Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112521
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. DANIEL DE MATOS, ACOMPANHANDO A TURMA DO 10ºA NO ANO LETIVO DE 2022/2023.
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT DR. DANIEL DE MATOS HIGH SCHOOL, FOLLOWING THE 10TH GRADE CLASS DURING THE ACADEMIC YEAR 2022/2023.
Authors: Silva, Manuel José Borges da
Orientador: Rodrigues, Aristides Miguel da Costa Machado
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Educação; Teste Sociometrico; Clima de Aula; Physical Education; Teacher Training; Education; Sociometric Test; Classroom Climate
Issue Date: 9-Oct-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. DANIEL DE MATOS, ACOMPANHANDO A TURMA DO 10ºA NO ANO LETIVO DE 2022/2023.
Place of publication or event: ESCOLA SECUNDÁRIA DR. DANIEL DE MATOS
Abstract: A conclusão desta etapa que é o Estágio Pedagógico representa o término do nosso percurso académico, demonstra o desenvolvimento do conhecimento e do carácter pessoal obtido ao longo dos anos de formação académica e representa, também, a abertura de uma nova porta. Porta essa que nos vai trazer novos desafios que nos permitirão continuar a desenvolver esses conhecimentos obtidos através de todos os anos de formação académica.No âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra (UC), e inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, o presente documento é designado por Relatório de Estágio.O desenrolar das reflexões relatadas neste documento são a consequência da nossa prática pedagógica desenvolvida no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares e, mais concretamente, na Escola Secundária Dr. Daniel de Matos, a trabalhar diretamente com a turma do 10ºA, sob a orientação do professor Marco Rodrigues e do professor orientador da FCDEF-UC, Aristides Machado Rodrigues.Este documento é composto por três capítulos, sendo que nas duas primeiras partes realizámos uma contextualização, enquadramento e análise reflexiva relacionada com as práticas pedagógicas realizadas ao longo do presente ano letivo de 2022/2023, na Escola Secundária da Vila de Poiares. Relativamente ao último capítulo, esta faz referência ao estudo desenvolvido ao longo da realização do Estágio Pedagógico cujo principal objetivo foi estudar o clima-aula e as relações interpessoais existentes no seio da turma do 10ºA. Neste estudo conseguimos verificar que se torna imprescindível criar grupos de trabalho que facilitem a integração dos alunos de forma progressiva, para que possam ser mais facilmente integrados pelos restantes colegas.
The Teacher Training represents the end of my academic journey, demonstrating the development of knowledge and personal character gained throughout the years of academic training, it also represents the bridge for another pedagogical and professional challenge. Hopefully it could allow me to keep developing the knowledge achieved through all the years of this academic training.As part of the master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education (MEEFEBS) at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education (FCDEF) at the University of Coimbra (UC), and inserted in the Pedagogical Internship Curricular Unit, this document is designated as an Internship Report.The subject matter reported in this document took place at the Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, more specifically at the Escola Secundária Dr. Daniel de Matos, working directly with the 10th grade class, under the guidance of Professor Marco Rodrigues and the FCDEF-UC mentor, Aristides Machado Rodrigues.This document is composed by three chapters; in the first two parts, we provide contextualization, framing, and reflective analysis related to the pedagogical practices carried out throughout the current academic year of 2022/2023, at the Poiares High School. For the last part of the report, it was developed a preliminary study in the Pedagogical Internship field whose main objective was to study the classroom climate and interpersonal relationships within the 10th grade class. In this study, we were able to verify that it becomes essential to create work groups that facilitate the progressive integration of students, so that they can be more easily integrated by their peers.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112521
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Relatorio Estágio - Manuel Silva.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

7
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons