Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112562
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 12ºD, NO ANO LETIVO DE 2022/2023 AS EMOÇÕES DOS ALUNOS FACE À INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DOS JOGOS DESPORTIVOS TRADICIONAIS
Other Titles: TEACHING TRAINING REPORT DEVELOPED AT LOUSÃ SECONDARY SCHOOL, WITH THE 12ºD CLASS, DURING THE ACADEMIC YEAR 2022/2023 STUDENTS EMOTIONS TOWARDS SOCIAL INCLUSION THROUGH THE APPLICATION OF TRADITIONAL SPORTS GAMES.
Authors: Martins, Bernardo Filipe Rodrigues
Orientador: Mesquita, Maria Luísa Ferreira de
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Formação; Investigação; Reflexão; Physical Education; Teacher Training; Training; Research; Reflection
Issue Date: 9-Oct-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 12ºD, NO ANO LETIVO DE 2022/2023 AS EMOÇÕES DOS ALUNOS FACE À INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DOS JOGOS DESPORTIVOS TRADICIONAIS
Place of publication or event: Escola Secundária da Lousã
Abstract: Este documento tem como principal objetivo apresentar o trabalho desenvolvido durante o Estágio, e enquadra-se na unidade curricular Relatório de Estágio do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária da Lousã, junto da turma D, do 12º ano de escolaridade, no ano letivo de 2022/2023.Este documento retrata todo o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, apresentando uma análise e reflexão crítica de todo este processo, desde o planeamento até às avaliações. Esta experiência foi muito enriquecedora, que contribuiu não só para a formação académica, mas principalmente para a nossa formação enquanto profissionais da área da Educação Física.Este relatório encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo retrata a contextualização da prática desenvolvida, referindo as expetativas iniciais e a caraterização do contexto. Incluí uma narrativa de vida que me levou ao momento onde estou na minha vida pessoal e profissional. O segundo capítulo é uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, ou seja, uma reflexão sobre aspetos críticos da minha intervenção e o meu percurso no estágio. Por último, o terceiro capítulo tem como objetivo o aprofundamento do Tema-Problema que representa a investigação realizada durante o ano letivo. Esta investigação teve como objetivo avaliar a influência da inclusão social de alunos com necessidades especiais nas emoções dos alunos, ao praticarem vários jogos tradicionais nas aulas de Educação Física.
The main objective of this document is to present the work developed during teacher training, which is part of the curricular unit Internship Report of the second year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The Teaching Training was held at Lousã Secondary School, with Class D, in the 12th year of schooling, during the academic year 2022/2023.This document portrays all the work developed throughout the Teaching Training, presenting an analysis and critical reflection of the entire process, from planning to evaluations. This experience was very enriching, contributing not only to my academic training but primarily to my professional development in the field of Physical Education.This report is divided into three chapters: The first chapter portrays the contextualization of the developed practice, referring to the initial expectations and the characterization of the context. I have included a life narrative that led me to the current moment in my pedagogical practice, which means it reflects on critical aspects of my intervention and my journey in teacher training.Finally, the third chapter aims to deepen into the theme-Problem that represents the research conducted during the academic year. This investigation aimed to evaluate the influence of social inclusion of students with special needs on the emotions of students when engaging in various traditional games in Physical Education classes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112562
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

13
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons