and wellbeing. The social SDS was not discussed with relation to sexual protection, but students identified regular relationships and the hetero-romantic discourses as a barrier to condom use or the test for Sexually Transmitted Infections (STI). Sexual satisfaction was perceived to be suboptimal, especially for women in casual sexual relationships; female disadvantage attributed to the constraints imposed by sexual gender roles and stereotypes, and the SDS. Finally, we were able to develop a New SDS Scale, combining a general factor of SDS and the subscales Sexual Relationships and Actions/Activities, and to demonstrate validity, as well as reliability and gender invariance.The (hetero)sexual experience of Portuguese college students is marked by gender inequality and by restrictive and punitive sexual standards that hamper sexual health and well-being of cisgender, heterosexual, men and women. Even though, students identify themselves with more egalitarian and liberal sexual standards, the recognition of the social SDS, and the sexual gender roles and stereotypes that support it, is enough to constrain the access to a free, secure and satisfactory sexual experience. Deconstructing these socio-sexual beliefs is needed in order to achieve a higher, egalitarian level of sexual satisfaction and to promote sexual health, our results, ideally, serving to inform sexual health education programs in the university context.
Description: Tese de Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/114535
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

124
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons