Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112557
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, Junto da Turma do 9.ºD no Ano Letivo de 2021/2022 - A Utilização do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) nas aulas de EF, para a Melhoria da Aptidão Aeróbia e Neuromuscular dos Alunos do 9.º Ano de Escolaridade
Other Titles: Teacher Training Report Developed at Escola Básica Marquês de Marialva with the Class D of the 9th Grade, in the Academic Year of 2021/2022 - The Use of High Intensity Interval Training (HIIT) in PE Classes to Improve Aerobic and Neuromuscular Fitness of 9th Grade Students
Authors: Palma, Carlos Miguel dos Santos Carulo
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; HIIT; Aptidão física; Saúde; Teacher Training; Physical Education; HIIT; Physical Fitness; Health
Issue Date: 14-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, Junto da Turma do 9.ºD no Ano Letivo de 2021/2022 - A Utilização do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) nas aulas de EF, para a Melhoria da Aptidão Aeróbia e Neuromuscular dos Alunos do 9.º Ano de Escolaridade
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Coimbra
Abstract: As Competências de analise critica, reflexão e investigação científica, podem efetivamente contribuir para um desenvolvimento profissional e pessoal de qualidade e devem ser desenvolvidas ao longo da vida. Como tal, pretende-se através deste Relatório de Estágio, fazer uma retrospetiva das vivências e aprendizagens, que resultaram da intervenção do professor estagiário, no âmbito do Estágio Pedagógico, nas várias áreas de intervenção. Todo este processo foi desenvolvido na Escola Básica Marques de Marialva, junto da turma D do 9.º ano de escolaridade, permitindo, não só, estabelecer um primeiro, e importante, contacto com todas as funções inerentes ao professor de Educação Física, mas também, com o papel de Diretor de Turma. Este documento dividir-se-á em 3 Capítulos: I - Contextualização da prática desenvolvida; II- Análise reflexiva da prática pedagógica e III - Tema-Problema. O primeiro refere-se à narrativa de vida do professor estagiário e apresenta também uma breve caracterização do contexto, onde se inseriu a prática pedagógica. No segundo capítulo pretende-se efetuar uma análise reflexiva relativamente à intervenção do professor estagiário em quatro áreas: Atividades de Ensino-Aprendizagem; Organização e Gestão Escolar; Projeto e Parcerias Educativas e Atitude Ético-Profissional. Na última parte do relatório deu-se seguimento ao Tema-Problema, que surgiu após o professor estagiário, se questionar da importância das aulas de Educação Física, quer como meio para o desenvolvimento saudável dos seus alunos, através da melhoria da sua aptidão física, quer para o ensino das modalidades desportivas e respetivas habilidades técnicas e táticas que lhes são inerentes. Perante este dilema, decidiu-se complementar, durante sete semanas, o aquecimento “tradicional”, através da adição de um protocolo de HIIT de curta duração (10 minutos), como o objetivo de perceber a sua eficácia na melhoria da aptidão física dos alunos, sem afetar os conteúdos curriculares próprios da disciplina. Os resultados do estudo indicam que, após o período de intervenção, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre o GH e o GC. Contudo, verificou-se um aumento do número de alunos do GH que passaram a enquadrar-se na Zona Saudável, o que significa que o seu desempenho melhorou nos três testes realizados (extensões de braços, impulsão horizontal e vaivém).
Critical analysis, reflection and scientific research skills can effectively contribute to quality professional and personal development and must be developed throughout life. As such, it is intended, through this Teacher Training Report, to make a retrospective of the experiences and learning that resulted from the intervention of the trainee teacher, within the scope of the Teacher Training, in the various areas of intervention. This entire process was developed at Escola Básica Marques de Marialva, with class D of the 9th grade, not only allowing for a first, and important, contact with all the functions inherent to the Physical Education teacher, but also, with the role of Class Director. This document will be divided into 3 Chapters: I - Contextualization of the developed practice; II- Reflective analysis of pedagogical practice and III – Research study. The first refers to the life narrative of the trainee teacher and also presents a brief characterization of the context, where the pedagogical practice was inserted. The second chapter intends to carry out a reflective analysis regarding the intervention of the trainee teacher in four areas: Teaching-Learning Activities; School Organization and Management; Educational Project and Partnerships and Ethical-Professional Attitude. In the last part of the report, the research study was followed up, which emerged after the trainee teacher questioned the importance of Physical Education classes, either as a means for the healthy development of his students, through the improvement of their physical fitness, or for the teaching of sports and the respective technical and tactical skills that are inherent to them. Faced with this dilemma, it was decided to complement, for seven weeks, the “traditional” warm-up, by adding a short duration HIIT protocol (10 minutes), with the objective of understanding its effectiveness in improving the physical fitness of the students, without affecting the curricular contents of the discipline. The results of the study indicate that, after the intervention period, there were no statistically significant differences between the GH and the GC. However, there was an increase in the number of GH students who started to fit in the Healthy Zone, which means that their performance improved in the three tests performed (push up, standing long jump and pacer test).
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112557
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons