Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114251
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Pires-
dc.contributor.authorDaniel, Óscar Rosário Jorge-
dc.date.accessioned2024-03-26T11:36:20Z-
dc.date.available2024-03-26T11:36:20Z-
dc.date.issued2024-01-04-
dc.date.submitted2024-03-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/114251-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Linguística do Português apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA presente tese, intitulada Aprendizagem da leitura e da escrita do português em Moçambique: estratégias metodológicas para o desenvolvimento da consciência fonológica e metafonológica nas classes iniciais, visa compreender as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita do português dos alunos das classes iniciais, em Moçambique, e definir estratégias adequadas para o desenvolvimento da consciência fonológica. De forma específica, pretende: (i) identificar as estratégias metodológicas usadas pelos professores das classes iniciais nas aulas de leitura e de escrita na disciplina de língua portuguesa; (ii) identificar o nível de dificuldades que os alunos das classes iniciais enfrentam na aprendizagem da leitura e de escrita nas aulas de língua portuguesa; (iii) avaliar o nível de consciência fonológica e a competência de leitura e escrita em língua portuguesa; (iv) testar a hipótese da relação entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita nos alunos que têm o português como língua não materna; e (v) propor estratégias metodológicas para ajudar os alunos que têm o português LNM no desenvolvimento da consciência fonológica e metafonológica. Para alcançar os objetivos acima, foi desenvolvida uma pesquisa de carácter descritivo, que consistiu em observar, registar e analisar os fenómenos colhidos na realidade, procurando classificá-los, explicá-los e interpretar a sua ocorrência. Assim, foi submetido um questionário a 29 professores das escolas primárias da cidade de Lichinga e do Distrito do Lago, a fim de fornecer dados sobre as experiências, atividades e metodologias usadas em aulas de leitura e escrita da disciplina de língua portuguesa, nas turmas que lecionam, do 1º Ciclo (1ͣ e 2ͣ classe) do Ensino Básico. Além disso, foram assistidas aulas de língua portuguesa nas escolas primárias completas Amílcar Cabral (Cidade de Lichinga) e de Mechumwa (Distrito do Lago), com objetivo de verificar as estratégias usadas pelos professores nas aulas de leitura e de escrita. Para avaliar o nível de consciência fonológica e a competência de leitura e de escrita em língua portuguesa, nas crianças da 2ª classe, foram aplicados testes da Bateria de Provas Fonológicas de Silva (2008) e provas de leitura e de escrita de Mateus et al. (2012). Os resultados obtidos através destes instrumentos mostram-nos que os professores usam mais o método analítico-sintético e que o livro do aluno é o recurso didático mais usado nas aulas de leitura e de escrita na disciplina de língua portuguesa. Os resultados obtidos através de testes mostram uma melhoria significativa em todas as tarefas do pós-teste com relação às do pré-teste, e uma elevada pontuação nas provas de leitura e de escrita, embora os sujeitos testados tivessem apresentado alguns problemas relacionados com espaçamento irregular entre as palavras e outros de natureza ortográfica. Portanto, embora, por razões alheias à nossa vontade, não tivéssemos trabalhado com um grupo de controlo, nem aplicado a prova de leitura e de escrita em duas fases, de modo a avaliarmos comparativamente o programa de estimulação da consciência fonológica, a partir dos resultados obtidos nos testes, podemos inferir que o desenvolvimento da consciência fonológica parece ser uma causa determinante do sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita nas crianças moçambicanas, e que, se esta consciência não for desenvolvida, isso será um fator de insucesso na aprendizagem da leitura e da escrita nestas crianças, em concordância comvários estudos que evidenciam que a intervenção ao nível da promoção de competências fonológicas nas classes iniciais fomenta o desenvolvimento da consciência fonológica e da aprendizagem da leitura e da escrita (Mendes, 2015; Moreira, 2013; Barreira, 2012; Paulino, 2009; Dockrell & Messer, 1999).por
dc.description.abstractThe present thesis entitled Learning to Read and to Write in Portuguese in Mozambique: Methodological Strategies for the Development of Phonological and Metaphonological Awareness in Starting Levels, aims to understand the difficulties in learning to read and write for learners in initial grades in Mozambique and to define adequate strategies for the development of phonological awareness. Specifically, the study intends to: identify the methodological strategies used by teachers of the initial grades in reading and writing classes in the Portuguese Language discipline; identify the level of difficulties that initial grades learners face in learning to read and write in Portuguese Language classes; assess the level of phonological awareness and the competence in reading and writing in Portuguese; test the hypothesis of the relationship between phonological awareness and learning to read and writeg skills in learners who do not have Portuguese as their mother tongue; propose methodological strategies to help learners who have Portuguese as non-native language in developing phonological and metaphonological awareness. In order to achieve the above aims, a descriptive research was carried out, that consisted of observing, recording, and analysing the phenomena collected on the field, seeking to classify them, explain them, and interprete their occurrence. Thus, a questionnaire was submitted to twenty-nine (29) teachers of primary schools in the city of Lichinga and in the District of Lago in order to provide data on the experiences, activities and methodologies used in teaching reading and writing in Portuguese, in their classes of 1st and 2nd grades. Furthermore, the researcher observed lessons of Portuguese Language at Amilcar Cabral Primary School (Lichinga city) and Muchumwa Primary School (Lago district), whith the aim of finding out the strategies used by teachers in reading and writing lessons. To assess the level of phonological awareness and the reading and writing skills in Portuguese of grade two children, the tests “Bateria de Provas Fonológicas” by Silva (2008 and “Prova de Leitura e Escrita” by Mateus et al. (2012) were applied. The results obtained through these instruments reveal that teachers use the analytical_synthetic methods more frequently, and that the students’ book is the most used didactic resource in reading and writing lessons in Portuguese Language classes. The results obtained through tests, show a significant improvement in all the post-test tasks when compared with the pre-test tasks, and a high score in the reading and writing tests, despite the fact that the subjects tested had some problems related to irregular spacing between words, and some others of orthographic nature. Therefore, although (for reasons beyond our control) we had not worked with a control group, nor applied the reading and writing test in two phases, in order to comparatively evaluate the phonological awareness stimulation program, we can infer, based on the results obtained in the tests, that the development of phonological awareness seems to be a determining factor in the success of learning to read and write for Mozambican children. We can also infer that the underdevelopment of phonological awareness will be a factor of failure in learning to read and write for these children, in line with several studies that show that the intervention in terms of promoting phonological skills in initial grades fosters the increase of phonological awareness and learning to read and write skills (Mendes, 2015; Moreira, 2013; Barreira, 2012; Paulino, 2009; Dockrell &Messer, 1999).eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subjectconsciência fonológicapor
dc.subjectClasses iniciaispor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLeitura e Escritapor
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.subjectphonological awarenesseng
dc.subjectinitial classeseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectReading and Writingeng
dc.titleAprendizagem da leitura e da escrita do Português em Moçambique: estratégias metodológicas para o desenvolvimento da consciência fonológica e metafonológica nas classes iniciaispor
dc.title.alternativeLearning of Portuguese reading and writing in Mozambique: methodological strategies for the development of phonological and metaphonological awareness in the initial classeseng
dc.typedoctoralThesis-
degois.publication.locationFLUC-
degois.publication.titleAprendizagem da leitura e da escrita do Português em Moçambique: estratégias metodológicas para o desenvolvimento da consciência fonológica e metafonológica nas classes iniciaispor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid101760914-
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e literaturas-
thesis.degree.disciplineLinguística-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.nameDoutoramento em Linguística do Português-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDaniel, Óscar Rosário Jorge::0000-0002-5564-4538-
uc.degree.classificationAprovado com Distinção-
uc.degree.presidentejuriFigueiredo, Albano António Cabral-
uc.degree.elementojuriVeloso, João Manuel Pires da Silva e Almeida::0000-0002-5070-8838-
uc.degree.elementojuriVicente, Francisco Leonardo::0000-0001-7034-7315-
uc.degree.elementojuriCastelo, Maria Adelina Ferreira::0000-0002-9079-1066-
uc.degree.elementojuriSantos, Isabel Maria de Almeida-
uc.degree.elementojuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Pires-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
File SizeFormat
Tese Óscar Revista final.pdf7.29 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

41
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons