Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114213
Title: A Formação de Professores para a Educação a Distância no Brasil: Políticas, Programas e Percursos.
Other Titles: Teacher Education for Distance Education in Brazil: Policies, Programs and Paths
Authors: Costa, Adriana Maria Lage da
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Moreira, José António Marques
Silva, Maria Helena Lopes Damião
Keywords: Formação docente; Educação a distância; Políticas para educação a distância; Percursos formativos; Percursos profissionais; Teacher training; Distance education; Policies for distance education; Training paths; Career Paths
Issue Date: 3-Nov-2022
Serial title, monograph or event: A Formação de Professores para a Educação a Distância no Brasil: Políticas, Programas e Percursos.
Place of publication or event: FPCEUC
Abstract: O presente estudo, incide na análise da formação docente para a modalidade a distância no Brasil. Desenvolve-se em duas partes sendo a primeira de cariz teórico e normativo-legal e a segunda baseada em estudos empíricos. Na primeira parte, realizamos uma ampla revisão de literatura que embasa este trabalho, de modo a subsidiar todo o contexto histórico aqui apresentado, tanto no que diz respeito a educação a distância e as suas gerações e conceitos, quanto na análise da legislação brasileira para a modalidade. Nesse sentido, para além da análise detalhada dos normativos legais que sustentam a educação a distância ao longo de 90 anos no Brasil, buscamos também compreender as suas implicações no cenário atual da educação. Na segunda parte, adotamos uma posição de investigação enquadrada nos métodos mistos em que foram desenvolvidos dois estudos (qualitativo e quantitativo) e aplicados de forma concomitante, com o objetivo de compreender de que modo os professores são formados para ensinar na modalidade a distância.Desse modo, procuramos através de entrevistas semiestruturadas e dos inquéritos aplicados aos docentes da Unidade Académica de Educação a Distância da Universidade Estadual da Bahia (UNEAD) abranger esse contexto. No que concerne às principais conclusões do nosso estudo é importante salientar: (i) A ausência de formação inicial docente para atuar na modalidade a distância; percebe-se, pois, que os cursos de licenciaturas no Brasil não promovem a formação do professor para atuar na modalidade a distância; (ii) Verificou-se também, que apesar de um amplo lastro regulatório, a EaD no Brasil se mostra carenciada de políticas públicas que fomentem a formação do docente para atuar a distância, seja esta, na formação inicial quanto na formação continuada; (iii) Os professores, geral-mente, não possuem formação para além daquela que a prática e o estudo pessoal lhes confere; (iv) Em geral, os professores recebem algum tipo de treinamento em contexto de trabalho desenvolvido pela IES onde lecionam, para ministrarem os modelos dos seus cursos; (v) A falta de um planejamento institucional prévio para a ação formativa desenvolvida para seus docentes e corpo técnico/administrativo; (vi) Notamos um amplo número de competências exigidas para o docente a distância para além dos que, normalmente, são exigidos no momento de contratação; (vii) Verificou-se também que, geralmente, os docentes sentem necessidade de frequentar mais do que uma formação para trabalhar na EaD; (viii) Que o domínio tecnológico ainda é um entrave para muitos professores nesse contexto; (ix) No seguimento dessas constatações, consideramos que a falta de formação inicial para a docência a distância constituí um entrave para práticas mais seguras e, consequentemente, para o desenvolvimento do processo educativo nessa modalidade.
The present study focuses on the analysis of teacher training for distance learning in Brazil. It is developed in two parts: the first is theoretical and normative-legal, and the sec-ond is based on empirical studies. In the first part, we carried out a wide revision of the literature on which this work is based, in order to support the historical context presented here, both with respect to distance education and its generations and concepts, and in the analysis of Brazilian legislation on distance education. In this sense, in addition to the detailed analysis of the legal norms that have support-ed distance education for 90 years in Brazil, we also sought to understand its implications in the current scenario of education. In the second part, we adopted a research position framed in the mixed methods in which two studies (qualitative and quantitative) were de-veloped and applied concomitantly, with the aim of understanding how teachers are trained to teach in the distance learning modality.In this way, we sought through semi-structured interviews and surveys applied to the teachers of the Distance Education Academic Unit of the State University of Bahia (UNEAD) to cover this context. With regard to the main conclusions of our study it is im-portant to note: (i) The absence of initial teacher training to work in the distance education modality; it is perceived, therefore, that the undergraduate courses in Brazil do not promote teacher training to work in the distance education modality; (ii) It was also verified that, despite a broad regulatory framework, DL in Brazil lacks public policies that promote the training of teachers to work at a distance, both in initial and continuing education; (iii) Teachers generally do not have training beyond their day to day practice and personal study; (iv) In general, teachers receive some type of on-the-job training developed by the Higher Education Institute where they teach, to teach the models of their courses; (v) There is lack of prior institutional planning for the formative action developed for its faculty and technical/administrative staff; (vi) We noted a large number of competencies required for the distance education faculty beyond those that are normally required at the time of hiring; (vii) It was also verified that, generally, teachers feel the need to attend more than one train-ing course to work in distance education (viii) that technological mastery is still an obstacle for many teachers in this context; (ix) Following these findings, we consider that the lack of initial training for distance teaching is an obstacle to safer practices and, consequently, for the development of the educational process in this field.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/114213
Rights: openAccess
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