Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112552
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA N.º 2 DA PAMPILHOSA, JUNTO DA TURMA C3 DO 7.º ANO, NO ANO LETIVO 2021-2022
Other Titles: REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT THE BASIC SCHOOL N.º 2 OF PAMPILHOSA, WITH C3 CLASS OF THE 7TH GRADE, IN THE 2021-2022 SCHOOL YEAR
Authors: Rodrigues, Ema Sofia Baptista
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão Crítica; Processo de Ensino-Aprendizagem; Aprendizagens Significativas; Pedagogical Internship; Physical Education; Critical Reflection; Teaching-Learning Process; Significant Learnings
Issue Date: 8-Sep-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA N.º 2 DA PAMPILHOSA, JUNTO DA TURMA C3 DO 7.º ANO, NO ANO LETIVO 2021-2022
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, integrante do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O documento produzido assume-se como uma reflexão relativa ao processo de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica N.º 2 da Pampilhosa, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Mealhada, no ano letivo 2021/2022, junto da turma C3 do 7.º ano.Assim, o relatório produzido relata de forma reflexiva a realidade vivenciada e os desafios que surgiram ao longo do processo, tendo, como referência, o Guia de Estágio Pedagógico 2021/2022, no qual estão explícitos os objetivos gerais e específicos relativos a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético-Profissional (Área 4). Será corporizada uma reflexão aprofundada relativa a cada uma destas áreas, no que concerne às principais dificuldades sentidas e às estratégias utilizadas para a sua superação.Por último, introduziu-se um capítulo destinado ao aprofundamento do Tema-Problema, no qual se analisa e compara a Prática Motora Efetiva dos alunos em duas Unidades Didáticas distintas, destacando-se a parcela da parte fundamental, uma vez que surge como sendo bastante relevante para uma aprendizagem significativa. Os dados recolhidos evidenciam diferenças entre as Unidades Didáticas investigadas – Dança e Andebol, e, de igual forma, entre géneros.Reconhece-se que o Estágio Pedagógico – através da intervenção pedagógica, da supervisão implicada e das reflexões críticas inerentes – é uma etapa de formação necessária à formação de um professor.
This Pedagogical Internship Report appear within the Curricular Unit Internship Report, from the 2nd year of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The document produced is assumed as a reflection on the Pedagogical Internship process developed at Escola Básica Nº2 da Pampilhosa, belonging to the Agrupamento de Escolas da Mealhada, in the academic year 2021/2022, with class C of the seventh year.Thus, the report produced reflectively reports the reality experienced and the challenges that arose throughout the process, having, as a reference, the Pedagogical Internship Guide 2021/2022, in which the general and specific objectives related to four areas are explicit of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4). An in-depth reflection on each of these areas will be embodied, regarding the main difficulties felt and the strategies used to overcome them.Finally, a chapter was introduced aimed at deepening the Problem Theme, in which the Effective Motor Practice of students in two different Didactic Units is analyzed, highlighting the portion of the fundamental part, since it appears to be quite relevant to meaningful learning. The data collected show differences between the Didactic Units investigated – Dance and Handball, and, equally, between genders.It is recognized that the Pedagogical Internship - through pedagogical intervention, the supervision involved and the inherent critical reflections - is a necessary training stage for the formation of a teacher.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112552
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório_Estágio_Ema_Rodrigues.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

13
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons