Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112512
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
dc.contributor.authorBraz, Diogo Gonçalo Salgado-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:01:58Z-
dc.date.available2024-01-31T23:01:58Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112512-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio Pedagógico, detém a aplicação inerente à análise reflexiva da Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Física, efetuada na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, trabalhando com a turma do 12º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo 2022-2023. A Prática Pedagógica Supervisionada é parte integrante do plano de estudo do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, lecionado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Ao longo do documento, afere-se a divisão através de três capítulos, descrevendo e refletindo temáticas e matérias acopladas ao período de Estágio Pedagógico.O primeiro capítulo refere-se à contextualização da prática realizada, sendo constituído pelas expectativas iniciais, bem como pela caracterização do contexto. O segundo capítulo está relacionado com a análise reflexiva da prática pedagógica, portador de apreciação minuciosa nas suas diversas vertentes, nomeadamente as atividades de ensino-aprendizagem (organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional). No terceiro e último capítulo, é ostentado um Tema-Problema, levado a cabo junto dos estudantes do Ensino Básico e Secundário da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, intitulado de “Estudo comparativo sobre a motivação para a Educação Física entre os alunos do Ensino Básico e Secundário que frequentam o Conservatório de Música e os alunos do Ensino Básico e Secundário que não frequentam o Conservatório de Música”. O objetivo do estudo pretende aferir e comparar o nível de motivação dos estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física, de acordo com a variável relacionada com a participação no Conservatório de Música, identificando possíveis causas do processo.O conjunto de conclusões obtidas traduzem maiores níveis de motivação inerente aos alunos que frequentam o conservatório de música, comparativamente com os alunos que não frequentam o conservatório de música, verificando-se em ambos os grupos valores mais elevados de motivação intrínseca. Os estudantes demonstram ainda compreender o papel, assim como o benefício que a prática da Educação Física possui. Tal vem comprovar as evidencias de relação entre o desporto e a música, constituindo duas temáticas que se complementam constantemente, de forma valorosa e audaz.por
dc.description.abstractThis Pedagogical Internship Report contains the application inherent to the reflective analysis of the Supervised Pedagogical Practice in Physical Education, carried out in the Basic and Secondary School Quinta das Flores, working with the class of 12th grade, during the school year 2022-2023. The Supervised Pedagogical Practice is part of the study plan of the Master's Degree in Physical Education Teacher Education in Primary and Secondary Education, taught at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The document is divided into three chapters, describing and reflecting themes and subjects related to the Pedagogical Training period.The first chapter refers to the contextualisation of the practice carried out, consisting of the initial expectations, as well as the characterisation of the context. The second chapter is related to the reflexive analysis of the pedagogical practice, with a detailed appreciation of its different aspects, namely the teaching-learning activities (school organisation and management, the educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude). In the third and last chapter, a Theme-Problem is presented, carried out with the students of Basic and Secondary Schools of Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, entitled "Comparative study about the motivation for Physical Education between the students of Basic and Secondary Schools who attend the Conservatory of Music and the students of Basic and Secondary Schools who do not attend the Conservatory of Music". The aim of the study is to assess and compare the level of motivation of students of Basic and Secondary Education for Physical Education, according to the variable related to participation in the Conservatory of Music, identifying possible causes of the process.The set of conclusions obtained translate higher levels of motivation inherent to the students who attend the music conservatory, compared to the students who do not attend the music conservatory, verifying in both groups higher values of intrinsic motivation. The students also show an understanding of the role and benefits of the practice of Physical Education. This proves the evidence of the relationship between sport and music, two themes that constantly complement each other in a valuable and daring way.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectAnálise Reflexivapor
dc.subjectMotivação para a Educação Físicapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Trainingeng
dc.subjectReflective Analysiseng
dc.subjectMotivation for Physical Educationeng
dc.subjectMusiceng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA DO 12ºB NO ANO LETIVO DE 2022/2023 ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A MOTIVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO QUE FREQUENTAM O CONSERVATÓRIO DE MÚSICA E OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO QUE NÃO FREQUENTAM O CONSERVATÓRIO DE MÚSICApor
dc.title.alternativeREPORT OF PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED IN BASIC AND SECONDARY SCHOOL QUINTA DAS FLORES WITH THE CLASS OF 12ºB IN THE SCHOOL YEAR 2022/2023 COMPARATIVE STUDY ON MOTIVATION FOR PHYSICAL EDUCATION BETWEEN PRIMARY AND SECONDARY SCHOOL STUDENTS ATTENDING THE MUSIC CONSERVATORY AND PRIMARY AND SECONDARY SCHOOL STUDENTS NOT ATTENDING THE MUSIC CONSERVATORYeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA DO 12ºB NO ANO LETIVO DE 2022/2023 ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A MOTIVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO QUE FREQUENTAM O CONSERVATÓRIO DE MÚSICA E OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO QUE NÃO FREQUENTAM O CONSERVATÓRIO DE MÚSICApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495020-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBraz, Diogo Gonçalo Salgado::0009-0009-2900-4703-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar::0000-0002-4954-6237-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

20
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons