Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113425
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias-Trindade, Sara-
dc.contributor.authorFerreira, António Gomes-
dc.contributor.authorMoreira, José António-
dc.date.accessioned2024-02-19T18:16:53Z-
dc.date.available2024-02-19T18:16:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn18094031pt
dc.identifier.issn18094309pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113425-
dc.description.abstractAtualmente, o discurso sobre o uso de Tecnologias em ambientes educativos tem estado cada vez mais presente nos estudos sobre Educação. O uso de Tecnologias na Educação não é uma realidade recente, e a evolução dos meios tecnológicos veio modificar de forma significativa o ato de ensinar, sendo a Tecnologia cada vez mais reconhecida, também, como potenciadora das aprendizagens. Este trabalho, em estreita ligação entre História e Educação, visa apresentar uma revisão sistemática da literatura a partir da análise qualitativa de periódicos dos principais Liceus portugueses sobre o uso da Tecnologia no contexto educativo português desde o dealbar do século XX até ao início do ensino computorizado, enquadrado numa visão internacional, numa perspetiva coetânea do uso e da forma de apropriação da Tecnologia nas escolas portuguesas. As principais conclusões deste estudo indiciam uma introdução da Tecnologia na escola portuguesa que segue a disseminação concretizada noutros países, em particular nos EUA, porém, sugerindo uma lenta difusão, com uma utilização essencialmente esporádica, fruto da escassez de recursos e pouca aposta em formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectHistória da Educaçãopt
dc.subjectTecnologia educativapt
dc.subjectEvolução da tecnologia educativapt
dc.titlePanorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizadopt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage1pt
degois.publication.lastPage20pt
degois.publication.titlePráxis Educativapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.5212/PraxEduc.v.16.17294.044pt
degois.publication.volume16pt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-5927-3957-
crisitem.author.orcid0000-0002-3281-6819-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
praxiseducativa%2C+44+-+Artigo+Sara+et+al_24+mar+2021.pdf332.1 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

45
checked on May 8, 2024

Download(s)

11
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons