Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114368
Title: Memória e Educação: Narrativas das memórias da escola do Estado Novo em Portugal
Other Titles: Memory and Education: Narratives of memories from school time during Estado Novo in Portugal
Authors: Pinto, Rooney Figueiredo
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Mota, Luis Carlos de Almeida
Keywords: Educação; Estado Novo; Memória; Professores; Sociodinâmica; Education; Estado Novo; Memory; Sociodynamics; Teachers
Issue Date: 14-Dec-2023
Serial title, monograph or event: Memória e Educação: Narrativas das memórias da escola do Estado Novo em Portugal
Place of publication or event: IIIUC - Instituto de Investigação Interdisciplinar
Abstract: A memória social da escola constitui um dos mais interessantes e complexos temas no âmbito da história da educação. Esta tese assume como ponto de partida a afirmação de que as experiências dos momentos vividos no passado são significadas e registadas na memória, refletindo diálogos mnemónicos-sociais que se manifestam nos testemunhos orais. Neste estudo, as recordações dos professores que deram aulas no período do Estado Novo em Portugal são observadas no âmbito de uma proposta de perspectiva sociodinâmica da memória. Partindo de um enquadramento teórico-conceptual que fundamenta esta proposta da sociodinâmica, este trabalho tem por objetivo investigar como as características do tempo, do espaço, das condições e dos seus efeitos podem ser observadas nas narrativas da memória. Adotando uma abordagem qualitativa para investigação com recurso à análise de conteúdo de 15 entrevistas semiestruturadas aplicadas entre os anos de 2014 e 2019 no Norte de Portugal, analisou-se o fenómeno da memória social da escola na perspectiva sociodinâmica desenvolvida. De um corte vertical no conjunto de entrevistas, as unidades de conteúdo foram reagrupadas em novas unidades de registo e categorias de análise que permitiram verificar como a recordação se manifesta e que ajustes de tempo e de espaço emergem nos testemunhos orais. Estes testemunhos revelaram dinâmicas temporais no discurso dos entrevistados, demonstrando que as recordações sobre o passado vivido eram ajustadas em diversos casos às molduras sociais do presente da narrativa. O conteúdo dos testemunhos permitiu verificar que os elementos presentes no discurso dos participantes apontam para uma dinâmica mnésica e social que combina na narrativa os elementos do tempo, do espaço, das condições e dos seus efeitos. Verificou-se que o passado experienciado e registado na memória episódica como eventos biográficos foi significado na memória semântica e resignificado nas recordações consoante o tempo e espaço das narrativas. Observou-se que a memória social da escola se manifesta como um elemento dinâmico e social que reflete em si características da memória individual e coletiva, partilhando perceções sobre o passado em diálogo com o presente. A análise fenomenológica dos testemunhos dos professores não apenas confirmou a presença desse diálogo entre o tempo, o espaço as condições e seus efeitos, como contribui para a historiografia da educação com recurso à perspectiva sociodinâmica da memória da escola.
The social memory of the school constitutes one of the most interesting and complex themes within the history of education. This thesis takes as its starting point that the experiences of moments lived in the past are signified and recorded in memory, reflecting mnemonic-social dialogues that manifest themselves in oral testimonies. In this study, the memories of teachers who taught during Estado Novo in Portugal are observed within a proposal of a sociodynamic perspective of memory. Starting from a theoretical-conceptual framework that grounds this proposal of sociodynamics, this work aims to investigate how the characteristics of time, space, conditions and their effects can be observed in memory narratives. Adopting a qualitative approach to research using content analysis of 15 semi-structured interviews applied between the years 2014 and 2019 in Northern Portugal, the phenomenon of the social memory of the school was analysed in the developed sociodynamics perspective. From a vertical cut in the set of interviews, the content units were regrouped in new coding units and analytic categories that allowed to verify how remembrance manifests itself and which adjustments of time and space emerge in the oral testimonies. These testimonies revealed temporal dynamics in the discourse of the interviewees, demonstrating that, in several cases, the memories about the lived past were adjusted to the social frames of the present in the narrative. The content of the testimonies allowed us to verify that the elements present in the participants' discourse point to a mnestic and social dynamic that combines in the narrative the elements of time, space, conditions and their effects. It was verified that the past experienced and registered in the episodic memory as biographical events was meant in the semantic memory and re-signified in the memories according to the time and space of the narratives. It was observed that the social memory of the school manifests itself as a dynamic and social element which reflects in itself characteristics of individual and collective memory, sharing perceptions about the past in dialogue with the present. The phenomenological analysis of the teachers' testimonies not only confirmed the presence of this dialogue between time, space the conditions and their effects, but also contributes to the historiography of education using the sociodynamic perspective of school memory.
Description: Tese de Doutoramento em Estudos Contemporâneos apresentada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar
URI: https://hdl.handle.net/10316/114368
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat
RooneyPinto_Tese-VFinal.pdf18.59 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

22
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons