Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114244
Title: Do Campo à Obra - Sobre um processo da antropologia e sua influência na prática artística
Other Titles: From Field to Work - About an anthropology process and its influence on artistic practice
Authors: Saab, Luiza Beloti Abi
Orientador: Quintais, Luís Fernando Gomes da Silva
Keywords: etnografia; antropologia da dança; rabelados; arte contemporânea; cabo verde; etnography; dance anthropology; rabelados; contemporary art; cape verde
Issue Date: 10-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Do Campo à Obra - Sobre um processo da antropologia e sua influência na prática artística
Place of publication or event: Colégio das Artes
Abstract: Esta pesquisa tem inicio em 2015, quando pela primeira vez me envolvo com a área da Antropologia da Dança através do mestrado Choreomundus (consórcio União Europeia), focado na etnocoreologia e ferramentas da antropologia para análise da dança. Minha trajetória construída nas artes cênicas e na dança perpassou pela Antropologia desde então, em uma relação exclusiva com Cabo Verde – local escolhido para minha pesquisa de campo, e a aldeia Rabelados. Esta pesquisa apresenta materiais inéditos da pesquisa de campo durante minhas duas visitas, em 2015 e 2018. Os materiais levantados e aqui apresentados foram responsáveis pelo desdobramento do objetivo principal desta tese: explorar o processo criativo de uma artista em trabalho etnográfico e apresentar as obras resultantes da experiência, englobando aspectos da antropologia na performance e da performance na antropologia.Para tal, precisamos compreender os eixos que atravessam o tema. No primeiro capítulo, farei uma apresentação sobre reflexões básicas da Antropologia e Perfomance. No segundo capítulo, irei contribuir com fundamentos da Antropologia da Dança, método também utilizado em minha pesquisa etnográfica, tratando de seu surgimento e relação entre arte x sociedade.Em seguida, um terceiro capítulo de estudo da arte sobre a história dos Rabelados em Cabo Verde e seu surgimento na década de 40, utilizando da literatura cabo-verdiana de relatos e análises do contexto e de materiais de entrevistas que realizei em campo. Definirei de forma mais aprofundada a aldeia escolhida para esta pesquisa, a Rabelados Espinho Branco, teorizando a sua resistência, sobrevivência e existência nos dias atuais. Ainda em busca de compreender a estrutura da aldeia, falaremos sobre as estruturas familiares, religiosas e culturais ali presentes. No quarto capítulo, apresentarei uma análise sobre a dança Batuku, tradicional na aldeia dos Rabelados Espinho Branco, pelo olhar da Antropologia da Dança e da Etnocoreologia, em uma tentativa de registrar como a história de resistência e luta da aldeia se preservou e foi transmitida entre as gerações através também da dança Batuku. Após esta análise, irei trazer uma reflexão sobre a primeira grande transição da arte na aldeia, com a reabertura dos Rabelados para a sociedade nos anos 2000 e a influência do mercado e capitalismo sobre sua estrutura artística/cultural. Por fim, no capítulo final, apresentarei os ecos desta vivência antropológica pela via artística, com obras expostas em galerias e também fotografias e composições artística, levantando as influências da Antropologia no estudo da performance (Batuku). Tentarei evidenciar o que há de antropológico na performance, as reverberações da etnografia na prática artística e a importância da etnografia na performance.
This research began in 2015, when for the first time I got involved with the field of Dance Anthropology through the Choreomundus Masters (European Union consortium), focused on ethnochoreology and anthropology tools for dance analysis.My trajectory built on the performing arts and dance has permeated Anthropology since then, in an exclusive relationship with Cape Verde – the place chosen for my field research, and the Rabelados village. This research presents unpublished materials from field research during my two visits, in 2015 and 2018. The materials collected and presented here were responsible for unfolding the main objective of this thesis: to explore the creative process of an artist in ethnographic work and to present the resulting works experience, encompassing aspects of anthropology in performance and performance in anthropology.For this, we need to understand the axes that cross the theme. In the first chapter, I will make a presentation on basic reflections on Anthropology and Performance. In the second chapter, I will contribute with the fundamentals of Dance Anthropology, a method also used in my ethnographic research, dealing with its emergence and the relationship between art x society.Then, a third chapter of art study on the history of the Rabelados in Cape Verde and their emergence in the 40s, using Cape Verdean literature of reports and analysis of the context and materials from interviews that I conducted in the field. I will further define the village chosen for this research, Rabelados Espinho Branco, theorizing its resistance, survival and existence in the present day. Still seeking to understand the structure of the village, we will talk about the family, religious and cultural structures present there.In the fourth chapter, I will present an analysis of the Batuku dance, traditional in the village of Rabelados Espinho Branco, through the eyes of Dance Anthropology and Ethnochoreology, in an attempt to record how the village's history of resistance and struggle was preserved and transmitted between generations through the Batuku dance. After this analysis, I will reflect on the first major transition of art in the village, with the reopening of the Rabelados to society in the 2000s and the influence of the market and capitalism on its artistic/cultural structure.Finally, in the final chapter, I will present the echoes of this anthropological experience through art, with works exhibited in galleries and also photographs and artistic compositions, raising the influences of Anthropology in the study of performance (Batuku). I will try to highlight what is anthropological in performance, the reverberations of ethnography in artistic practice and the importance of ethnography in performance.
Description: Tese de Doutoramento em Arte Contemporânea apresentada ao Colégio das Artes
URI: https://hdl.handle.net/10316/114244
Rights: openAccess
Appears in Collections:Colégio das Artes - Teses de Doutoramento
UC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat
Tese LUIZA ABI SAAB - 27.07.23.pdf5.72 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons