Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/113766
Title: | o lugar da consciÊncia cultural crÍtica na aula de lÍngua (materna ou não materna) | Other Titles: | critical cultural aWareness role in language teacHing | Authors: | Fernandes, Anabela dos Santos | Keywords: | consciência cultural crítica; didática plural e interdisciplinar; formação de professores de língua; língua materna; língua não materna | Issue Date: | 2019 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Serial title, monograph or event: | A Formação Inicial de Professores nas Humanidades: Reflexões Didáticas. | Abstract: | Partindo do discurso e das práticas culturais, o texto procura sublinhar alguns contributos de várias áreas científicas na configuração de uma abordagem plural da Didá- tica das Línguas, tanto no contexto da língua materna como da língua não materna. Entre diversos estudos e documentos orientadores para formação de professores de língua, são descritos alguns aspetos que constituem os pressupostos do trabalho a desenvolver numa conceção nova de formação docente e discente em que se distinga o valor da consciência cultural crítica na capacidade de recriar e interpretar a realidade social. This article attempts to highlight some contributions of several scientific areas regarding a plural and interdisciplinary didactics approach in language teacher trai- ning (native language and additional language). By analysing studies and guidelines, some aspects become relevant to a new conception of languages pre-service teacher training, more specifically, the role of critical cultural awareness. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/113766 | ISBN: | 978-989-26-1701-5 | DOI: | 10.14195/978-989-26-1701-5_18 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_lugar_da_consciencia_cultural_critica.pdf | 680.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.