Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112531
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS, EM VILA NOVA DE POIARES, JUNTO DA TURMA DO 12ºA, NO ANO LETIVO DE 2021/2022
Other Titles: REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT THE EB 2.3/S SCHOOL DR. DANIEL DE MATOS, IN VILA NOVA DE POIARES, WITH THE 12TH A CLASS, IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR
Authors: Domingues, Ricardo Santos
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Keywords: Estágio Pedagógico; Desenvolvimento Profissional; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Reflexão; Pedagogical Internship; Professional Development; Physical Education; Pedagogical Intervention; Reflection
Issue Date: 12-Sep-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS, EM VILA NOVA DE POIARES, JUNTO DA TURMA DO 12ºA, NO ANO LETIVO DE 2021/2022
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, do segundo ano do Mestrado em ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, junto da turma A, do 12º ano de escolaridade, que corresponde ao Curso Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2021/2022.De forma sistemática, o documento retrata e reflete todo o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, apresentando uma análise crítica e reflexiva do processo de formação, desde o planeamento até à realização da avaliação das componentes práticas. Esta experiência para além de muito enriquecedora, permitiu-me contribuir não só para a formação académica, como também para a formação e desenvolvimento ético dos alunos enquanto indivíduos e membros da sociedade, compartilhando conhecimentos e experiências capazes de impactar o rumo destes cidadãos de forma significativa.Posto isto, este relatório organiza-se em três capítulos: o primeiro capítulo descreve a contextualização da prática desenvolvida, sendo composto pela história de vida e pela caraterização das condições locais e da relação educativa; o segundo capítulo retrata a análise reflexiva sobre a prática pedagógica, nomeadamente, as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional; por fim, o terceiro capítulo diz respeito ao Tema-Problema que representa a investigação desenvolvida ao longo do ano letivo, um estudo sobre “Motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física – estudo comparativo entre o género”.
This report is part of the Internship Report Program of the second year of the master’s degree in Physical Education in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The Pedagogical Training Course took place at Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, in Vila Nova de Poiares, in class A, of the 12th grade, which corresponds to the Scientific-Humanistic Course of Science and Technology, in the school year 2021/2022.In a systematic way, the document portrays and reflects all the work developed throughout the Pedagogical Training Course, presenting a critical and reflective analysis of the training process, from planning to the evaluation of the practical components. This experience, besides being very enriching, allowed me to contribute not only to the academic training, but also to the training and ethical development of students as individuals and members of society, sharing knowledge and experiences capable of impacting the course of these citizens in a significant way.Having said this, this report is organized into three chapters: the first chapter describes the contextualization of the developed practice, being composed by the life history and the characterization of the local conditions and the educational relationship; the second chapter portrays the reflective analysis on the pedagogical practice, namely, the teaching-learning activities, the school organization and management, the educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude; finally, the third chapter concerns the Theme-Problem which represents the research developed throughout the school year, a study on "Motivation of basic and secondary school students for physical education - comparative study between gender".
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112531
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

10
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons