Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114215
Title: Equidade de gênero em Educação Física: Um estudo dos processos de ensino e aprendizagem
Other Titles: Gender equity in Physical Education: A study of teaching and learning processes
Authors: Theil, Larissa Zanetti
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Keywords: Aprendizagem; Educação Física; Ensino; Equidade; Gênero; Equity; Gender; Learning; Physical Education; Teaching
Issue Date: 13-Dec-2023
Serial title, monograph or event: Equidade de gênero em Educação Física: Um estudo dos processos de ensino e aprendizagem
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: Essa tese teve como objetivo principal analisar o planejamento e o desenvolvimento do componente curricular Educação Física na escola, quanto aos seus processos de desenvolvimento e efeitos no gênero feminino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa-quantitativa - Mixed Methods Apphoaches, do tipo estudo de caso, na qual, o caso investigado é representado pelos processos de desenvolvimento da Educação Física, por meio de discentes e de docentes da Educação Básica. O campo empírico foi composto por duas diferentes escolas básicas do Concelho de Coimbra, uma professora e um professor e um total de 48 alunas(os), 22 meninas e 27 meninos, pertencentes a duas turmas (5º ano e 9º ano). Pela natureza multifacetada do objeto de estudo dessa investigação, a compreensão do fenômeno realizou-se destacando três dimensões: i) a dimensão contextual, física, temporal, organizativa e legislativa, em que decorrem essas práticas e significações (Fatores de Contexto); ii) a dimensão invisível, o ambiente psicológico com que docentes e discentes empregam, nomeadamente o processo de decisão que conduzem a sua atuação e as percepções e crenças que a elas(eles) surgem associadas (Fatores de Presságio); e iii) a dimensão visível, ou seja, os dados objetivos das práticas e comportamentos das(os) docentes e discentes e sua interdependência recíproca (Fatores de Processo). Metodologicamente, utilizou-se instrumentos documentais e diário de campo (observações sistemáticas) para a compreensão dos fatores de contexto entrevistas semiestruturadas e para os fatores de presságio e para os fatores de processo referente as(aos) docentes, utilizou-se as observações sistemáticas e a aplicação do sistema de observação do comportamento de reação docente a atividades das(os) alunas(os) (Feedbacks) - FEED/Ulg, e as(aos) discentes a aplicação do sistema de observação do comportamento das(os) alunas(os) e as observações sistemáticas. Com esta pesquisa confirmamos a tese que os processos de desenvolvimento da Educação Física escolar ainda apresentam muitas fragilidades e desigualdades em relação ao gênero, os achados destacam a existência de uma rede existêncial de múltiplas tensões, desigualdades e incompreensões que acabam sendo enaltecidas de maneira silenciosa, e não raro silenciadas, nas diferentes situações dos processos de ensino e de aprendizagem, seja pela influência avulsa ou combinada das interpretações legislativa dos imputs de contexto, das posições subjetivas das(os) docentes e discentes e/ou dos seus comportamentos.
The main objective of this thesis was to analyze the planning and development of the Physical Education curricular component at school, regarding its development processes and effects on the female gender. This is a research with a qualitative-quantitative approach - Mixed Methods Apphoaches, of the case study type, in which the investigated case is represented by the development processes of Physical Education, through students and teachers of Basic Education. The empirical field was composed of two different basic schools in the Municipality of Coimbra, one teacher and one teacher and a total of 48 students, 22 girls and 27 boys, belonging to two classes (5th grade and 9th grade). Due to the multifaceted nature of the object of study of this investigation, the understanding of the phenomenon took place by highlighting three dimensions: i) the contextual, physical, temporal, organizational and legislative dimension, in which these practices and meanings take place (Context Factors); ii) the invisible dimension, the psychological environment with which teachers and students employ, namely the decision-making process that leads to their performance and the perceptions and beliefs that are associated with them (Omen Factors); and iii) the visible dimension, that is, the objective data of the practices and behaviors of teachers and students and their reciprocal interdependence (Process Factors). Methodologically, documentary instruments and a field diary (systematic observations) were used to understand the context factors, semi-structured interviews and foreshadowing factors and process factors regarding the teachers, systematic observations and the application of the observation system of the teacher's reaction behavior to the activities of the students (Feedbacks) - FEED/Ulg, and the application of the system of observation of the behavior of the students ) and systematic observations. With this research we confirm the thesis that the development processes of Physical Education at school present many weaknesses and inequalities in relation to gender, the findings highlight the existence of an existential network of multiple tensions, inequalities and misunderstandings that end up being praised in a silent way, and often silenced, in the different situations of the teaching and learning processes, whether due to the isolated or combined influence of legislative interpretations of context inputs, the subjective positions of teachers and students and/or their behaviors.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/114215
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat
tese_doutoramento_larissa_theil.pdf4.5 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

14
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons