Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113052
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dc.contributor.advisorMenezes, Paulo Jorge Carvalho-
dc.contributor.authorMarques, André Gameiro-
dc.date.accessioned2024-02-05T23:01:00Z-
dc.date.available2024-02-05T23:01:00Z-
dc.date.issued2023-07-25-
dc.date.submitted2024-02-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113052-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractUma das principais razões pelas quais os idosos consultam um médico é devido a sintomas devertigem e sensação de desequilíbrio. Estes sintomas podem muitas vezes ser atribuídos a problemas no sistema vestibular, que desempenha um papel crucial na estabilidade e do equilíbriode todo o corpo. Para ajudar a aliviar estes sintomas e melhorar o equilíbrio, é frequentementerecomendada uma terapia de reabilitação vestibular. A reabilitação vestibular envolve normalmente uma série de exercícios concebidos para melhorar o funcionamento do sistema vestibular.Estes exercícios podem incluir movimentos da cabeça, movimentos dos olhos, treino do equilíbrioe exercícios de coordenação. Os exercícios são adaptados às necessidades específicas de cada indivíduo e destinam-se a melhorar gradualmente o seu equilíbrio, a reduzir os seus sintomas e aaumentar a sua qualidade de vida global. Para serem verdadeiramente eficazes, estes exercíciosdevem ser efectuados várias vezes por dia, durante um período de até vários meses. Uma vezque estes exercícios são concebidos para desafiar repetidamente os sistema vestibular, os doentesdeixam frequentemente de os fazer, queixando-se de que são desconfortáveis e monótonos. Aintegração dos Jogos Sérios (SG) e da Realidade Virtual (RV) na reabilitação vestibular ofereceuma potencial solução para este problema. Ao criar ambientes imersivos e interactivos, os pacientes podem realizar os mesmos exercícios prescritos, mas de uma forma muito mais cativantee estimulante. Esta dissertação propõe o desenvolvimento de três ambientes de jogo distintos,cada um com os seus próprios objectivos e metas. Todos os três jogos têm como finalidade guiaro paciente para a realização dos exercícios de cabeça, olhos e corpo associados à terapia vestibular de uma forma mais leve, divertida e com propósito. O terapeuta pode optar por deixar opaciente jogar os jogos sozinho ou ter um papel ativo no controlo do nível de dificuldade e doconteúdo do jogo.por
dc.description.abstractOne of the primary reasons that elderly individuals visit a doctor is due to symptoms of vertigoand feelings of imbalance. These symptoms can often be attributed to issues within the vestibularsystem, which plays a crucial role in maintaining posture and balance throughout the body. Tohelp alleviate these symptoms and improve balance, vestibular rehabilitation therapy is oftenrecommended. Vestibular rehabilitation typically involves a series of exercises that are designedto improve the function of the vestibular system. These exercises may include head movements,eye movements, balance training, and coordination exercises. The exercises are tailored to theindividual’s specific needs and are designed to gradually improve their balance, reduce theirsymptoms, and increase their overall quality of life. To be truly effective, these exercises shouldbe done multiple times daily, over a period of several months. Since these exercises are designedto be repetitive challenges to vestibular and balance systems, patients will often stop doingthem complaining that they are uncomfortable and monotonous. The integration of SeriousGames(SGs) and Virtual Reality (VR) in vestibular rehabilitation offers a potential solutionto this problem. By creating immersive and interactive environments, patients can performthe same exercises as prescribed but in a more captivating and engaging way. This dissertationproposes the development of three separate game environments, each with its own objectives andgoals. All three games aim to direct the patient to perform the head, eye, and body exercisesassociated with vestibular therapy in a light, joyful, and purposeful way. The therapist canchoose to let the patient play the games alone or take an active role in controlling the game’sdifficulty level and content.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectDesequilíbriopor
dc.subjectReabilitação Vestibularpor
dc.subjectJogos Sériospor
dc.subjectRealidade Virtualpor
dc.subjectImbalanceeng
dc.subjectVestibular Rehabilitationeng
dc.subjectSerious Gameseng
dc.subjectVirtual Realityeng
dc.titleVirtual Reality Application For Vestibular Stimulationeng
dc.title.alternativeAplicação de realidade virtual para estimulação vestibularpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEEC-
degois.publication.titleVirtual Reality Application For Vestibular Stimulationeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203393260-
thesis.degree.disciplineEngenharia Electrotécnica e de Computadores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMarques, André Gameiro::0009-0000-7366-7285-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriNunes, Urbano José Carreira-
uc.degree.elementojuriBarreto, João Pedro de Almeida-
uc.degree.elementojuriMenezes, Paulo Jorge Carvalho-
uc.contributor.advisorMenezes, Paulo Jorge Carvalho::0000-0002-4903-3554-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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