Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112566
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA JUNTO DA TURMA DO 7ºB NO ANO LETIVO DE 2022/2023- "ESTUDO SOCIOMÉTRICO DA TURMA 7ºB"
Other Titles: REPORT OF TEACHER TRAINING DEVELOPED AT INFANTA DONA MARIA SECONDARY SCHOOL WITH THE 7THB CLASS IN THE SCHOOL YEAR 2022/2023- "SOCIOMETRIC STUDY OF THE 7THB CLASS"
Authors: Urbano, Ana Carolina Inácio
Orientador: Mesquita, Maria Luísa Ferreira de
Keywords: Educação Física; Ensino; Estágio Pedagógico; Sociometria; Formação de grupos; Physical Education; Teaching; Teacher Training; Sociometrics; Group Formation
Issue Date: 14-Jul-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA JUNTO DA TURMA DO 7ºB NO ANO LETIVO DE 2022/2023- "ESTUDO SOCIOMÉTRICO DA TURMA 7ºB"
Place of publication or event: Escola Secundária Infanta Dona Maria
Abstract: O presente documento intitula-se de Relatório de Estágio, inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC). O Estágio decorreu na Escola Secundária Infanta Dona Maria (ESIDM) junto da turma do 7º B, sob orientação do professor Rafael Baptista e da professora Doutora Luísa Mesquita da FCDEF-UC, no ano letivo de 2022/2023.O documento encontra-se organizado em quatro capítulos, nos quais faremos uma contextualização e enquadramento da prática pedagógica desenvolvida e uma análise reflexiva acerca da mesma, finalizando com a apresentação do estudo realizado, no âmbito do tema-problema: “Estudo sociométrico da turma 7ºB”. A amostra foi constituída por um total de 28 alunos tendo o objetivo de investigar as relações interpessoais que se estabelecem dentro da turma e conseguir integrar os alunos rejeitados e isolados durante as aulas de Educação Física através da intervenção da professora. A turma foi submetida a um questionário sociométrico no início e no final do ano letivo. Através da elaboração dossociogramas verificámos diferenças em ambos os momentos, os dados estudados mostram que, continuam a ser evidenciados dois subgrupos na turma, sendo um de raparigas e um de rapazes. Nos critérios de Preferência são claras as reciprocidades que existem nos Intra subgrupos. Por outro lado, nos critérios de Rejeição as reciprocidades Inter subgrupo já não predominam. No primeiro momento, eram vários os elementos que se rejeitavam em todos os critérios, em contrapartida, no segundo momento, observámos apenas uma rejeição recíproca. O maior número de rejeições recíprocas foi demonstrado no critério social. No critério académico e desportivo ocorreu uma diminuição das rejeições recíprocas do primeiro para o segundo momento. Podemos concluir que as estratégias tiveram efeito em termos intra e intergrupais. Concluído a presente etapa, adquirimos bastantes ferramentas e instrumentos de trabalho para o nosso futuro enquanto profissionais docentes, tendo em conta as tarefas de planeamento, realização e avaliação que foram concretizadas. Confessamos que o caminho até aqui percorrido foi longo, mas cheio de experiências enriquecedoras.
This document is entitled Internship Report, which is part of the Teacher Training, as part of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education (MEEFEBS), Faculty of Sports Science and Physical Education (FCDEF), University of Coimbra (UC). The internship took place at Escola Secundária Infanta Dona Maria (ESIDM) with the class of 7th B, under the guidance of teacher Rafael Baptista and teacher Luísa Mesquita from FCDEF-UC, in the school year 2022/2023. The document is organized into four chapters, in which we will make a contextualization and framework of the pedagogical practice developed and a reflective analysis about it, ending with the presentation of the study carried out, under the theme-problem: "Sociometric study of the class 7ºB". The sample was composed of a total of 28 students with the objective of investigating the interpersonal relationships that are established within the class and manage to integrate the rejected and isolated students during the physical education classes through the intervention of the teacher. The class was submitted to a sociometric questionnaire at the beginning and end of the school year. Through the elaboration of the sociograms we verified differences in both moments, the studied data show that two subgroups continue to be evidenced in the class, being one of girls and one of boys. In the Preference criteria the reciprocities that exist in the Intra subgroups are clear. On the other hand, in the Rejection criteria, the Inter subgroup reciprocities no longer predominate. In the first moment, there were several elements that rejected each other in all criteria, on the other hand, in the second moment, we observed only one reciprocal rejection. The highest number of reciprocal rejections was shown in the social criterion. In the academic and sports criteria there was a decrease in reciprocal rejections from the first to the second moment. We can conclude that the strategies had an effect in intra- and inter-group terms. At the end of this stage, we have acquired many tools and working instruments for our future as teaching professionals, taking into account the tasks of planning, carrying out, and evaluating that were accomplished. We confess that the road traveled so far was long, but full of enriching experiences.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112566
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório de Estágio_AU.pdf8.15 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

45
checked on Jun 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons