Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112556
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTEVÃO, JUNTO DA TURMA A DO 8º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “PERCEÇÃO DO PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RESPETIVOS ALUNOS E ORIENTADOR, SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
Other Titles: Pedagogical internship report, developed in José Estevão Secondary School, with the class a of the 8th year, in the school year 2021/2022 "Perception of the intern teacher, his students and advisor, about pedagogical intervention in the context of physical education class"
Authors: Dias, André João Rodrigues
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Prática Pedagógica; Análise Reflexiva; Processo Ensino-Aprendizagem; Pedagogical Internship; Physical Education; Pedagogical Practice; Reflective Analysis; Teaching-learning Process
Issue Date: 7-Sep-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTEVÃO, JUNTO DA TURMA A DO 8º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “PERCEÇÃO DO PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RESPETIVOS ALUNOS E ORIENTADOR, SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
Place of publication or event: Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio Pedagógico visa a realização da análise reflexiva sobre a minha prática pedagógica supervisionada em Educação Física, realizada na Escola Secundária José Estevão, do Agrupamento de Escolas José Estevão, junto da turma A, do 8ºano de escolaridade, no ano letivo 2021/2022, correspondendo à fase final do meu percurso, no Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra.Na composição deste documento, observamos uma distribuição de três capítulos, sendo o primeiro respeitante à contextualização da prática pedagógica, o segundo referente à análise reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do processo de estágio, culminando com o terceiro pertencente ao tema-problema que foi desenvolvido durante o ano letivo, com um estudo designado de “Perceção de estagiários e respetivos alunos e orientador, sobre a intervenção pedagógica no contexto da aula de Educação Física”. Este estudo visa perceber e analisar a perceção dos intervenientes do nosso processo de ensino-aprendizagem, do contexto de estágio, observando as convergências e divergências com a minha perceção, refletindo de que modo podemos adaptar a intervenção junto dos alunos, permitindo desenvolver estratégias e capacidades favoráveis à melhoria da perceção dos intervenientes, sendo estas favoráveis para a nossa prática docente futura.PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico, Educação Física, Prática Pedagógica, Análise Reflexiva, Processo Ensino-Aprendizagem
This Pedagogical Internship Report aims to carry out the reflexive analysis on my Supervised Pedagogical Practice in Physical Education, which was carried out at the José Estevão Secondary School, from the José Estêvão School Group, with class A of the 8th year of schooling, in the school year 2021/2022, corresponding to the final phase of my career in the Master's degree in Physical Education of Primary and Secondary Education, held at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.In the composition of this document, we observe a distribution of three chapters, the first concerning the contextualization of pedagogical practice, the second referring to the reflexive analysis of pedagogical practice developed throughout the internship process, culminating in the third chapter, which belongs to the problem theme that was developed during the school year, with a study called "Perception of interns and their students and advisor, pedagogical intervention in the context of physical education class." This study aims to perceive and analyze the perception of the intervenients of our teaching-learning process, the internship context, observing the convergences and divergences with our perception, reflecting how we can adapt intervention with the students, which allows us to develop strategies and capacities favorable to the improvement of the perception of the intervenients, which are favorable for our future teaching practice.KEYWORDS: Pedagogical Internship, Physical Education, Pedagogical Practice, Reflective Analysis, Teaching-learning Process
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112556
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório de Estágio - André Dias.pdf5.41 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

13
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons