Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114318
Title: QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR, GESTÃO ORGANIZACIONAL E SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL
Other Titles: Quality in higher education, organizational management and institutional sustainability
Authors: Junior, Julio Simões
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro
Keywords: sustentabilidade; gestão organizacional; qualidade; quality; organizational management; sustainability; -; -; -; -
Issue Date: 5-May-2023
Serial title, monograph or event: QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR, GESTÃO ORGANIZACIONAL E SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC
Abstract: Ainda que o ensino superior no Brasil tenha se iniciado por ocasião da vinda da Família Real Portuguesa, em 1808, o crescimento do setor começou a ganhar força a partir dos anos 1990, quando cresceram o número de Instituições de Ensino Superior [IES] particulares por todo o país. A ideia do governo da época era ampliar as possibilidades de ingresso do maior contingente possível nesse setor da educação que, hoje, está significativamente composto por Instituições particulares, passando a existir elevada concorrência entre elas, no intuito de receber o maior número possível de alunos, a cada ano letivo. Grupos de investidores foram formados com o intuito de explorar o setor da educação superior, mediante a aquisição de Instituições já existentes e que possuíam algum atrativo que justificasse suas aquisições. Adotaram princípios rígidos de controle e de planejamento, uma vez que têm de atender aos interesses de seus acionistas. Utilizam-se de instrumentos de gestão, como por exemplo, o Planejamento Estratégico, o Balanced Scorecard, que lhes permitem definir os objetivos e metas a serem atingidos em determinados prazos. Buscam, também, a gestão da qualidade no desenvolvimento de seus serviços e/ou processos, modernos recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para auxiliar na gestão da instituição, além de recursos que estimulem o relacionamento entre os diversos atores envolvidos nas atividades de uma IES Por outro lado, aquelas IES que não estão vinculadas a grupos de investidores, na maioria das vezes, não se utilizam desses recursos de gestão, vindo a sofrer, em algum momento, com os resultados de uma gestão não profissional. A presente tese busca chamar a atenção para a importância desses instrumentos de gestão. Para tal, utilizou-se de questionário aplicado a 271 alunos de uma Universidade da cidade de Santos, a fim de se conhecer o pensamento dos alunos a respeito do meio acadêmico em que se inserem. A partir desses resultados fica a abertura em direção às mudanças que se fizerem necessárias para reduzir os aspectos negativos apontados, além de procurar melhorar os positivos. Esses aspectos negativos acabam por interferir no psicológico dos alunos, podendo ocasionar baixo desenvolvimento acadêmico. Já os aspectos positivos, naturalmente, propiciam melhor desempenho, motivando-os ao sucesso acadêmico. Acrescente-se a tudo isso que o aspecto psicológico tem peso relevante, uma vez que envolve muito mais do que os recursos físicos e financeiros que estão disponibilizados pelas IES. A forma como são transmitidos os conhecimentos, o conforto do ambiente de aulas, a necessidade de se motivar e estimular os alunos e as dificuldades apresentadas por eles devem ensejar um trabalho voltado para o relacionamento positivo professor-aluno, de modo a se construir um ambiente de aprendizagem saudável e com bons resultados para ambos: alunos-IES.
Although higher education in Brazil began at the time of the arrival of the Portuguese Royal Family in 1808, the growth of the sector began to gain momentum in the 1990s, when the number of private HEIs All country. The idea of the government of the time was to increase the possibilities of entry of the largest possible contingent in this sector of education, which today is significantly composed of private institutions, and there is a high competition between them, in order to receive as many students as possible, Every school year. Investor groups were formed with the purpose of exploring the higher education sector by acquiring existing institutions and possessing some attraction to justify their acquisitions. They have adopted rigid principles of control and planning, since they have to meet the interests of their shareholders. Management tools are used, such as the Strategic Planning and Balanced Scorecard, which allow them to define the objectives and goals to be achieved in certain deadlines. They also seek quality management in the development of their services and / or processes, modern Information and Communication Technologies (ICT) resources to assist in the management of the institution, as well as resources that stimulate the relationship between the various actors involved in the activities Of an IES On the other hand, those HEIs that are not tied to groups of investors, most of the time, do not use these management resources, at some point suffering from the results of a non-professional management. The present thesis seeks to draw attention to the importance of these management tools. For that, a questionnaire was applied to 271 students of a University of the city of Santos, in order to know the students' thinking about the academic environment in which they are inserted. From these results is the opening towards the changes that are necessary to reduce the negative aspects pointed out, besides seeking to improve the positives. These negative aspects end up interfering in the psychological of the students, and can lead to low academic development. Positive aspects, of course, provide better performance, motivating them to academic success. Added to all this is that the psychological aspect has a relevant weight, since it involves much more than the physical and financial resources that are available from the HEI. The way knowledge is transmitted, the comfort of the classroom environment, the need to motivate and stimulate the students and the difficulties presented by them should lead to a work oriented towards a positive teacher-student relationship, in order to build an environment of healthy learning and with good results for both: students-IES.
Description: Tese de Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/114318
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

3
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons