Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112965
Title: O impacto da predisposição para confiar na predisposição em ceder informação pessoal via APP do banco: o papel mediador da confiança na APP.
Other Titles: The impact of the predisposition to trust on the predisposition to provide personal information via bank's APP: the mediating role of trust in the APP.
Authors: Oliveira, Timóteo Bonito de
Orientador: Bairrada, Cristela Maia
Keywords: Willingness to trust; Trust in the APP; Intention to share personal information via the APP; Banking services; Predisposição para confiar; Confiança na APP; Intenção de partilhar informação pessoal via APP; Serviços bancários
Issue Date: 6-Dec-2023
Serial title, monograph or event: O impacto da predisposição para confiar na predisposição em ceder informação pessoal via APP do banco: o papel mediador da confiança na APP.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Purpose: This dissertation aims to study the impact of the predisposition to trust on the predisposition to provide personal information via the bank's APP. This research also aims to study whether trust in the APP mediates the previous relationship.Design/Methodology/Approach: The conceptual model composed of the variables under study was designed in this dissertation, and then used an online questionnaire, which would be open to anyone who wanted to take part. The only condition was that the participant used a banking APP. A total of 253 responses were obtained, which were then analyzed using the structural equation model.Findings: The results show that Predisposition to trust has an impact on Trust in the bank's APP and that Trust in the bank's APP has a direct and positive impact on Intention to share personal information via the APP. It is also concluded that Predisposition to trust has an impact on Intention to share personal information via APP and that Trust in the bank's APP mediates the relationship between Predisposition to trust and Intention to share personal information via APP.Research Limitations/Implications: A large proportion of the respondents represented a very specific age and social group, with 71.1% of respondents aged between 18 and 29, and 34.3% having attended university. The geographical aspect, characterized by a reality in the central part of the country, does not represent other realities that could serve as a basis for developing this study further.Practical Implications: This study can help banks understand what aspects need to be considered when developing banking applications to improve the customer/bank relationship.Originality/Value: For the first time in the banking sector, this study examined the chain of relationships established between Predisposition to Trust, Trust in the APP and Intention to Share Personal Information via the APP.
Objetivo: Esta dissertação tem como objetivo estudar o impacto da predisposição para confiar na predisposição em ceder informação pessoal, via APP do banco. Este trabalho de investigação também visa estudar se a confiança na APP medeia a relação anterior.Design/metodologia/abordagem: Um modelo concetual composto pelas variáveis em estudo foi concebido nesta dissertação, para depois recorrer a um questionário online, cuja realização estaria aberta a todos aqueles que quisessem participar. A única condição seria a do participante fazer uso de uma APP bancária. Foram obtidas 253 respostas, que foram posteriormente analisadas com recurso ao modelo de equações estruturais.Resultados: Os resultados mostram-nos que a Predisposição para confiar impacta na Confiança na APP do banco e que a Confiança na APP do banco tem um impacto direto e positivo na Intenção de partilhar informação pessoal via APP. Também se conclui que a Predisposição para confiar impacta na Intenção de partilhar informação pessoal via APP e que a confiança na APP do banco media a relação entre a Predisposição para confiar e a Intenção de partilhar informação pessoal via APP.Limitações /implicações da pesquisa: Uma boa parte dos respondentes representava uma faixa etária e social muito específicas, sendo que 71,1 % dos respondentes tinham entre 18 e 29 anos, e 34,3 % tinham frequência universitária. O aspeto geográfico, caracterizado por uma realidade da zona centro do país não representa outras realidades que poderiam servir de base para desenvolver mais este estudo. Implicações práticas: Este estudo pode ajudar os bancos a perceber quais são os aspetos a ter em conta no desenvolvimento de aplicações bancárias para melhorar a relação cliente/banco.Originalidade/Valor: Este estudo estudou pela primeira vez, no setor bancário, a cadeia de relações estabelecidas entre Predisposição para confiar, Confiança na APP e Intenção de partilhar informação pessoal via APP.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/112965
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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