Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113567
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFERNANDES, JOÃO LUÍS-
dc.contributor.authorFranca, Margarida Maria Fernandes Henriques da Cunha Miranda da-
dc.contributor.authorMARTINS, RUI-
dc.date.accessioned2024-02-22T10:20:59Z-
dc.date.available2024-02-22T10:20:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2317-4161pt
dc.identifier.issn1413-3342pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113567-
dc.description.abstractOs midia, as novas tecnologias e as redes sociais, encontram-se no epicentro da comunicação que tanto pode promover valores religiosos de partilha, cooperação e afetividade civilizacional, como podem ser instrumentalizados por leituras mais radicalizadas que apelam a atitudes identitárias extremistas. Este é o domínio dos grupos terroristas que assentam a sua ideologia em leituras enviesadas dos textos sagrados e promovem mensagens de violência e ódio. A resposta a esta radicalização deve passar também pela comunicação e por uma diplomacia cultural que promova a paz.pt
dc.description.abstractMedia, new technologies and social networks are at the epicenter of communication that can both promote religious values of sharing, cooperation, and civilizational affectivity, as can be instrumented by more radical readings that appeal to extremist identity attitudes. This is the domain of terrorist groups who base their ideology on skewed readings of sacred texts and promote messages of violence and hate. The response to this radicalization must also include communication and a cultural diplomacy that promotes peace.pt
dc.description.abstractLos media, las nuevas tecnologías y las redes sociales, se encuentran en el epicentro de la comunicación que tanto puede promover valores religiosos de compartición, cooperación y afectividad civilizadora, como pueden ser instrumentalizados por lecturas más radicalizadas que apelan a actitudes de identificación extremista. Este es el dominio de los grupos terroristas que asientan su ideología en lecturas sesgadas de los textos sagrados y promueven mensajes de violencia y odio. La respuesta a esta radicalización debe pasar también por la comunicación y por una diplomacia cultural que promueva la paz.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectradicalismos religiosospt
dc.subjectterrorismopt
dc.titleGEOGRAFIA DO PODER, ATORES TRANSNACIONAIS E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE RADICALIZAÇÃO RELIGIOSApt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage149pt
degois.publication.lastPage161pt
degois.publication.issue44pt
degois.publication.titleEspaço e Culturapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.12957/espacoecultura.2018.47357pt
dc.date.embargo2018-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.author.orcid0000-0002-3892-6170-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
admin_depext,+7+-+Margarida+França+-+Versão+Final.pdf428.34 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

23
checked on Jul 24, 2024

Download(s)

6
checked on Jul 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons