Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114227
Title: Effects of physical exercise on individuals with Intellectual and Developmental Disabilities – from a theoretical to a practical approach
Other Titles: Efeitos do exercício físico nos indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental – de uma abordagem teórica a uma abordagem prática
Authors: Jacinto, Miguel Ângelo Susano
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Campos, Maria João Carvalheiro
Matos, Rui Manuel Neto e
Keywords: Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental; Exercício físico; Qualidade de vida; Treino cardiorrespiratório; Treino de força; Cardiorespiratory training; Intellectual and Developmental Disabilities; Physical exercise; Quality of life; Strength training
Issue Date: 20-Oct-2023
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP/04748/2020/PT 
Serial title, monograph or event: Effects of physical exercise on individuals with Intellectual and Developmental Disabilities – from a theoretical to a practical approach
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: Este documento tem como objetivo apresentar a tese, realizada como conclusão do programa doutoral em Ciências do Desporto da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra.Os indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental são caracterizados pela existência de um défice de funcionamento intelectual e adaptativo no domínio conceptual, social e prático, identificado com os graus ligeiro, moderado, severo e profundo e desenvolve-se antes dos 22 anos. Conscientes da importância do exercício físico para retardar algumas alterações provocadas pela inatividade, sedentarismo e envelhecimento, bem como para prevenir o aparecimento de doenças metabólicas e cardiovasculares, pretendemos desenvolver dois programas de exercício físico para esta população, analisando os efeitos na aptidão física, saúde geral, demência/função cognitiva e qualidade de vida.Para o efeito, esta tese foi construída em formato de artigos, divididos em 12 capítulos. Apresentamos uma introdução inicial (formato brief report - capítulo 1), cinco estudos de revisão sistemática (capítulo 2-5), um protocolo de estudo (capítulo 6-7), dois estudos transversais (capítulo 8-9), dois estudos experimentais (capítulo 10-11), e uma discussão global e considerações finais (capítulo 12).Esta tese dá continuidade ao novo paradigma do exercício físico como base para a qualidade de vida dos indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, promovendo estilos de vida mais ativos e saudáveis, através da prática de exercício físico estruturado. Constitui uma ferramenta útil e de referência para todos os profissionais do exercício físico que pretendam avaliar e prescrever exercício para indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental.
This document aims to present the thesis, carried out as a conclusion of the doctoral program in Sports Science at the Faculty of Sports Science and Physical Education - University of Coimbra.Individuals with Intellectual and Developmental Disabilities are characterized by the existence of a deficit of intellectual and adaptive functioning in the conceptual, social and practical domain, identified with the mild, moderate, severe and profound degrees and develops before the age of 22. Being aware of the importance of physical exercise to delay some changes caused by inactivity, sedentary lifestyle, and aging, as well as to prevent the onset of metabolic and cardiovascular diseases, we intend to develop two physical exercise programs for this population, analysing the effects on physical fitness, general health, dementia/cognitive function, and quality of life.For this purpose, this thesis was written in the format of articles, divided into 12 chapters. There was an initial introduction (brief report - chapter 1), five systematic review studies (chapter 2-5), a study protocol (chapter 6-7), two cross-sectional studies (chapter 8-9), two experimental studies (chapter 10-11), and a global discussion and final considerations (chapter 12).This thesis continues the new paradigm of physical exercise being the basis for the quality of life of individuals with Intellectual and Developmental Disabilities, promoting more active and healthier lifestyles, namely through structured physical exercise. It is a useful tool for reference by all exercise professionals who want to assess and prescribe exercise for individuals with Intellectual and Developmental Disabilities.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/114227
Rights: openAccess
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