Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112991
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Vânia-
dc.date.accessioned2024-02-05T09:28:04Z-
dc.date.available2024-02-05T09:28:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112991-
dc.description.abstractÉ usual dizer-se que o trabalho nas artes é, por natureza, colaborativo. Indagamos: essa asserção inclui os trabalhadores da cultura que não são artistas? De que modo é que produtores e gestores culturais experienciam, no seu trabalho, o desígnio colaborativo? Neste artigo, o nosso propósito é iluminar discrepâncias discursivas e práticas na área da cultura; especificamente, no domínio da gestão e produção de artes performativas. Procuramos, igualmente, relacionar as dinâmicas de colaboração analisadas com o contexto de crise pandémica, que marca, indelevelmente, o tempo actual. Questionaremos se essa situação aguda de crise e de incerteza poderá funcionar como acelerador de mudança nos modos e nas práticas de produção e gestão cultural, para tal perscrutando, necessariamente de forma preliminar, alguns sinais nos discursos públicos emergentespt
dc.description.sponsorshipt is often said that artistic work is naturally collaborative. Here, we examine whether that a rmation includes art workers who are not artists. In what ways do producers and cultural managers experience collaboration? In this article, we aim to shed light on practical and discursive inconsistencies regarding collaboration in the field of performing arts, with a special focus on production and management. We will also attempt to establish links between the collaborative dynamics in focus and the inescapable context of the Covid-19 pandemic. Through a close examination of emergent public discourses, we will discuss whether the extraordinary circumstances brought about by the pandemic could eventually lead to an acceleration of change in established ways of producing and managing performing arts.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectGESTÃO CULTURALpt
dc.subjectARTES PERFORMATIVASpt
dc.subjectCOLABORAÇÃOpt
dc.subjectMODELOS ALTERNATIVOS DE ORGANIZAÇÃOpt
dc.titleA colaboração nas artes do ponto de vista da produção e gestão cultural: entre a invisibilidade e o desejo de mudançapt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage53pt
degois.publication.lastPage62pt
degois.publication.issue12pt
degois.publication.titleRevista de História da Artept
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.34619/a5et-leblpt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RHA_W12shdh.pdf167.57 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

18
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

7
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.