Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112537
Title: PERCEÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA TOMADA DE DECISÃO NA FINALIZAÇÃO - FUTSAL
Other Titles: STUDENTS PERCEPTION ABOUT THE TEACHING STRATEGY IN DECISION MAKING IN FINISHING - FUTSAL
Authors: Ferreira, Luiz António de Souza
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; tomada de decisão; futsal; estratégias de ensino; Teacher training; Physical Education; decision making; futsal; teaching strategies
Issue Date: 9-Oct-2023
Serial title, monograph or event: PERCEÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA TOMADA DE DECISÃO NA FINALIZAÇÃO - FUTSAL
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O Estágio Pedagógico (EP), representou uma continuidade da formação como professor de Educação Física (EF) e ofereceu um contexto prático para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante toda a formação inicial. O mesmo proporcionou um espaço de interação entre a teoria e as experiências vivenciadas, permitindo análises e reflexões em contexto real. O estágio ocorreu durante o ano letivo 2022/2023, na Escola Secundária Avelar Brotero (ESAB), em Coimbra, onde acompanhamos a turma do 10º1C. O Núcleo de Estágio de Educação Física (NEEF), pelo qual fiz parte, era composto por mais três estudantes-estagiários, com o constante acompanhamento e supervisão da professora orientadora da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) e da professora cooperante da ESAB.O Relatório de Estágio (RE) é um documento crítico e reflexivo, que se baseia nas experiências práticas vividas, relacionando-as com uma literatura específica da pedagogia e da didática. Posteriormente, procederemos à descrição de todas as atividades desenvolvidas no âmbito da intervenção pedagógica, englobando o planeamento, a lecionação, a avaliação e a subsequentemente a reflexão crítica. Em seguida, descreveremos e refletiremos sobre outras dinâmicas nas quais participamos durante o EP, que cooperaram para a introdução à profissionalização, abrangendo um conjunto adicional de funções associadas à profissão docente. Isso inclui a participação em atividades de natureza organizacional no estabelecimento de ensino, como reuniões do grupo disciplinar e do conselho de turma, bem como o apoio ao Coordenador do Desporto Escolar e aos Professores Responsáveis pelos Grupos-Equipa. A essas tarefas somam-se os projetos organizados e aplicados na comunidade escolar, entre os quais se evidenciaram o Corta-Mato Escolar e os Equifit Games.Além disso, abordamos as questões remanescentes que garantem a supervisão do perfil docente, incluindo a postura ético-profissional, que envolve o compromisso com as aprendizagens dos alunos e a dedicação ao projeto educativo, em cooperação com toda a comunidade escolar. Nesse sentido, como este relatório se concentra no EP, também são referidos diversos insumos relevantes para o funcionamento adequado dessa formação, com destaque para a intervenção pedagógica. Isso engloba o projeto de intervenção pedagógica, a prática supervisionada, atividades de observação e estratégias de formação contínua. Por último, destacamos a investigação de um tema-problema que visou o diagnóstico de quais tipo de exercícios permitem favorecer o ensino da tomada de decisão no momento da finalização, no futsal. Pretendemos que as conclusões retiradas do estudo possam facilitar a definição de estratégias de ensino na lecionação da respetiva matéria.
The Teacher Training (EP) represented a continuity of training as a Physical Education (EF) teacher and offered a practical context to apply the theoretical knowledge acquired throughout the initial training. It provided a space for interaction between theory and lived experiences, allowing analyses and reflections in a real context. The training took place during the academic year 2022/2023, at the Avelar Brotero Secondary School (ESAB), in Coimbra, where we accompanied the class of 10º1C. The Physical Education training group (NEEF), which I was part of, was composed of three other student-interns, with the constant monitoring and supervision of the supervising teacher from the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra (FCDEF-UC) and the cooperating teacher from ESAB.The Teacher training report is a critical and reflective document, which is based on the practical experiences lived, relating them to a specific literature of pedagogy and didactics.Subsequently, we will describe all the activities developed in the pedagogical intervention, encompassing planning, teaching, evaluation, and subsequently critical reflection. Then, we will describe and reflect on other dynamics in which we participated during the EP, which cooperated in the introduction to professionalisation, covering an additional set of functions associated with the teaching profession. This includes participation in activities of an organisational nature in the educational establishment, such as subject group and class council meetings, as well as support to the School Sport Coordinator and the Team Teachers. In addition to these tasks, projects organised and implemented in the school community were also carried out, including the School Cross-Country and the Equifit Games.In addition, we address the remaining issues that ensure the supervision of the teaching profile, including the ethical-professional attitude, which involves commitment to students' learning and dedication to the educational project, in cooperation with the entire school community. In this sense, as this report focuses on EP, several relevant inputs for the proper functioning of this training are also mentioned, with emphasis on pedagogical intervention. This includes the pedagogical intervention project, supervised practice, observation activities and continuous training strategies.Finally, we highlight the investigation of a problem theme that aimed to diagnose which type of exercises favour the teaching of decision-making at the time of finishing in futsal. We intend that the conclusions drawn from the study can facilitate the definition of teaching strategies in the teaching of the respective subject.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112537
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons