Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114325
Title: Práticas de letramento em comunidades virtuais: o gênero fanfiction
Other Titles: Literacy practices in virtual communities: the fanfiction genre
Authors: Clemente, Bianca Jussara Borges
Orientador: Moreira, José António Marques
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: Fanfiction; Humanidades Digitais; Comunidades Virtuais; Educação; Fanfiction; Digital Humanities; Virtual Communities; Education; -; -
Issue Date: 28-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Práticas de letramento em comunidades virtuais: o gênero fanfiction
Place of publication or event: IIIUC - Instituto de Investigação Interdisciplinar
Abstract: Esta tese de doutoramento visa compreender as práticas de literacias dos leitores-escritores fãs de ficção em uma comunidade virtual Nyah! Fanfiction. Para tanto, a investigação perpassa pelos rastros das Humanidades Digitais, das práticas de literacias na comunidade virtual e pelos construtos sobre ciberespaço e cibercultura. Mediante as perspectivas dialógicas e as ideologias que (re)circulam nessas práticas discursivas e sociais, procurámos, ainda, identificar as práticas de literacias em que se engajam os leitores-escritores fãs de ficção ao postarem comentários sobre o fanfiction na comunidade virtual. A partir das interações e dos comentários postados por leitores-escritores fãs de ficção acerca da elaboração do gênero fanfiction para melhor entendimento das perspectivas dialógicas e quais ideologias (re)circulam nessas literacias em comunidades virtuais são acionados à luz da evolução da web e a cultura participativa para além das possibilidades aos multicontextos de interações em espaços digitais, multimodais e híbridos. Essa pesquisa está filiada aos estudos do campo da Literacia, das Literacias Digitais e das Humanidades Digitais apresentando caráter interdisciplinar, para além das fronteiras teóricas e metodológicas das ciências sociais e humanas. Esse estudo foi desenvolvido em duas partes, na primeira parte a revisão de literatura, já a segunda parte o estudo empírico. Dessa forma, os caminhos teóricos percorridos para tais análises sustentaram-se nos estudos sobre o ciberespaço e a cibercultura (Lévy, 2011; Santaella, 2010; Moreira et al., 2014; Dias-Trindade et al., 2019a; 2019b); a cultura participativa de Henry Jenkins (2009) e das literacias (Rojo, 2012; Cope & Kalantzis, 2006). O paradigma metodológico adotado foi o qualitativo, passando pela análise do gênero discursivo fanfiction e pela análise das perspectivas de uma etnografia virtual no espaço digital, sendo que os instrumentos de pesquisa perpassam os estudos contemporâneos sobre a geração de dados em espaços digitais (Hine, 2005; 2008). Da análise dos dados gerados percebeu-se o potencial do gênero discursivo fanfiction a partir da caracterização do gênero, da estrutura composicional e da interação dos sujeitos contemporâneos em espaços digitais. Com base nesses resultados desenhou-se ainda uma proposta educacional no formato de uma Sequência Didática (SD), inspirada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), de caráter interdisciplinar, para mobilizar as tecnologias digitais em contexto educacional a partir de um gênero discursivo emergente como o fanfiction.
This doctoral thesis aims to understand the literacy practices of fan fiction reader-writers in a virtual community Nyah! Fan fiction. Therefore, the investigation goes through the traces of the Digital Humanities, literacy practices in the virtual community and the constructs on cyberspace and cyberculture. Through dialogic perspectives and ideologies that (re)circulate in discursive and social practices, we also sought to identify the literacy practices in which fanfiction reader-writers engage when posting comments about fanfiction in the virtual community. From the emotions and comments posted by fan fiction readers-writers about the elaboration of the fanfiction genre for a better understanding of the dialogic perspectives and which ideologies (re)circulate these literacies in virtual communities are triggered in the light of the evolution of the web and the culture participatory beyond the possibilities to the multicontexts of interiors in digital, multimodal and hybrid spaces. This research is affiliated with studies in the field of Literacy, Digital Literacy and Digital Humanities, presenting an interdisciplinary character, beyond the theoretical and methodological boundaries of social and human sciences. This study was developed in two parts, in the first part the literature review, and in the second part the empirical study. Thus, the theoretical paths taken for such analyzes were based on studies on cyberspace and cyberculture (Lévy, 2011; Santaella, 2010; Moreira et al., 2014; Dias-Trindade et al., 2019a; 2019b); the participatory culture of Henry Jenkins (2009) and literacies (Rojo, 2012; Cope and Kalantzis, 2006). The methodological paradigm adopted was qualitative, going through the analysis of the fanfiction discursive genre and the analysis of the perspectives of a virtual ethnography in the digital space, and the research instruments pervade contemporary studies on the generation of data in digital spaces (Hine, 2005; 2008). From the analysis of the data generated, the potential of the discursive fanfiction genre can be seen from the characterization of the genre, the compositional structure and the interaction of contemporary subjects in digital spaces. Based on these results, an educational proposal was also designed in the form of a Didactic Sequence (SD), inspired by the proposal by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), of an interdisciplinary nature, to mobilize digital technologies in an educational context from a emerging discursive genre such as fanfiction.
Description: Tese de Doutoramento em Estudos Contemporâneos apresentada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar
URI: https://hdl.handle.net/10316/114325
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

82
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons