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https://hdl.handle.net/10316/113604
Title: | Potencialidades do software na procura de consensos no ensino superior em contexto pandémico: o método Delphi | Authors: | Gomes de Almeida, Joana Peixoto, Paulo Pinto Albuquerque, Cristina Maria |
Keywords: | Consenso; Debate; Delphi; Ensino superior; Software | Issue Date: | 2022 | metadata.degois.publication.title: | Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social | metadata.degois.publication.volume: | 8 | metadata.degois.publication.issue: | 1 | Abstract: | Contexto e Objetivo: De que modo o software se pode constituir como instrumento da facilitação metodológica perante restrições à pesquisa de campo durante uma pandemia? Porque é importante buscar consensos em momentos de
exacerbação e de radicalização de opiniões e de comportamentos? Estas duas questões foram o ponto de partida para argumentarmos que o software potencia e acelera a investigação em contextos de confinamento e que ajuda a formar consensos em momentos de rutura, permitindo identificar desafios e propor soluções para problemas fraturantes. Para tal, utiliza-se o exemplo de um estudo que está em curso na Universidade de Coimbra (UC) que visa produzir recomendações que a UC poderá adotar para estruturar modelos educativos que respondam aos desafios de uma sociedade pós-COVID. Método: O estudo adotou o princípio da auscultação de “testemunhos privilegiados”, selecionando como objeto empírico estudantes, diretores (ou subdiretores) das Unidades Orgânicas, e docentes de todas as áreas científicas da UC. O estudo apostou numa metodologia intensiva, que conseguisse recolher informação qualitativa detalhada que potenciasse não apenas o debate, mas também a modelação de propostas e soluções inovadoras — o método Delphi. Resultados: O método Delphi apresentou-se como um método vantajoso face ao cenário atual de provável intermitência pandémica. A grande vantagem da utilização do método Delphi (usando o software Welphi) foi permitir colocar agentes geograficamente dispersos em diálogo, reforçando os mecanismos de governança democrática na futura conceção de recomendações que afetam toda a comunidade académica. Conclusão: O software facilita bastante a análise, especialmente a nível quantitativo. No entanto, quando se está perante um grupo heterogéneo, é necessário assegurar que as áreas minoritárias não são desvalorizadas. Para tal, é importante assegurar que o primeiro questionário seja de resposta livre e que os comentários sejam cuidadosamente analisados. Background and Aim: How can software become an instrument of methodological facilitation in the face of restrictions to field research such as those brought about by the pandemic? Why is it important to seek consensus in times of exacerbation and radicalization of opinions and behaviors? These two questions were the starting point for arguing that software powers and accelerates research in contexts of confinement, and it helps to form consensus in moments of rupture, allowing challenges to be identified and solutions to fracturing problems to be proposed. To this end, it uses the example of a study currently being carried out at the University of Coimbra (UC), aiming to produce recommendations that the UC could adopt to structure educational models that respond to the challenges of a post- COVID society. Method: The study adopted the principle of listening to “privileged testimonies,” selecting as empirical object students, directors (or sub-directors) of faculties, and teachers from all scientific areas in UC. The study invested in an intensive methodology that could collect detailed qualitative information to enhance the debate and shape innovative proposals and solutions — the Delphi method. Results: The Delphi method appeared to be an advantageous method in view of the current scenario of probable pandemic intermittency. The great advantage of using the Delphi method (and the Welphi software) is that it allowed geographically dispersed agents to engage in dialogue, reinforcing the mechanisms of democratic governance in the future design of recommendations affecting the entire academic community. Conclusion: The software facilitates analysis considerably, especially at the quantitative level; however, when faced with a heterogeneous group, it is necessary to ensure that minority areas are not devalued. To this end, it is important to ensure that the first questionnaire of the methodology assumes a free-response form and that comments are carefully analyzed. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/113604 | ISSN: | 21834938 | DOI: | 10.31211/rpics.2022.8.1.232 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
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