Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114201
Title: Emergências Narrativas: sentidos do real em Cesário Verde, Alberto Caeiro e Manoel de Barros
Other Titles: Narrative Emergencies: the sense of reality in Cesário Verde, Alberto Caeiro and Manoel de Barros
Authors: Sêrro, Raquel Brandão do
Orientador: Reis, Carlos António Alves dos
Keywords: Alberto Caeiro; Cesário Verde; Estudos Narrativos; Lírica; Manoel de Barros; Alberto Caeiro; Cesário Verde; Lyric; Manoel de Barros; Narrative Studies
Issue Date: 3-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Emergências Narrativas: sentidos do real em Cesário Verde, Alberto Caeiro e Manoel de Barros
Place of publication or event: FLUC
Abstract: O presente trabalho constitui um estudo que parte da reflexão transmodal averiguando nos poemas de Cesário Verde, Alberto Caeiro e Manoel de Barros vestígios de narratividade. Para tal intento analisamos a obra poética completa de cada um dos referidos autores e selecionamos alguns textos para operacionalizar o aparato dos estudos narrativos no modo lírico. Dessa forma, pudemos verificar como algumas categorias e propriedades oriundas da prosa narrativa como o espaço, o tempo, o narrador, a personagem, a metalepse, entre outras – emergem desses poemas. A escolha desses autores se justifica pela linha condutora que suas respectivas obras apresentam em conjunto, evidenciando um panorama da lírica moderna de língua portuguesa. Nessa trajetória percebemos a originalidade e complexidade da obra de Cesário Verde que, ainda hoje, tem sua poesia sucessivamente remetida para uma posição indefinida; foi só através de outras poéticas, como a de Alberto Caeiro, que pudemos esclarecer o papel crucial da obra cesárica para a lírica. Já o heterônimo de Fernando Pessoa é convocado nesse estudo por ser a ponte temporal e estética entre Cesário Verde e Manoel de Barros, uma vez que Caeiro, de forma clara e explícita, resgata a obra de Cesário e inspira a de Barros. Ademais, assim como o autor de “O Sentimento dum Ocidental” e “O guardador de águas” Caeiro recorre às formas longas e prosaicas, à reflexão metaliterária, à revelação da tensão entre cidade e campo e à criação de imagens plasticamente elaboradas em seus poemas. Para além disso, diversos outros temas – caros à lírica moderna – aproximam esses três poetas. Contudo, foi na sofisticação no uso dos recursos narrativos que pudemos acompanhar as respostas estéticas que estes poetas formularam às novas situações que foram germinando no decorrer do tempo, até culminarmos na poética de Manoel de Barros. O poeta brasileiro mimetiza através de sua poesia a realidade do homem cindido em meio a uma cultura fragmentária, e essa ideia de desconstrução do sujeito histórico uno é internalizada em sua obra através de suas personagens – que estão constantemente em processo de mutação. Por fim, a leitura desses poemas pelo viés dos Estudos Narrativos possibilitou verificar até que ponto existe uma relação dialética entre o modo narrativo e o realismo – como representação do real – uma vez que é através dessa contaminação modal que a lírica se torna capaz de nos contar uma história: a história da obra de arte como autoconsciência humana que permite ao poeta olhar o seu tempo através do seu objeto de criação. Nesse processo reflexivo do real o leitor atualiza o poema no ato da leitura e também pode ver, na tessitura dos versos, a sua própria historicidade circunstancial. Nessa abordagem o leitor pode superar o encantamento estético provocado pelo ritmo e metáforas do poema e adentrar em suas dimensões éticas – que em nada perdem em eficácia estética e representativa, das de um romance.
The present work is constituted by a study that departs from a transmodal reflection investigating traces of narrativity in the poetry of Cesário Verde, Alberto Caeiro, and Manoel de Barros. To do so, we analyze the whole poetical work of each one of the authors, selecting some specific texts in order to operationalize the narrative studies apparatus in the lyric mode. Thus, we were able to perceive the ways in which some categories and properties derived from narrative prose such as time, space, narrator, character, metalepsys, among others – emerge from these poems. The selection of these authors is justified by the conducing thread presented by their respective works as a set, making evident a Portuguese language modern lyric landscape. Through this process we are able to perceive the originality and complexity of Cesário Verde’s work, which continues even in our time to occupy an indefinite place; and it was only possible to assess its crucial role in the lyric form through the comparison to different poetics, such as Alberto Caeiro’s. Fernando Pessoa’s heteronym is evoked in this study as the temporal and aesthetic bridge between Cesário Verde and Manoel de Barros, once Caeiro, clearly and explicitly, recovers Cesário’s work and inspires Barros. Moreover, just as the author of “O Sentimento dum Ocidental” [The Feeling of a Westerner] and “O guardador de águas” [The keeper of waters] Caeiro resorts to the long and prosaic forms, to metaliteraty relection, to the tensions between the countryside and the city, and to the creation of plastically elaborate images in his poems. And in addition to this, several other themes – related do modern lyrical form – keep these three authors close to one another. However, it was in the sophistication of the narrative resources usage that we were able to follow the aesthetic responses that these poets formulated to the new situations that were sprouting in the course of time, until we culminate in the poetics of Manoel de Barros.The Brazilian poet mimics through his poetry the reality of the split man in the midst of a fragmentar, culture and the deconstruction of the historical subject idea is internalized in his work through his characters - who are constantly in a mutation process. Finally, the reading of these poems through the perspectives of Narrative Studies made it possible to verify the extent to which there is a dialectical relationship between narrative and realism – as a representation of the real – since it is through this modal contamination that lyrical becomes capable of tell a story: the history of the work of art as human self-consciousness that allows the poet to look at his time through his creative object. In this reflective process of the real the reader updates the poem in the act of reading and also can see, in the texture of the verses, its own circumstantial historicity. In this approach the reader can overcome the aesthetic enchantment provoked by the poem’s rhythm and metaphors and enter into its ethical dimensions - which do not fail at all their aesthetic and representative efficacy when in comparison to those of a novel.
Description: Tese de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/114201
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat
Tese Raquel Brandão do Sêrro Final.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

4
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons