Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112523
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DAS LARANJEIRAS, INTEGRADO NA TURMA 7ºD- ANO LETIVO 2023/2023 Os efeitos do treino HIIT e a motivação para a prática da disciplina de Educação Física em alunos do 7º ano de escolaridade.
Other Titles: REPORT OF PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT ESCOLA SECUNDÁRIA DAS LARANJEIRAS, INTEGRATED IN CLASS 7ºD- SCHOOL YEAR 2023/2023 The effects of HIIT training and motivation to practice Physical Education in 7th grade students.
Authors: Ramos, Francisco José Cabral
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Keywords: Formação; Ensino-Aprendizagem; Training; Teaching-Learning
Issue Date: 20-Jul-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DAS LARANJEIRAS, INTEGRADO NA TURMA 7ºD- ANO LETIVO 2023/2023 Os efeitos do treino HIIT e a motivação para a prática da disciplina de Educação Física em alunos do 7º ano de escolaridade.
Place of publication or event: Escola Secundária das Laranjeiras
Abstract: Durante o segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, foi desenvolvido este Estágio Pedagógico. O Relatório de Estágio é o resultado desse período de formação e é referente à turma do 7ºD da Escola Secundária das Laranjeiras, no ano letivo 2022/2023. O objetivo deste relatório é descrever e refletir sobre todas as atividades e aprendizagens realizadas durante o estágio. O Estágio Pedagógico é importante para a formação dos estagiários, pois proporciona a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido no primeiro ano de mestrado, enfrentando os desafios de ser professor e buscando estratégias para promover o sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O relatório está dividido em três partes: contextualização da prática, análise reflexiva da prática pedagógica e desenvolvimento do Tema-Problema. Na primeira parte, é descrito o contexto em que o estágio foi realizado, incluindo expectativas iniciais. Na segunda parte, é feita uma reflexão crítica das práticas e capacidades desenvolvidas, das dificuldades encontradas e das soluções adotadas para promover o sucesso das aprendizagens dos alunos. Na terceira e última parte, é realizada uma análise dos efeitos do treino HIIT e a motivação para a prática da disciplina de Educação Física em alunos do 7º ano de escolaridade. Durante o estágio, o professor estagiário tem a oportunidade de exercitar o cargo de docente, ser avaliado por um professor experiente e observar aulas de outros docentes para compreender melhor como funciona o processo de ensino e quais as habilidades necessárias para transmitir conteúdos com sucesso.
During the second year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, this Pedagogical Internship was developed. This Internship Report is the result of this training period and refers to the 7thD class of the Laranjeiras Secondary School, in the school year 2022/2023. The purpose of this report is to describe and reflect on all the activities and learning experiences during the internship. The Pedagogical Internship is important for the interns' training, as it provides the opportunity to put into practice what was learned in the first year of the master's degree, facing the challenges of being a teacher and seeking strategies to promote success in the teaching-learning process of students. The report is divided into three parts: contextualization of the practice, reflective analysis of the pedagogical practice, and development of the Problem-Theme. In the first part, the context in which the internship was carried out is described, including initial expectations. In the second part, a critical reflection is made on the practices and skills developed, the difficulties encountered and the solutions adopted to promote successful student learning. In the third and last part, an analysis of the effects of HIIT training and the motivation to practice Physical Education in 7th grade students is carried out. During the internship, the trainee teacher has the opportunity to exercise the teaching position, be evaluated by an experienced teacher and observe classes of other teachers to better understand how the teaching process works and what skills are needed to successfully transmit content.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112523
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

7
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons