Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/114218
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dc.contributor.advisorKeating, Maria Clara Bicudo de Azeredo-
dc.contributor.advisorSilveirinha, Maria João Rosa Cruz-
dc.contributor.authorNoronha, Elizângela Costa de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-03-26T11:30:57Z-
dc.date.available2024-03-26T11:30:57Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.date.submitted2024-03-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/114218-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Comunicação apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO atual quadro de crise do jornalismo e dos seus públicos coincide com o momento histórico em que o vocabulário dos direitos das mulheres começou a fazer parte do espaço público informativo. Torna-se, assim, necessário avaliar os cruzamentos entre discursos jornalísticos e os direitos das mulheres nas suas dimensões culturais, discursivas, políticas e econômicas. A partir do estudo de duas plataformas digitais (Delas e Universa) de conteúdos noticiosos dirigidos às mulheres, esta investigação propõe-se investigar a criação de nichos de leitura/consumo como “subuniversos” de informação e pensar criticamente que implicações esses nichos trazem para a construção das identidades das leitoras. Recorremos a métodos quantitativos e qualitativos para monitorizar a produção noticiosa das plataformas, incluindo entrevistas, análise de conteúdo das notícias e Análise Crítica do Discurso, nas suas relações com a crítica feminista e com o realismo crítico. Como fio condutor da investigação, adotamos a Economia Política Feminista dos Media como lente que nos possibilita situar os lugares historicamente destinados às mulheres como leitoras e como jornalistas. Desta maneira, procuramos investigar como o jornalismo, enquanto campo teórico e profissional, tem vindo a se afirmar, a definir seus cânones e reservar espaços de subalternização às mulheres. A Economia Política Feminista dos Media serve-nos igualmente como abordagem crítica dirigida à discussão dos contextos políticos e econômicos que regem a indústria mediática. Por outro lado, buscamos identificar como se (re)configuram os cânones do jornalismo generalista quando aplicados ao jornalismo de/para mulheres. Num “Universo Delas” contemporâneo, analisado a partir das plataformas Delas (Portugal) e Universa (Brasil), o cruzamento entre os interesses mediáticos de acumulação de capital político e econômico encontra nos valores disseminados pelo feminismo neoliberal um modelo viável/rentável para falar às mulheres. Concluímos que, a partir da articulação com o pós-feminismo e da plataformização dos direitos das mulheres, os conteúdos são produzidos e colocados em circulação tendo em vista a produção de sinergias com anunciantes e outras marcas da indústria mediática, apesar da precarização das relações de trabalho e da essencialização do jornalismo de/para mulheres. Através da análise qualitativa e quantitativa do corpus pretendemos, assim, contribuir para o necessário (re)pensar do jornalismo, das suas práticas e valores, para que as mulheres – jornalistas e leitoras – tenham o direito de existir e reconhecer suas experiências nas e a partir das notícias.por
dc.description.abstractThe current crisis of journalism and its audiences coincides with the historical moment when the vocabulary of women's rights has entered the public information space. Therefore, it is necessary to examine the connections between journalistic discourses and women's rights in their cultural, discursive, political and economic aspects. This research aims to investigate how two digital platforms (Delas and Universa) that produce news content for women create reading/consumption niches that form information “subuniverses” and critically consider what implications these niches have for the construction of readers’ identities. We use quantitative and qualitative methods to monitor the news production of the platforms, including interviews, documentary research, analysis of news content and Critical Discourse Analysis, in its relations with feminist criticism and critical realism.The main framework of this research is the Feminist Political Economy of the Media which allows us to contextualize the places historically assigned to women as readers and as journalists. Thus, in this thesis, we review how journalism, as a theoretical and professional field, has established itself, defining its canons and reserving subordinate spaces for women. Feminist Political Economy of the Media is also used as a critical approach that discusses the political and economic contexts that shape the media industry. Furthermore, we aim to identify how the canons of mainstream journalism are (re)configured in journalism by/for women. In this contemporary “Universo Delas”, as analysed in the platforms Delas and Universa, the media interests of accumulating political and economic capital find a viable/profitable model to speak to women in the values promoted by neoliberal feminism. By aligning with post-feminism and the women’s right platformization, the contents are produced and circulated to create synergies with advertisers and other brands of the media industry despite the precariousness of work relations and the essentialization of journalism by/for women. Thus, through a thorough examination of the corpus of analysis we hope to contribute to the necessary (re)thinking of journalism, its practices and values so that women – both journalists and readers - have the right to exist and to recognize their experiences in and through the news.eng
dc.description.sponsorshipFCT-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/75342/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectLeitoraspor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectFeminismospor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectDiscourceeng
dc.subjectReaderseng
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectFeminismseng
dc.subjectWomeneng
dc.titleUm Universo Todo Seu: Jornalismo e leitoras nas plataformas digitaispor
dc.title.alternativeA Universe of One's own: Journalism and readers in the digital platformseng
dc.typedoctoralThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleUm Universo Todo Seu: Jornalismo e leitoras nas plataformas digitaispor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid101617526-
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da comunicação-
thesis.degree.disciplineCiências da Comunicação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Comunicação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorNoronha, Elizângela Costa de Carvalho::0000-0001-8341-2016-
uc.degree.classificationAprovado com Distinção e Louvor-
uc.degree.presidentejuriAmaral, Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque::0000-0003-4929-4866-
uc.degree.elementojuriLago, Cláudia::0000-0002-1207-2568-
uc.degree.elementojuriMartins, Carla Isabel Agostinho::0000-0001-9226-5441-
uc.degree.elementojuriCarvalheiro, José Ricardo Pinto::0000-0003-3917-5230-
uc.degree.elementojuriSilveirinha, Maria João Rosa Cruz-
uc.degree.elementojuriMiranda, João Manuel Santos de::0000-0002-4720-3724-
uc.contributor.advisorKeating, Maria Clara Bicudo de Azeredo::0000-0002-8211-7709-
uc.contributor.advisorSilveirinha, Maria João Rosa Cruz-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
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