Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112568
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA INFANTA DONA MARIA TURMA C DO 7º ANO, NO ANO LETIVO 2022/2023 O FEEDBACK PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA NA LECIONAÇÃO
Other Titles: REPORT OF TEACHER TRAINIG DEVELOPED AT INFANTA DONA MARIA SCHOOL, 7th GRADE, CLASS C, IN THE ACADEMIC YEAR 2022/2023 PEDAGOGICAL FEEDBACK IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES: EXPERIENCE IN TEACHING
Authors: Garcia, João Bernardo Vieira
Orientador: Mesquita, Maria Luísa Ferreira de
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Estagiário-docente; teacher training; Physical Education; Intern-teacher
Issue Date: 14-Jul-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA INFANTA DONA MARIA TURMA C DO 7º ANO, NO ANO LETIVO 2022/2023 O FEEDBACK PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA NA LECIONAÇÃO
Place of publication or event: Escola Secundária Infanta Dona Maria, Coimbra
Abstract: Este relatório apresenta o resultado de um estágio pedagógico realizado como parte do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio foi realizado na Escola Secundária Infanta Dona Maria, com a turma C do 7º ano de escolaridade, durante o ano letivo de 2022/2023.Durante o estágio pedagógico foi possível aplicar todo o conhecimento teórico adquirido ao longo da formação acadêmica. A transição de aluno para professor foi desafiadora, porém muito gratificante, uma vez que pude colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Além disso, o estágio proporcionou uma oportunidade de desenvolver habilidades pedagógicas, de liderança e de gestão, essenciais para a profissão de docência. O relatório descreve as atividades práticas desenvolvidas diariamente na escola, bem como as decisões, sucessos e fracassos experimentados durante o estágio. Abrange as fases de planeamento, realização e avaliação das atividades, todas elas sempre com o objetivo de garantir o sucesso, a evolução dos alunos e a sua aprendizagem, além de mostrar a nossa participação na vida escolar.O relatório está dividido em quatro grandes áreas: área 1 - atividades de ensino-aprendizagem, área 2 - atividades de organização e gestão escolar, área 3 - projeto e parcerias educativas, e área 4 - atitude ético-profissional. Cada uma dessas áreas é discutida em detalhes no relatório, proporcionando uma compreensão abrangente das atividades realizadas durante o estágio.Além disso, o relatório apresenta um estudo aprofundado sobre um tema problema específico, que tem como objetivo investigar o feedback prestado pelo professor estagiário nas aulas de educação física e posteriormente uma comparação com o feedback prestado por um docente com mais de dez anos de experiência. Os resultados e conclusões desse estudo também são discutidos em detalhes neste relatório.
AbstractThis report presents the outcome of a teacher training carried out as part of the Master's program in Physical Education Teaching for Elementary and Secondary Education at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The internship took place at Infanta Dona Maria Secondary School, with the 7th-grade class C, during the academic year 2022/2023.Throughout the teacher training, it was possible to apply all the theoretical knowledge acquired during the academic training. The transition from student to teacher was challenging but highly rewarding as I was able to put into practice the concepts learned in the classroom. Additionally, the internship provided an opportunity to develop pedagogical, leadership, and management skills, essential for the teaching profession.The report describes the daily practical activities carried out at the school, as well as the decisions, successes, and failures experienced during the internship. It covers the planning, implementation, and evaluation phases of the activities, all with the aim of ensuring success, student progress, and their learning, while also showcasing our involvement in school life.The report is divided into four main areas: Area 1 - teaching and learning activities, Area 2 - school organization and management activities, Area 3 - project and educational partnerships, and Area 4 - ethical and professional attitude. Each of these areas is discussed in detail in the report, providing a comprehensive understanding of the activities carried out during the internship.Furthermore, the report presents an in-depth study on a specific problem theme, aiming to investigate the feedback provided by the intern teacher in physical education classes, followed by a comparison with the feedback given by a teacher with over ten years of experience.The results and conclusions of this study are also thoroughly discussed in this report.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112568
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Rel_Estg2023_Joao_Garcia.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

26
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons