Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112515
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO JUNTO DA TURMA DO 7ºA NO ANO LETIVO 2022/2023 APTIDÃO FÍSICA E SUCESSO ESCOLAR - COMPARAÇÃO ENTRE RESULTADOS ESCOLARES EM DISCIPLINAS DIFERENTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA E RESULTADOS FITESCOLA
Other Titles: REPORT ON THE TEACHER TRAINING DEVELOPED AT ESCOLA BASICA DE VILARINHO DO BAIRRO WITH THE 7TH GRADE AT 2022/2023 PHYSICAL FITNESS AND SCHOOL SUCCESS - COMPARISON BETWEEN SCHOOL RESULTS IN DIFFERENT SUBJECTS OF PHYSICAL EDUCATION AND FITESCOLA RESULTS
Authors: Malva, Luís Filipe Vaz Cardetas
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Estágio Pedagógico; Planeamento; Realização; Avaliação; Desempenho escolar; Teacher Training; Planning; Realization; Assessment; School performance
Issue Date: 20-Jul-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO JUNTO DA TURMA DO 7ºA NO ANO LETIVO 2022/2023 APTIDÃO FÍSICA E SUCESSO ESCOLAR - COMPARAÇÃO ENTRE RESULTADOS ESCOLARES EM DISCIPLINAS DIFERENTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA E RESULTADOS FITESCOLA
Place of publication or event: ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO
Abstract: O Estágio Pedagógico (EP) concretiza a formação na via de ensino. Com a realização deste, procura-se que o Professor Estagiário (PE) se forneça de ferramentas técnicas que o capacite para a atividade letiva e demais envolvimentos no sistema de ensino. Inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, foi desenvolvido na turma do 7ºA da escola Básica 2º e 3º Ciclo de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2022/2023.Este documento reflexivo pretende ser um registo de toda a atividade desenvolvida ao longo do EP. Apresenta-se dividido em quatro capítulos onde, no primeiro se procura fazer a caracterização pessoal através do relato introspetivo do PE sobre o seu trajeto até à realização deste ciclo de estudos. É igualmente feita uma caracterização do meio escolar e recursos humanos diretamente ligados ao EP – grupo disciplinar, núcleo de estágio, turma e grupo-equipa. Esta caraterização foi realizada através de pesquisa documental e questionários aos envolvidos.No segundo capítulo é realizada a análise reflexiva sobre todo o processo envolvido na prática pedagógica. Esta capítulo encontra-se dividido em 4 áreas em que, a primeira se reporta à atividade de ensino-aprendizagem. Esta primeira área divide-se em três momentos. – Planeamento (1), que descreve todo o processo de planeamento de concessão desde o plano anual de turma ao plano de aula, tendo sido um processo evolutivo e mutável ao logo do ano em função do cumprimento dos objetivos propostos. – Realização (2), que traduz as formas de condução da aula e gestão dos recursos envolvidos. – Avaliação (3), que se reporta a todo o processo evolutivo dos alunos desde o primeiro contacto, ao último, com cada uma das matérias. A área 2 refere-se ao projeto de assessoria desenvolvido no Grupo-Equipa do Desporto Escolar onde foi realizada a coadjuvação ao professor responsável pelo Grupo-Equipa através da orientação dos treinos, competições e todo o procedimento documental que a burocracia exige. Na Área 3 – Projetos e Parcerias, foram desenvolvidas várias atividades ao longo do ano onde foi assumida a responsabilidade da sua concessão, realização e avaliação. A Área 4 é uma revelação atitudinal do PE em relação ao seu compromisso profissional com a atividade letiva, demonstrada através da participação em eventos extracurriculares como o acompanhamento das turmas em visitas de estudo, frequência de formações e outros momentos de aprendizagem profissional.No terceiro capítulo é apresentado um estudo de investigação realizado com uma amostra de 53 alunos das turmas do 7º ano que procura estabelecer as relações existentes entre o desempenho escolar dos alunos e os seus resultados de condição física obtidos através dos testes FITescola, tendo-se encontrado associações positivas entre as variáveis em estudo com resultados significativos, sobretudo nas alunas.No quarto capítulo conclui-se que todos estes procedimentos, considerados fundamentais para a formação do professor, enriqueceram de forma significativa a nossa evolução enquanto profissionais da pedagogia tornando-nos mais capazes no exercício da docência.
The Teacher Training (TTg) materializes training in the teaching path. With the realization of this TTg, it is sought that the Trainee Teacher (TT) is provided with technical tools that qualify him for the teaching activity and other involvements in the education system. Inserted in the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, it was developed in the 7th A class of the 2nd and 3rd Cycle of Vilarinho do Bairro in the academic year 2022/2023.This reflective document is intended to be a record of all the activity carried out throughout the TTg. It is divided into four chapters, the first of which seeks to make a personal characterization through the TT's introspective account of his journey to the completion of this cycle of studies. A characterization is also made of the school environment and human resources directly linked to the TT – disciplinary group, internship nucleus, class and team-group. This characterization was carried out through documentary research and questionnaires to those involved.In the second chapter, a reflective analysis is carried out on the entire process involved in pedagogical practice. This chapter is divided into 4 areas in which the first refers to the teaching and learning activity. This first area is divided into three moments. – Planning (1), which describes the entire grant planning process from the annual class plan to the lesson plan, having been an evolutionary and changeable process throughout the year depending on the fulfillment of the proposed objectives. – Realization (2), which translates the ways of conducting the class and managing the resources involved. – Assessment (2), which refers to the entire evolutionary process of students from the first contact, to the last, with each of the subjects. Area 2 refers to the advisory project developed in the School Sports group-team, where the teacher responsible for the team-group was assisted through the management of training sessions, competitions, and the entire documental procedure. In Projects and Partnerships – Area 3, several activities were carried out throughout the year in which responsibility for granting, carrying out and evaluating them was assumed. Area 4 is an attitudinal revelation of the PE in relation to its professional commitment to the activity, demonstrated through participation in extracurricular events such as accompanying classes on study visits, attending training courses and other learning moments.The third chapter presents an investigation study carried out with a sample of 53 students from the 7th grade classes, which seeks to establish the existing relationships between the students' school performance and their physical condition results obtained through the FITescola tests, having found positive associations between the variables under study with significant results, especially in female students.In the fourth chapter, it is concluded that all these procedures, considered essential for teacher training, have significantly enriched our evolution as pedagogical professionals, making us more capable in teaching.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112515
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório_Estágio_Malva_V6_S.pdf7.76 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

30
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons