Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113450
Title: Educação integral e o sucesso escolar na perspectiva dos intervenientes do Programa Mais Educação
Authors: Pinheiro, Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo 
Pinheiro, Alfredo Bravo Marques 
Ferreira, António Gomes 
Keywords: Programa mais educação; sucesso escolar; desenvolvimento integral
Issue Date: 2021
Serial title, monograph or event: Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Abstract: A tão proclamada busca pelo rendimento escolar e a melhoria da qualidade do ensino tem suscitado políticas públicas de educação que pretendem obter resultados rápidos, normalmente sujeitos a tratamentos meramente quantitativos, com investimentos e mobilização de recursos quase sempre escassos, sob a orientação da eficiência e de lógicas de funcionamento assente parcerias ou recrutamento de profissionais provisórios. É, assim, natural que o Programa Mais Educação também tenha sido apreciado nesta perspectiva. A experiência escolar tem evidenciado que a participação da família é de fundamental importância para a melhoria do desempenho escolar e para o desenvolvimento social das crianças, especialmente porque a interação mais amiúde entre os professores e os pais contribui para a formação de um indivíduo autônomo. Neste contexto, a presente comunicação tem como objetivo discutir as principais mudanças registradas em relação ao sucesso do aluno com o desenvolvimento do Programa Mais Educação. Os dados apresentados resultam de um estudo bibliográfico e documental, com base em periódicos e relatórios oficiais publicados e, no estudo das percepções de diferentes atores envolvidos com o Programa em seis escolas no município de Cachoeiro de Itapemirim, ES, Brasil, pioneiras na sua execução. Os resultados evidenciam a necessidade de se repensar o processo de aprendizagem dos estudantes pertencentes e não pertencentes ao Programa, por meio de uma concepção renovada do processo educativo, que potencie as aprendizagens e vivências diárias, que valorize a pluralidade de saberes, contribuindo assim para a melhoria das aprendizagens formais, como para a promoção do desenvolvimento humano e integral desses estudantes.
The much-proclaimed search for academic performance and the improvement of the quality of teaching has given rise to public education policies that aim to obtain quick results, normally subject to merely quantitative treatments, with investments and mobilization of almost always scarce resources, under the guidance of efficiency and operating logics based on partnerships or recruitment of temporary professionals. It is, therefore, natural that the More Education Program was also appreciated from this perspective. The school experience has shown that family participation is of fundamental importance for improving school performance and for the social development of children, especially because the interaction between teachers and parents more often contributes to the formation of an autonomous individual. In this context, this communication aims to discuss the main changes registered in relation to the student's success with the development of the More education Program. The data presented are the result of a bibliographic and documentary study, based on published journals and official reports, and the study of the perceptions of different actors involved with the Program in six schools in the municipality of Cachoeiro de Itapemirim, ES, Brazil, pioneers in its implementation. The results show the need to rethink the learning process of students belonging and not belonging to the Program, through a renewed conception of the educational process, which enhances learning and daily experiences, which values the plurality of knowledge, thus contributing to the improvement of formal learning, as well as for the promotion of human and integral development of these students.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113450
ISBN: 978-989-8525-71-0
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
ATAS_XVI_CIGPP-2021fg.pdf375.57 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

16
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.