Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112511
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
dc.contributor.authorRodrigues, Silvia Susana-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:01:57Z-
dc.date.available2024-01-31T23:01:57Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112511-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractServe o presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, descrever e analisar reflexivamente o processo de iniciação à Prática Profissional.A reflexão desenvolvida é o culminar da formação desenvolvida no Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma 8ºC no ano letivo 2022/2023. Esta ação permite à Estagiária incorporar toda a sua aprendizagem numa intervenção pedagógica real ao longo de um ano letivo, exercendo o papel desafiador e preponderante de um Professor.O Relatório de Estágio está organizado em três capítulos: Contextualização da prática pedagógica, Análise reflexiva da prática pedagógica e Desenvolvimento do Tema-ProblemaNo primeiro capítulo, é apresentada a história de vida da estagiária e feita uma caracterização do contexto escolar em que a mesma atuou. O segundo capítulo consiste numa reflexão crítica de cada área de intervenção, onde se designam as capacidades atingidas, desafios enfrentados e estratégias utilizadas para os superar, visando a promoção de autoformação de excelência na área. Por fim, a última parte é referente ao aprofundamento do Tema-Problema, pretendendo-se com este a aquisição de capacidades básicas para investigação através da sua aplicação no contexto escolar. Nesta investigação, cujo título é "Motivação dos alunos para as aulas de Educação Física entre alunos praticantes e não praticantes de atividade física regular".por
dc.description.abstractThe present Teacher Training report, developed within the scope of the Master’s degree in Physical Education Teachers Training of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, aims to describe and reflexively analyse the process of initiation to the professional practice.This reflexion is the pinnacle of the training developed within the Teacher Training at the middle and secondary school “Quinta das Flores” with class 8ºC in the academic year 2022/2023. This action allows the intern to incorporate all her apprenticeship in a real pedagogical intervention throughout the academic year, as she exerts the challenging and ruling role of a teacher.The teacher training report is organised into three chapters: contextualization of the pedagogical practice, reflexive analysis of the pedagogical practice and development of the theme-problem.In the first chapter, the intern’s life story is presented and a characterisation of the scholar context within which she acted is made. The second chapter consists of a critical reflexion of each area of intervention, where the skills acquired, the challenges faced and the strategies used to overcome these are outlined, striving to promote self-training of excellence in the field. Finally, the last part refers to the deepening of the theme-problem, where the intention is the acquisition of basic research skills through their application in the scholar context. In this investigation, wich name is "Motivation of students for Physical Education classes among students who practice and do not practice regular physical activity".eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectAnálise Reflexivapor
dc.subjectMotivação dos Alunospor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectReflexive analysiseng
dc.subjectPupil motivationeng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES NO ANO LETIVO 2022/2023. MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE ALUNOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR.por
dc.title.alternativeREPORT ON THE TEACHER TRAINING DEVELOPED AT THE MIDLLE AND SECUNDARY SCHOOL "QUINTA DAS FLORES" IN THE ACADEMIC YEAR 2022/2023. STUDENTS' MOTIVATION FOR PHYSICAL EDUCATION CLASSES BETWEEN STUDENTS PRACTICING AND NON-PRACTICING REGULAR PHYSICAL ACTIVITY.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES NO ANO LETIVO 2022/2023. MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE ALUNOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495721-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, Silvia Susana::0009-0004-0239-9390-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriMartinho, Diogo Vicente-
uc.degree.elementojuriRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
uc.degree.elementojuriMartins, Raul Agostinho Simões-
uc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar::0000-0002-4954-6237-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

29
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons