Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112554
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA DO 9ºB, NO ANO LETIVO 2021/2022 - A PERCEÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO FACE À DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Other Titles: REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE SECONDARY SCHOOL, WITH THE 9th B CLASS, IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR - SECONDARY EDUCATION STUDENTS' PERCEPTION OF THE SUBJECT OF PHYSICAL EDUCATION.
Authors: Figueiredo, João Ricardo de
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Currículo e Avaliação; Physical Education; Pedagogical Internship; Curriculum and Evaluation
Issue Date: 6-Sep-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA DO 9ºB, NO ANO LETIVO 2021/2022 - A PERCEÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO FACE À DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Place of publication or event: FCDEF
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, tendo em vista a obtenção do grau de Mestre de Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.No que diz respeito à estrutura deste documento, este encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro, será apresentada a contextualização prática desenvolvida. No segundo, será feita uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida com base nas seguintes quatro áreas de intervenção do estágio pedagógico: 1) Atividades de Ensino-Aprendizagem; 2) Atividades de Organização e Gestão Escolar; 3) Projetos e Parcerias; 4) Atitude Ético-Profissional. No terceiro capítulo será feita a apresentação do Tema-Problema. Sabe-se que currículo pode definir-se como o conjunto de experiências educativas promovidas e organizadas pela escola, que podem ocorrer dentro do espaço escolar e para além deste e produzem consequências para as aprendizagens dos alunos. A avaliação envolve ações que são condicionadas pelos vários fatores de avaliação, configurando estes a um conjunto de questões fundamentais relativas ao ato de avaliar, referindo-se essas questões a quem avalia (os agentes da avaliação), o que se avalia (professor, aluno, currículo ou programa, sistema educativo), para que se avalia (as funções a atribuir à avaliação, diagnóstica, sumativa, formativa, formadora), como se avalia (as formas de obtenção de dados), quando se avalia (forma de inserção da avaliação no processo, inicial, processual, final) e porque se avalia (a razão pela qual se realiza a avaliação, certificação, balanço, diagnóstico, ajustamento). O trabalho que se apresenta no terceiro capítulo tem como principal objetivo avaliar qual a perceção dos alunos em relação à Organização do Currículo e Avaliação de Educação Física. Os resultados obtidos apontam para um alinhamento da perceção dos alunos para com aquilo que é a realidade atual da Organização do Currículo e Avaliação em vigor e com o qual são confrontados na escola.
This report was written as part of the pedagogical internship conducted at Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School, to obtain the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools, from the Faculty of Sports Science and Physical Education.Regarding the structure of this document, it is divided into three chapters. In the first, the practical contextualization developed will be presented. In the second, a reflective analysis will be made on the pedagogical practice developed based on the following four areas of intervention of the pedagogical internship: 1) Teaching-Learning Activities; 2) School Organization and Management Activities; 3) Projects and Partnerships; 4) Ethical and Professional Attitude. In the third chapter, the Problematic Issue will be presented. It is known that curriculum can be defined as the set of educational experiences promoted and organized by the school, which can occur within the school space and beyond, and produce consequences for the students' learning. Evaluation involves actions that are conditioned by the various factors of evaluation, which are a set of fundamental questions related to the act of evaluating, referring to who evaluates (the agents of evaluation), what is evaluated (teacher, student, curriculum or program, educational system), what is being evaluated for (the functions to be assigned to the evaluation, diagnostic, summative, formative, formative), how it is evaluated (the ways of obtaining data), when it is evaluated (how the evaluation is inserted in the process, initial, procedural, final) and why it is evaluated (the reason for which the evaluation is carried out, certification, assessment, diagnosis, adjustment). The main objective of the work presented in the third chapter is to assess the students' perception of the Organization of the Curriculum and Evaluation of Physical Education. The results obtained point to an alignment of the students' perception with what is the current reality of the Organization of the Curriculum and Evaluation in force and with which they are confronted at school.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112554
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons