Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113766
Title: o lugar da consciÊncia cultural crÍtica na aula de lÍngua (materna ou não materna)
Other Titles: critical cultural aWareness role in language teacHing
Authors: Fernandes, Anabela dos Santos
Keywords: consciência cultural crítica; didática plural e interdisciplinar; formação de professores de língua; língua materna; língua não materna
Issue Date: 2019
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: A Formação Inicial de Professores nas Humanidades: Reflexões Didáticas.
Abstract: Partindo do discurso e das práticas culturais, o texto procura sublinhar alguns contributos de várias áreas científicas na configuração de uma abordagem plural da Didá- tica das Línguas, tanto no contexto da língua materna como da língua não materna. Entre diversos estudos e documentos orientadores para formação de professores de língua, são descritos alguns aspetos que constituem os pressupostos do trabalho a desenvolver numa conceção nova de formação docente e discente em que se distinga o valor da consciência cultural crítica na capacidade de recriar e interpretar a realidade social.
This article attempts to highlight some contributions of several scientific areas regarding a plural and interdisciplinary didactics approach in language teacher trai- ning (native language and additional language). By analysing studies and guidelines, some aspects become relevant to a new conception of languages pre-service teacher training, more specifically, the role of critical cultural awareness.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113766
ISBN: 978-989-26-1701-5
DOI: 10.14195/978-989-26-1701-5_18
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
o_lugar_da_consciencia_cultural_critica.pdf680.78 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

7
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.