Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112553
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA C DO 8ºANO, NO ANO LETIVO 2021/2022
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE BASIC SCHOOL OF VILARINHO DE BAIRRO, WITH CLASS C OF THE 8TH GRADE, IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR
Authors: Oliveira, David Miguel Teixeira de
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Processo Ensino-Aprendizagem; Pedagogical Internship; Physical Education; Teaching-Learning Process
Issue Date: 7-Sep-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA C DO 8ºANO, NO ANO LETIVO 2021/2022
Place of publication or event: Agrupamento de Escolas de Anadia
Abstract: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e visa apresentar o processo desenvolvido no Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro ao longo do ano letivo 2021/2022. Neste estágio, que foi desenvolvido com a turma C do 8º ano, foram colocados em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura e do Mestrado, num contexto real de ensino.Com efeito, este relatório pretende apresentar essa prática pedagógica e, assim sendo, será realizada uma descrição de todas as decisões tomadas na função de professor estagiário e a consequente reflexão crítica. Ao longo do primeiro capítulo iremos apresentar o nosso percurso pessoal e os motivos que nos levaram a seguir a função docente. Será, igualmente, caracterizar o meio onde o estágio foi realizado. No segundo capítulo, iremos realizar uma reflexão profunda sobre a intervenção pedagógica ao longo do ano, remetendo para as quatro dimensões: atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional. Por último, no terceiro capítulo, será apresentado um estudo realizado junto das turmas do núcleo de estágio de Educação Física, no qual se pretendeu avaliar qual o impacto das férias de Natal nas capacidades físicas força e velocidade dos alunos das turmas dos professores estagiários.O desenvolvimento do estudo permitiu constatar que após uma interrupção de atividades letivas, correspondente ao período de férias de Natal, houve uma deterioração das capacidades físicas força e velocidade. O professor deve estar atendo a esta problemática para poder definir estratégias de intervenção, ajudando o aluno no processo de manutenção e/ou elevação das suas capacidades. A realização do Estágio Pedagógico permitiu vivenciar, aperfeiçoar e alcançar novas competências desenvolvidas nas diversas áreas de trabalho de um contexto escolar concreto. Estas experiências permitiram enriquecer o nosso currículo e serão extremamente importantes para o nosso futuro.
This report is part of the Master’s in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra and aims to present the process developed in the Pedagogical Internship held at the Basic School of Vilarinho do Bairro throughout the academic year 2021/2022. This internship, which was developed with the 8th grade class C, put into practice all the knowledge acquired throughout the degree and master's degree, in a real teaching context.In fact, this report intends to report this pedagogical practice and, therefore, a description and critical reflection of all the decisions taken in the role of trainee teacher will be carried out. Throughout the first chapter we will present our path and the reasons that led us to follow this path and characterize the environment where the internship took place. In the second chapter, we will carry out a deep reflection on the pedagogical intervention throughout the year, referring to the four dimensions: teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships and ethical-professional attitude. Finally, in the third chapter, a study will be presented with the classes of the Physical Education internship nucleus, in which it was intended to evaluate the impact of the Christmas holidays on the physical abilities, strength and speed of the students of the classes.The development of the study made it possible to verify that after a class interruption, corresponding to the Christmas holidays period, there was a deterioration in physical strength and speed. The teacher must be aware of these situations in order to define intervention strategies, helping the student in the process of maintaining and/or increasing his/her capacities.The achievement of the Pedagogical Internship made it possible to experience, improve and achieve new skills developed in the various work areas of a school context. Thus, all these experiences allowed us to enrich our curriculum, and will be extremely important for our future.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112553
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons