Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114208
Title: Perceções sobre as práticas escolares através das páginas dos jornais digitais na Península Ibérica. O contributo pedagógico da imprensa digital escolar
Other Titles: Perceptions on school practices through the pages of digital newspapers in the Iberian Peninsula. The pedagogical contribution of the school digital press
Authors: Ratero, Álvaro Nieto
Orientador: Díaz, José María Hernández
Mota, Luís Carlos Martins d`Almeida
Keywords: cultura escolar; digital school newspaper; Península Ibérica; prática escolar; school culture; digital school newspaper; Península Ibérica; school practice; -; -
Issue Date: 12-Dec-2023
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_CENTRO/66591/PT 
Serial title, monograph or event: Perceções sobre as práticas escolares através das páginas dos jornais digitais na Península Ibérica. O contributo pedagógico da imprensa digital escolar
Place of publication or event: Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra
Abstract: Esta investigação intitula-se perceções sobre as práticas escolares através das páginas dos jornais escolares digitais na Península Ibérica. O contributo pedagógico da imprensa digital escolar, o que se pretendeu estudar foi as representações da comunidade escolar, em particular, do corpo docente sobre as práticas escolares, através da imprensa escolae digital quer em Espanha, quer em Portugal. Neste sentido o objetivo geral visou em interpretar e comparar as práticas pedagógicas na Península Ibérica através das representações dos estudantes, evidenciadas nas práticas escolares digitais, e avaliar a importância destas nas respetivas comunidades escolares e no desenvolvimento das suas práticas pedagógicas. Para desenvolver este objetivo geral construímos um conjunto de deze objetivos específicos que foram Neste sentido os objetivos são a) analisar nos jornais escolares digitais as representações dos alunos do ensino básico, portugueses e espanhóis, sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas salas de aula, a par das condições físicas e materiais e dos espaços de cultura e sociabilidade infantil e juvenil; b) comparar as representações dos alunos do ensino básico, portugueses e espanhóis, sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas salas de aula, bem como as condições físicas e materiais e os espaços de sociabilidade, a partir dos jornais digitais escolares.c) analisar o contributo do jornal escolar digital na divulgação dos valores europeus; d) avaliar o papel do jornal escolar digital na promoção de dimensões de uma cidadania europeia; e) caracterizar a perceção do papel dos membros da comunidade educativa na organização das práticas escolares e no desenvolvimento do projeto do jornal escolar digital.f) verificar o papel atribuído ao jornal escolar digital na alteração das práticas e rituais da ação educativa.; g) caracterizar o processo de apropriação do jornal escolar digital; h) identificar e explicitar as preocupações educativas evidenciadas nos jornais escolares; i) elucidar os interesses e ideias dos estudantes; j) analisar a receção e incorporação do jornal escolar digital nas práticas escolares; k) identificar o alcance do papel do jornal escolar digital no envolvimento dos alunos no processo educativo; l) compreender o significado do jornal escolar digital e o grau de envolvimento da comunidade educativa na sua produção; m) verificar a importância atribuída ao jornal escolar digital para a consolidação identitária de uma comunidade educativa.O estudo enquadrado numa metodologia qualitativa utilizando a estratégia de estudo de casos múltiplo para analisar e interpretar diferentes contextos escolares e, portanto, para procurar semelhanças e diferenças em termos de cultura escolar, de ambos os lados da fronteira ibérica, com base em jornais escolares digitais. A investigação empírica abrange jornais escolares em suporte digital de escolas agrupadas e não agrupadas, quer públicas, quer privadas em Portugal e Espanha, através da análise das notícias, complementada por entrevistas com os coordenadores dos jornais – professores. Os jornais escolares estavam localizados nas sub-regiões da Região de Aveiro, Região das Beiras e Serra da Estrela, Região da Beira Baixa, Região de Coimbra, Região de Leiria e Região Viseu-Dão-Lafões, e nas províncias de Ávila, Burgos, Leão, Salamanca, Segóvia, Sória, Valladolid e Zamora, através de uma amostra de conveniência. Procedeu-se ao levantamento e identificação dos jornais, e à recolha dos testemunhos dos coordenadores por meio de entrevistas semi-estruturadas. Finalmente, o tratamento das notícias e entrevistas foi efeituado com base na análise documental e análise de conteúdo. Neste sentido, foi realizada uma análise descritiva dos jornais, registando os dados em ficheiros documentais, enquanto as notícias e os testemunhos dos coordenadores foram interpretados através da análise do conteúdo. Os resultados obtidos limitam-se à realidade que pode ser vislumbrada a partir do conteúdo da amostra escolhida e, portanto, não podem ser generalizados a todos os jornais escolares.Em suma, o jornal escolar é visto como um instrumento pedagógico, mas na realidade é concebido como um instrumento de divulgação do trabalho e das atividades escolares, sendo a participação dos estudantes reduzida a contribuições de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos coordenadores do jornal, e não como um espaço para os estudantes expressarem espontaneamente as suas opiniões do cotidiano escolar.
This research is entitled Perceptions of school practices through the pages of digital school newspapers in the Iberian Peninsula. The pedagogical contribution of the digital school press, what we wanted to study was the representations of the school community, in particular, of teachers about school practices, through the digital school press in both Spain and Portugal. In this sense, the general objective was to interpret and compare the pedagogical practices in the Iberian Peninsula through the students' representations, evidenced in the digital school practices, and to evaluate the importance of these in the respective school communities and in the development of their pedagogical practices. In order to develop this general objective we constructed a set of twelve specific objectives that were In this sense the objectives are a) to analyse in digital school newspapers the representations of primary school students, Portuguese and Spanish, on the pedagogical practices developed in the classrooms, as well as the physical and material conditions and the spaces of culture and sociability of children and young people.c) To analyse the contribution of the digital school newspaper to the dissemination of European values; d) to evaluate the role of the digital school newspaper in promoting the dimensions of European citizenship; e) to characterise the perception of the role of the members of the educational community in the organisation of school practices and in the development of the digital school newspaper project.f) To verify the role attributed to the digital school newspaper in changing the practices and rituals of educational action. The purpose of this study is to characterise the process of appropriation of the digital school newspaper; h) identify and explain the educational concerns evidenced in school newspapers; i) elucidate the interests and ideas of students; j) analyse the reception and incorporation of the digital school newspaper in school practices; k) identify the extent of the role of the digital school newspaper in the participation of students in the educational process; l) understand the meaning of the digital school newspaper and the degree of participation of the educational community in its production; m) verify the importance attributed to the digital school newspaper for the consolidation of the identity of an educational community.The study is framed in a qualitative methodology that uses the multiple case study strategy to analyse and interpret different school contexts and, therefore, to look for similarities and differences in terms of school culture, on both sides of the Iberian border, based on digital school newspapers. The empirical research covers school newspapers in digital support of grouped and non-grouped schools, both public and private in Portugal and Spain, through the analysis of news, complemented by interviews with newspaper coordinators - teachers. The school newspapers were located in the sub-regions of Região de Aveiro, Região das Beiras e Serra da Estrela, Região da Beira Baixa, Região de Coimbra, Região de Leiria and Região Viseu-Dão-Lafões, and in the provinces of Ávila, Burgos, Leão, Salamanca, Segovia, Sória, Valladolid and Zamora, by means of a convenience sample. Surveys were carried out and newspapers were identified, and the testimonies of the coordinators were collected through semi-structured interviews. Finally, the news items and interviews were processed on the basis of documentary analysis and content analysis. In this sense, a descriptive analysis of the newspapers was carried out, recording the data in documentary files, while the news items and the coordinators' testimonies were interpreted by means of content analysis. The results obtained are limited to the reality that can be glimpsed from the content of the chosen sample and therefore cannot be generalised to all school newspapers.In short, the school newspaper is seen as a pedagogical tool, but in reality it is conceived as an instrument for disseminating school work and activities, and pupil participation is reduced to contributions according to the guidelines established by the newspaper coordinators, and not as a space for pupils to spontaneously express their opinions of everyday school life.
Description: Tese de Doutoramento em Estudos Contemporâneos apresentada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar
URI: https://hdl.handle.net/10316/114208
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat Login
FINAL_TESE_OUTUBRO_2023.pdf7.02 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

31
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons