Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113709
Title: PLE: fatores de legibilidade na retextualização literária
Authors: Machado, Ana Maria
Fernandes, Anabela
Keywords: Ensino de Português como língua estrangeira; Literatura; Adaptação literária; Compreensão textual; Plataforma online
Issue Date: 2019
Serial title, monograph or event: Brazilian English Language Teaching Journal — BELT
Volume: 10
Issue: 1
Abstract: O projeto de Literatura no Ensino de Português como Língua Estrangeira (LEPLE) tem como principal objetivo preencher um vazio didático no contexto nacional, com a introdução da leitura extensiva de contos retextualizados da literatura portuguesa dos séculos XIX-XXI, no nível de iniciação do ensino de Português como língua estrangeira. Esta experiência de leitura favorece a aprendizagem da língua, a educação literária do aluno e o reconhecimento da cultura em que se inscreve a língua-alvo. Numa primeira fase do projeto, testou-se o modelo com o resumo simplificado da novela O Senhor Ventura (1943/1985), de Miguel Torga, em situação de ensino formal do nível A1. Esta experiência teve como objetivo identificar as condições de legibilidade do texto, bem como as principais dificuldades de compreensão, de forma a estabelecer uma versão definitiva. Aferida a retextualização, identificaram-se as palavras que careciam de anotação e procedeu-se à seleção das imagens e à construção de um questionário destinados a favorecer a descodificação lexical e a compreensão textual.
The “Literature in Portuguese Foreign Language Teaching” project aims to introduce extensive reading of simplified versions of literary texts (19th-21th century) in the first stage (Beginners Level) of Portuguese as a Foreign Language courses. Using a literature-based approach to language learning as a potential source of cultural input enhances learners’ creativity. During the project’s first phase, we tested a simplified sample of the novel O Senhor Ventura (1943/1985), from Miguel Torga, in the context of formal learning, in order to assess the suitability of the text for this particular language proficiency level. After collecting data and considering students’ needs, we have selected notations and pictures and we have built a questionnaire that will contribute to the improvement of their reading and comprehension skills.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113709
ISSN: 2178-3640
DOI: 10.15448/2178-3640.2019.1.33283
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
admin,+11+BELT+v10n1-e33283+-+final2.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

27
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

9
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons