Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112545
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, CANTANHEDE JUNTO DA TURMA DO 7ºLF1 NO ANO LETIVO 2022/2023 - Tempo de empenho motor em aulas de educação física – diferenças entre modalidades individuais e coletivas
Other Titles: Teacher Training REPORT DEVELOPED AT LIMA-DE-FARIA, CANTANHEDE WITH THE CLASS 7LF1 IN THE 2022/2023 LECTIVE YEAR - Time of motor commitment in physical education classes - differences between individual and collective sports
Authors: Rato, Xavier Costa
Orientador: Simões, Paulo Jorge dos Santos Nunes Valente
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Tempo de Empenho Motor; Modalidades Desportivas; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Intervention; Motor Commitment Time; Sports Modalities
Issue Date: 21-Jul-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, CANTANHEDE JUNTO DA TURMA DO 7ºLF1 NO ANO LETIVO 2022/2023 - Tempo de empenho motor em aulas de educação física – diferenças entre modalidades individuais e coletivas
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio Pedagógico resulta de todo o trabalho elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, inserido no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio foi realizado na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo de 2022/2023, junto da turma 7ºLF1.O objetivo global deste relatório é apresentar a nossa experiência de estágio, refletindo sobre as práticas desenvolvidas, as dificuldades encontradas, as aprendizagens adquiridas e as estratégias utilizadas durante o processo.Este documento está organizado em três capítulos. No Capítulo I - Contextualização da Prática Desenvolvida, apresentamos o contexto em que foi realizada a intervenção, caracterizando a escola e a turma em questão. O Capítulo II - Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, tem como objetivo realizar uma reflexão profunda sobre a nossa intervenção, e a descrição de atividades e experiências vividas, maiores dificuldades e estratégias utilizadas. O Capítulo III - Aprofundamento do Tema-Problema, surge com o objetivo de desenvolver um estudo denominado por “Tempo de Empenho Motor em aulas de educação física - diferenças entre modalidades individuais e coletivas”, com o objetivo de avaliar a diferença no tempo de empenho motor dos alunos entre modalidades desportivas coletivas e individuais em aulas de Educação Física Os resultados mostraram que os alunos apresentaram um maior tempo de empenho motor nas modalidades individuais em comparação com as coletivas. Os resultados destacam também a importância de selecionar adequadamente as modalidades desportivas para promover o tempo de empenho motor dos alunos nas aulas de educação física.Assim, este relatório assume-se como uma oportunidade para apresentarmos a nossa identidade enquanto estagiários, demonstrando competências de análise crítica, reflexão e investigação, a partir da nossa experiência de estágio, respeitando os princípios do rigor científico, da correção da escrita, da organização lógica do conteúdo e da originalidade.
This Teacher Training Report is the result of all the work carried out within the Curricular Unit of Teacher Training, included in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, Faculty of Sports Science and Physical Education, University of Coimbra. The internship took place at Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede in the school year 2022/2023, with the class 7ºLF1.The overall objective of this report is to present our internship experience, reflecting on the practices developed, the difficulties encountered, the learning acquired and the strategies used during the process.This document is organised into three chapters. In Chapter I - Contextualisation of the Practice Developed, we present the context in which the intervention was carried out, characterising the school and the class in question. Chapter II - Reflective Analysis of the Pedagogical Practice, aims to carry out an in-depth reflection on our intervention, and the description of activities and experiences, major difficulties and strategies used. Chapter III - Deepening of the Theme-Problem, emerges with the objective of developing a study named "Motor Commitment Time in physical education classes - differences between individual and collective sports", with the objective of evaluating the difference in the students' motor commitment time between collective and individual sports in Physical Education classes. The results also highlight the importance of properly selecting sports modalities to promote students' motor engagement time in physical education classes.Thus, this report is an opportunity to present our identity as trainees, demonstrating critical analysis, reflection and research skills, based on our traineeship experience, respecting the principles of scientific rigour, correctness of writing, logical organisation of content and originality.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112545
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório de Estágio Xavier Rato.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

17
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons