Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112543
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO JUNTO DA TURMA DO 7ºB NO ANO LETIVO 2022/2023 A MOTIVAÇÃO PARA A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO NO 3º CICLO
Other Titles: REPORT OF TEACHER TRAINING DEVELOPED IN BASIC SCHOOL OF VILARINHO DO BAIRRO WITH THE CLASS OF 7ºB IN THE SCHOOL YEAR 2022/2023 THE MOTIVATION FOR PHYSICAL EDUCATION CLASS: A COMPARATIVE STUDY IN THE 3RD CYCLE
Authors: Coelho, Carolina Seabra
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Ensino; Educação Física; Motivação; Aprendizagem; Processo Ensino-Aprendizagem; Teaching; Physical Education; Motivation; Learning; Teaching-Learning Process
Issue Date: 20-Jul-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO JUNTO DA TURMA DO 7ºB NO ANO LETIVO 2022/2023 A MOTIVAÇÃO PARA A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO NO 3º CICLO
Place of publication or event: Escola Básica de Vilarinho do Bairro, Agrupamento de Escolas de Anadia
Abstract: O Relatório de Estágio presente neste documento representa o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro do Agrupamento de Escolas de Anadia, na turma B do 7º ano de escolaridade. É relatado, de forma reflexiva, um conjunto de experiências vivenciadas ao longo do ano letivo 2022/2023, que contribuíram de forma fundamental para a minha formação quer pessoal quer profissional marcando o término desta etapa académica.O presente documento está estruturado em função de 4 áreas de desempenho do Estágio Pedagógico: Área 1 “Atividades de Ensino-Aprendizagem”; Área 2 “Atividades de Organização e Gestão Escolar”; Área 3 “Projetos e Parcerias Educativas” e Área 4 “Atitude Ético-Profissional”. De notar que nas áreas acima referidas foram efetuadas reflexões sobre as principais dificuldades sentidas, as estratégias adotadas e os resultados obtidos. No que diz respeito ao aprofundamento do tema-problema, apresentamos um estudo realizado na comunidade escolar da EBVB, mais especificamente no 3º ciclo, analisando a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física.Assim, este documento reflete o trabalho por nós desenvolvido e momentos vividos desde a conceção até à reflexão, passando pelo planeamento, realização e avaliação de cada ação realizada. O documento está dividido em três grandes capítulos que representam contextos diferentes. O primeiro consiste na junção de diversos aspetos sobre expetativas iniciais e história de vida bem como a caracterização do meio escolar, da comunidade, da turma que foram um pilar para a realização do Estágio. O segundo capítulo diz respeito à Análise Reflexiva da Prática Pedagógica onde é feita uma análise às quatro áreas acima referida. Aqui são referidos pontos importantes como o facto de na escola EBVB não ser necessário haver rotações de espaços isso faz com que a escolha de lecionação por blocos onde a matéria é massiva ao longo dos 3º anos deveria na nossa opinião ser substituída por blocos mais longos, apenas num ano de escolaridade. É referido também a importância da elaboração dos planos de aula e posterior reflexão sobre os mesmos de forma que seja possível o recurso a diferentes estratégias para a elaboração de um plano de aula seguinte. O uso de um quadro branco para uma instrução rápida e eficaz, a afixação das equipas no início da aula, a escolha de um aluno para realizar o aquecimento e arrumar o material, um clima que junta a disciplina com um clima positivo favorecendo boas interações professor/aluno manifestam-se como os principais responsáveis para o sucesso do ensino-aprendizagem. Por fim, o terceiro capítulo consiste no aprofundamento do tema-problema desenvolvido que consistiu num estudo sobre a motivação para a prática das aulas de Educação Física no 3º ciclo. Aqui podemos concluir que as motivações mais autodeterminadas, a motivação intrínseca e a motivação identificada sofreram uma redução significativa do 7ºano para os anos seguintes do 3ºciclo. Isto leva-nos a querer que com o avançar da escolaridade os alunos vão abordar as matérias de forma monótona e não como algo que lhes traz motivação e prazer para a prática. Isto poderia ser solucionado com a não repetição das matérias ao longo dos anos readaptando o processo de ensino optando por um planeamento que permitisse manter ou aumentar a motivação dos alunos. Em suma, num último capítulo, o Capítulo 4 referente às “Considerações finais”, será apresentada uma reflexão sobre todo o processo do Estágio Pedagógico e o que este contribuiu para o nosso futuro enquanto docentes.
This Internship Report represents the work developed during the Teacher Training at Escola Básica de Vilarinho do Bairro of the Anadia School Grouping, in class B of the 7th grade. I report, in a reflective way, a set of experiences lived throughout the school year 2022/2023, which contributed in a fundamental way to my personal and professional development, marking the end of this academic stage.This document is structured according to 4 performance areas of the Pedagogical Training: Area 1 "Teaching-Learning Activities"; Area 2 "School Organization and Management Activities"; Area 3 "Educational Projects and Partnerships" and Area 4 "Ethical and Professional Attitude". It should be noted that in the above areas reflections were made on the main difficulties experienced, the strategies adopted, and the results obtained. With regard to deepening the thematic problem, we present a study carried out in the school community of EBVB, more specifically in the 3rd cycle, analyzing the motivation of students for Physical Education classes.Thus, this document reflects our work and the moments experienced from conception to reflection, through planning, implementation and evaluation of each action taken. The document is divided into three main chapters that represent different contexts. The first consists of the gathering of several aspects about initial expectations and life history as well as the characterization of the school environment, the community, and the class that were a pillar for the accomplishment of the Internship. The second chapter concerns the Reflective Analysis of Pedagogical Practice where an analysis of the four areas mentioned above is made. Here are mentioned important points such as the fact that in the EBVB school it is not necessary to have rotations of spaces, which makes the choice of teaching in blocks where the subject is massive throughout the 3rd years should in our opinion be replaced by longer blocks, only in one year of schooling. It is also mentioned the importance of the preparation of lesson plans and subsequent reflection on them so that it is possible to use different strategies for the preparation of the next lesson plan. The use of a whiteboard for quick and effective instruction, the posting of the teams at the beginning of the lesson, the choice of a student to warm up and put away the material, a climate that joins discipline with a positive atmosphere favoring good teacher-student interactions are manifested as the main responsible for the success of teaching-learning. Finally, the third chapter consists in the deepening of the developed theme-problem which consisted in a study about the motivation for the practice of the lessons of Physical Education in the 3rd cycle. Here we can conclude that the most self-determined motivations, the intrinsic motivation and the identified motivation suffered a significant reduction from the 7th grade to the following years.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112543
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
RelatórioEstágio_CarolinaSeabra.pdf3.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

4
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons